CENTRO DE PESQUISAS

Estudos, Pesquisas, Publicações e Muito Mais!

Arrow
Arrow
Slider

Quem Somos

O CEPES

O Centro de Pesquisa é o espaço institucional integrador do conhecimento gerado no IDP, a quem compete fomentar atividades de pesquisa e estimular a iniciação científica desde o início da formação universitária. Por meio, principalmente, de Grupos de Pesquisa e Grupos de Estudo, o CEPES realiza a integração entre graduação, especialização e mestrado para desenvolver reflexões, análises empíricas e conhecimento acadêmico a partir de eixos temáticos variados.

Os Grupos desenvolvem não apenas abordagens tradicionais e contemporâneas do mundo do Direito, diagnósticos acerca das dificuldades da Justiça e sugestões das possíveis soluções, mas tratam também, a partir de uma perspectiva jurídica, de conceitos como cidadania, democracia e liberdade, de questões políticas e socioeconômicas da atualidade, bem como de novos assuntos como bioética e os desafios da sociedade da informação. Há ainda Grupos que estabelecem diálogos com a Filosofia, Literatura, Ciência Política e demais campos do saber.

Para fomentar o debate acadêmico, pesquisas e estudos são revertidos em publicações que divulgam o que está sendo pensado e produzido pelo CEPES. Além disso, o Centro de Pesquisa do IDP organiza palestras, seminários, semanas de iniciação científica, atividades de extensão e também uma série de ações de responsabilidade social.

Grupos de Estudo e de Pesquisa

O IDP tem o propósito de fazer do conhecimento um instrumento de transformação da  sociedade, das instituições e do Estado de Direito. Além de amplamente difundido no Instituto, esse pensamento, que se tornou um mantra institucional, é posto em prática no dia a dia, na medida em que todos os estudos e pesquisas do IDP são voltados para a aplicação do conhecimento.

 

O Instituto desenvolveu Núcleos de Estudo que produzem reflexões e trabalhos pautados pelo foco prático do saber. Do mesmo modo, criou, por meio do CEPES, Grupos de Estudo e Grupos de Pesquisa igualmente orientados para um eixo acadêmico aplicado.

 

Isso significa que as temáticas abordadas tanto pelos Núcleos quanto pelos Grupos são  escolhidas pela utilidade efetiva que possuem em prol do aperfeiçoamento da sociedade, das instituições, do funcionamento do Estado e do desenvolvimento do país, e não somente pelo simples deleite dos pesquisadores.

 

CLIQUE E CONHEÇA NOSSOS GRUPOS DE PESQUISA »

tentativa-20

Conheça nossos professores e iniciativas

janete

Prof. Janete Ricken

(Coordenadora)

marilda

Prof. Marilda Silveira

joao

Prof. João Trindade

ricardo

Prof. Ricardo Morishita

sergio

Prof. Sergio Alves

rafael

Prof. Rafael Carneiro

laura

Prof. Laura Schertel

O Laboratório de Pesquisa

O QUE É O LABORATÓRIO?

 

O Laboratório de Pesquisa consiste em um grupo de estudos/pesquisa voltado para os alunos da graduação em Direito da Escola de Direito de Brasília-IDP. O objetivo do grupo é, especialmente, incentivar os alunos da EDB à pesquisa científica no âmbito do Direito e proporcionar um contato mais aprofundado do corpo discente com os assuntos e temas que são de seu interesse.

 

O Laboratório de Pesquisa não tem uma área de pesquisas definida e única. A ideia é promover ao corpo discente um contato mais direto e aprofundado com a área de seu interesse para pesquisa. Dessa maneira, consiste num grupo de estudos multidisciplinar e interdisciplinar que ao mesmo tempo em que incentiva e propicia ao aluno uma abordagem metodologicamente orientada para a área de seu interesse, permite uma troca de experiência e interesses entre os alunos a partir da manifestação e pesquisa de cada um.

O JORNAL DIREITO & PESQUISA 

 

A produção acadêmico-científica é a principal tarefa do grupo de estudo. Dessa maneira, os estudos praticados no âmbito do grupo servirão de base para a produção de artigos científicos sobre os temas de interesse dos alunos. Participam do grupo de estudo os alunos da graduação e da pós-graduação da EDB. A participação dos alunos no grupo de pesquisa poderá ser aproveitada como horas complementares.

 

Para divulgar os trabalhos desenvolvidos no Laboratório, criou-se o jornal DIREITO&PESQUISA, que possui tiragem semestral. As últimas edições do Jornal podem ser acessadas clicando nas imagens abaixo.  

Quer saber mais sobre o CEPES?

ENTRE JÁ EM CONTATO COM A GENTE!