G R A D U A Ç Ã O  EM  D I R E I T O

Hoje você busca referências. Amanhã pode ser uma delas. 

G R A D U A Ç Ã O  EM  

D I R E I T O

.

Hoje você busca referências. Amanhã pode ser uma delas. 

Um Projeto Diferenciado 

A Escola de Direito de Brasília - EDB, mantida pelo IDP, foi criada em 2011 com a missão de prover um ensino superior de qualidade, com o intuito de suprir a disparidade existente entre o tradicionalismo jurídico e o dinamismo social. 

 

A EDB/IDP possui um perfil voltado a uma preparação extremamente abrangente e completa dos alunos da instituição. Somos uma Escola de Direito que lança um olhar especial para a pesquisa acadêmica e para um ensino altamente qualificado, não descuidando da necessária formação profissional, com um viés prático, de seus estudantes. A formação humanista e reforço da consciência social dos nossos alunos também constituem parte de nossas metas.

 

Os resultados desses esforços e do compromisso com a qualidade vieram rápido e mostram-se indiscutíveis: a EDB/IDP obteve a nota máxima em recente avaliação do MEC e constitui a Escola de Direito com o maior índice de aprovação na prova da OAB no Distrito Federal, à frente, inclusive, da Universidade de Brasília - UnB. 

aprovacao-oab

Um olhar sobre nosso corpo docente 

gm

Prof. Gilmar Mendes

Ministro do STF e Presidente do  TSE

paulo2-150x150-circle

Prof. Paulo Gonet

Subprocurador-Geral da República

min-napoleao-2-circle

Prof. Napoleão Nunes

Ministro do STJ

buzzi2

Prof. Marco Buzzi

Ministro do STJ

marcelo2

Prof. Marcelo Proença

Coordenador da Graduação

janete-circle

Prof. Janete Ricken

Professora 

ricardo-150x150-circle

Prof. Ricardo Morishita

Consultor e Ex-Diretor do Departamento de Defesa do Consumidor

marilda-150x150-circle

Prof. Marilda Silveira

Advogada

weder2-circle

Prof. Weder de Oliveira

Ministro-Substituto do TCU

bruno-150x150-circle

Prof. Bruno Dantas

Ministro do TCU

joao-150x150-circle

Prof. João Trindade

Consultor Legislativo - Senado Federal

julia-150x150-circle

Prof. Julia Ximenes

Professora

unnamed

Prof. Atala Correia

Juiz - TJDFT

dulce

Prof. Dulce Furquim

Professora

fabio-150x150-circle

Prof. Fabio Quintas 

Advogado

Quer conhecer o restante do nosso corpo docente?

Faça já o download do nosso programa!

Mas o que torna o projeto do IDP tão diferenciado? 

shutterstock_312406328-2

Autonomia do Discente

A grade curricular da EDB garante maior autonomia ao estudante, de modo a possibilitar uma experiência acadêmica que o permita desenvolver suas habilidades e competências de acordo com seus anseios, gostos e aptidões. Em razão disso o currículo conta com cerca de 20%  de disciplinas optativas, que serão ofertadas a partir do 6º semestre de forma arquitetada, direcionada e contínua.

 

Novos Conteúdos e Formas de Ensino 

O modelo tradicional de ensino, representado por currículos fechados  pelo aprendizado em aulas expositivas, não é mais capaz de preparar o estudante de direito para os desafios que enfrentará. É com base nisso que a  EDB vem promovendo uma mudança na metodologia de ensino, buscando incorporar ao currículo abordagens que privilegiem a capacidade crítica e criativa do aluno, bem como temáticas interdisciplinares e atuais.

Dentre as principais atividades:

shutterstock_244312531

Mootcourt

Simulação de atividades jurídicas em que os alunos  são expostos a vários desafios, de modo a ampliar o aprendizado do estudante em contúdos específicos, bem como desenvolver sua capacidade de argumentar e buscar soluções criativas e eficientes para os problemas propostos

 

Seminário Jurídico

Espaço para o desenvolvimento de temas em discussão recente perante as diversas instâncias públicas do país, como forma de estimular o pensamento crítico dos estudantes e sensibilizá-los à importância de tais assuntos.  Realização de debates sobre a terceirização trabalhista, a reforma da previdência, o aborto, a descriminalização das drogas, entre outros.

Optativas em outros idiomas 

Disciplinas optativas oferecidas inteiramente em outras línguas, tais como inglês e espanhol, e definidas em conjunto com o corpo discente.

shutterstock_271967990

Reforço à Prática Jurídica 

O NPJ articula a consolidação entre a teoria e a prática pela realização de atividades relacionadas à elaboração de peças processuais e acompanhamento de audiências sob a supervisão dos professores da EDB/IDP. No NPJ há um posto avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, instalado na OAB-DF em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, que acompanha o desenvolvimento das atividades de conciliação e mediação integrantes do currículo das disciplinas de prática jurídica.

 

Integração com o Mestrado 

Como forma de estimular  o convívio acadêmico entre estudantes da Graduação e do Mestrado em Direito e de despertar nos participantes da Graduação a importância da continuidade do estudo, da pesquisa e da capacitação profissional, permite-se que os alunos do 10º semestre cursem disciplinas do Mestrado na forma de disciplinas optativas.

Caso o estudante tenha, posteriormente, o interesse em ingressar no Mestrado, essas disciplinas poderão ser aproveitadas, reduzindo o tempo necessário para conclusão do curso.

 

shutterstock_448935172
Para saber mais sobre o Programa de Mestrado em Direito da EDB/IDP:

Download do Program de Mestrado >>        Acesse o Portal do Mestrado >>    

shutterstock_524512423

Estímulo à Pesquisa 

A EDB/IDP possui um Centro de Pesquisa - CEPES, que se caracteriza por ser um espaço institucional integrador do conhecimento gerado no IDP, a quem compete fomentar atividades de pesquisa e estimular a iniciação científica desde o início da formação universitária. Por meio, principalmente, de Grupos de Pesquisa e Grupos de Estudo, o CEPES realiza a integração entre graduação, especialização e mestrado para desenvolver reflexões, análises empíricas e conhecimento acadêmico a partir de eixos temáticos variados.

Para saber mais sobre as diversas atividades de pesquisa atualmente desenvolvidas na EDB/IDP, acesse o Portal do CEPES:

       PORTAL DO  CEPES >>       

Preparação para o Exame da OAB  

Ciente da necessidade de adequada inserção dos seus alunos no mercado de trabalho, a EDB/IDP possui um estruturado e e ciente sistema de preparação dos estudantes para o Exame da OAB. Nesse contexto, durante toda a graduação, há um enfoque nessa preparação, sem qualquer descuido com a formação para a pesquisa e um aprofundamento das questões teóricas imprescindíveis à formação de um jurista de qualidade.

Não é surpresa, assim, que a EDB/IDP possua a mais alta taxa de aprovação no Exame da OAB entre as instituições do Distrito Federal, superando, inclusive, a Universidade de Brasília - UnB.

oab
logomakr_787z2h

Qualificação dos Professores

Corpo docente da instituição é formado por autoridades públicas, advogados destacados e professores com sólida e diversificada formação acadêmica.

logomakr_2jyeqa

Infraestrutura

Infraestrutura moderna, completa e totalmente à disposição de seus alunos: localização privilegiada, salas de aula climatizadas e  tecnológicas, biblioteca moderna,  rede wireless em todo o Instituto e muito mais!

logomakr_1izvzo

Métodos Alternativos de Solução de Conflitos

A Escola oferece aos seus alunos uma disciplina regular e específica sobre o tema, além de possuir uma Prática Jurídica exclusivamente voltada a esse assunto, com aulas teóricas nos moldes do Curso de Formação de Mediadores do Conselho Nacional de Justiça.

 
logomakr_5kwxg5

Oportunidades de Estágios

 A EDB/IDP possui, atualmente, dezenas de convênios para estágio , com órgãos como o STF, STJ, TRF, TJDFT,  Procuradorias Geral e Regional da República, Ministérios Públicos Federal e do Distrito Federal, Câmara dos Deputados, Senado Federal, escritórios de advocacia, entre outros parceiros.

Internacionalização 

O IDP oferece a seus alunos e ex-alunos a oportunidade de realizar programas de intercâmbio educacionais em renomadas instituições de ensino no exterior. Os convênios internacionais firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em cursos de pós-graduação e extensão das instituições de ensino conveniadas.

 

Convênios com faculdades de Direito:

Mais Informações

Calendário

 

Para mais informações sobre o calendário 2016, clique abaixo

Formas de Ingresso

 

Quer saber como funciona Vestibular, Transferência e 2ª Gradução?

Investimento

 

Clique abaixo e confira os planos de investimento da Graduação!

Infraestrutura e Biblioteca

Quer conhecer melhor nossa infraestrutura e nossa biblioteca? Clique abaixo e confira!

Grade Horária

 

Quer conferir a grade horária do 2º Semestre de 2016?

Calendário

Para mais informações sobre o calendário 2016, clique abaixo

Formas de Ingresso

Quer saber como funciona Vestibular, Transferência e 2ª Gradução?

Investimento

Clique abaixo e confira os planos de investimento da Graduação!

Infraestrutura e Biblioteca

Quer conhecer melhor nossa infraestrutura e nossa biblioteca? Clique abaixo e confira!

Grade Horária

Quer conferir a grade horária do 2º Semestre de 2016?

Quer saber mais sobre a Graduação em Direito do IDP?

Baixe o nosso programa e inscreva-se já na melhor Graduação em Direito de Brasília

 

nota-5