22 out 2019

IDP Consciente | Direito e Gênero – Visita Guiada STF

ABOUT EVENT

Dando continuidade às atividades do projeto IDP Consciente, abordaremos no mês de outubro a temática de Direito e Gênero. A iniciativa visa, com várias atividades, dar visibilidade às mulheres nas carreiras jurídicas, debater as dinâmicas de Direito e Gênero (disciplina recente criada no IDP), com destaque para os espaços e conteúdos visam romper com a linguagem e comportamento sexistas e, também, promover um espaço de conscientização sobre o câncer de mama, considerando a relevância da campanha ‘’Outubro Rosa’’.

Na esteira do que tem sido construído no IDP Consciente, as temáticas se relacionam com a necessidade observar atualizações curriculares para o curso de direito junto das que tem encontrado espaço na sociedade, apreciando abordagens que envolvam direitos e garantias fundamentais.

Nesse sentido, a temática de gênero encontra assento junto à temas relevantes por expressar debates contemporâneos como a desigualdade salarial e tantos outros, como os presentes na agenda de empoderamento e igualdade de gênero definida pela ONU Mulheres em apoio à agenda 2030 das Nações Unidas, bem como as questões que produzem assimetrias no sistema de justiça como um todo e tem reflexos nos/as profissionais que o conduzem.

Nesse sentido, trazer o debate para o projeto tem como finalidade desvelar que o espaço reservado às mulheres no direito não se dá somente por meio do criação de determinada norma à exemplo da Lei Maria da Penha. Para além, se relaciona também com a necessidade de observar marcadores que determinam o ingresso e percurso de mulheres em carreiras jurídicas, tema que dará nome a um dos painéis e que também se relaciona com a produção de materiais educativos sobre comportamento e linguagem sexistas, que expressam discriminação ou violências sutis contra as mulheres.

Confira a programação completa da Visita Guiada ao STF:

Visita Guiada

Local: STF (Sessão de Julgamento + Palácio)
Saída: Às 12:30 do IDP
Retorno: às 17:30
Inscrições até 21/10, às 14h.
No dia 21/10, à noite, entraremos em contato via celular para confirmar presença.

Limitação de 30 alunos

Inscrições abertas: