19 set 2019

IDP Consciente | Visita Guiada ao Congresso Nacional

ABOUT EVENT

A comunidade universitária é diversa no espaço jurídico não é diferente. O curso de direito no Brasil atrai diversas faixas etárias e perspectivas profissionais. Dessa forma, o ensino superior e o alcance de um diploma mobilizam questões objetivas e subjetivas durante um período longo e intenso, que demanda dos/as estudantes lidarem também com responsabilidades e sociabilidades novas.

Entre a sala de aula, grupos de estudos, provas, simulados, estágios, TCC e obrigações acadêmicas diversas, é preciso criar um ambiente institucional sensível para identificar fatores subjetivos que impactam o processo de ensino e aprendizagem de estudantes de nível superior, que proporcione o apoio necessário e, ao mesmo tempo, ações que promovam debates e enfrentamento institucional a fatores de adoecimento psíquico.

A exaustão, por exemplo, pode ser causada pela busca em se construir como um profissional com um diferencial dentro de um mercado de trabalho tão saturado de profissionais do direito pode desencadear cansaço, frustação, tristeza e atingir quadros clínicos como a ansiedade e a depressão. Pensando nisso, observamos a necessidade de criação de um suporte atuação institucional a questões de vulnerabilidade psicológica que podem ter impacto ou serem decorrentes de dinâmicas da vida acadêmica.

Pensando nisso, o IDP tem dado suporte psicopedagógico aos alunos/as por meio de atendimento individualizado, promovido espaços de bem-estar físico, como por exemplo nas aulas de jodô, pilates e ioga e, nesse sentido, vamos promover um espaço mais amplo com debates e ações no mês de setembro sobre saúde mental no ambiente universitário.

O mês de setembro é conhecido como setembro amarelo por meio da campanha de enfrentamento ao suicídio, protagonizada por organizações como o Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), bem como outras instituições que visam dar visibilidade ao tempo. Segundo a Organização Mundial da Saúde causa uma morte a cada quarenta segundos no mundo e, no Brasil, entre os jovens, o suicídio já é a segunda maior causa de morte de jovens entre 15 e 19 anos, segundo o Mapa da Violência.

Para ampliar o debate sobre saúde mental, foram pensadas ações e eventos durante o mês de setembro no IDP. Participem e incentivem a participação de toda a comunidade acadêmica!

Sobre o evento:

Local: Do IDP para o Congresso Nacional