Direito

CONHEÇA O CURSO

  • AVALIAÇÃO DO CURSO: 
  • TURNOS: matutino e noturno
  • DURAÇÃO: 5 anos

A Escola de Direito de Brasília – EDB, mantida pelo IDP, foi criada em 2011 com a missão de prover um ensino superior de qualidade, com o intuito de suprir a disparidade existente entre o tradicionalismo jurídico e o dinamismo social.
A EDB/IDP possui um perfil voltado a uma preparação extremamente abrangente e completa dos alunos da instituição. Somos uma Escola de Direito que lança um olhar especial para a pesquisa acadêmica e para um ensino altamente qualificado, não descuidando da necessária formação profissional, com um viés prático, de seus estudantes. A formação humanista e reforço da consciência social dos nossos alunos também constituem parte de nossas metas.
Os resultados desses esforços e do compromisso com a qualidade vieram rápido e mostram-se indiscutíveis: a EDB/IDP obteve a nota máxima em recente avaliação do MEC e constitui a Escola de Direito com o maior índice de aprovação na prova da OAB no Distrito Federal, à frente, inclusive, da Universidade de Brasília – UnB.

Marcelo Proença

Coordenador: Marcelo Proença

Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília – UnB, Mestre em Direito Comparado pela Universidade de Miami e Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília – UnB. Professor na Pós Graduação e Coordenador da Graduação em Direito da Escola de Direito de Brasília – EDB/IDP. Procurador do Distrito Federal e Advogado.

Atalá Correia
Doutorando em Direito - Magistrado do TJDFT

Atalá Correia

Bruno Dantas
Ministro do TCU

Bruno Dantas

Fábio Quintas
Doutor em Direito - Advogado

Fábio Quintas

Gilmar Mendes
Doutor em Direito - Ministro do STF

Gilmar Mendes

Janete Ricken
Diretora de Secretaria TJDFT

Janete Ricken

João Trindade Cavalcante
Mestre em Direito - Consultor do Senado Federal

João Trindade Cavalcante

Marcelo Proença
Advogado

Marcelo Proença

Marco Buzzi
Ministro do STJ

Marco Buzzi

Marilda Silveira
Doutora em Direito - Advogada

Marilda Silveira

Napoleão Nunes
Ministro do STJ

Napoleão Nunes

Paulo Gonet
Doutor em Direito - Subprocurador Geral da República

Paulo Gonet

Ricardo Morishita Wada
Consultor e Ex-Diretor do Departamento de Defesa do Consumidor

Ricardo Morishita Wada

Ulisses Schwarz Viana
Doutor em Direito - Procurador do Estado do MS

Ulisses Schwarz Viana

Weder de Oliveira
Ministro do TCU

Weder de Oliveira

NDE

NDE consiste no Núcleo Docente Estruturante. Conforme Resolução CONAES nº 01 de 17 de junho de 2010, trata-se de órgão colegiado de curso de graduação, formado por docentes que acompanham a concepção, consolidação e a contínua atualização do projeto pedagógico do curso. Além disso, contribui para consolidação do perfil profissional do egresso, pela integralização curricular interdisciplinar, pela observância do cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação, do desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão. No IDP, há o NDE do curso de Direito e do curso de Administração Pública em funcionamento, com reuniões periódicas, em seguimento à legislação aplicável.

Colegiado

O Colegiado de Curso consiste em órgão consultivo e deliberativo, de natureza acadêmica, referente ao curso de graduação. No IDP tanto o Colegiado do Curso de Direito quanto o Colegiado do Curso de Adminsitração Pública reúnem-se ordinariamente duas vezes por semestre conforme regulamento interno dos cursos.

PPC

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é um documento que contém todas as informações do curso de graduação da uma instituição de ensino superior. Nele, estão presentes a concepção do curso, princípios norteadores, objetivos do curso, perfil do egresso, metodologias de ensino, sistemas de avaliação, e estrutura curricular.

Regulamento da Graduação

É o documento da Instituição de Ensino Superior que dispõe sobre o funcionamento e as atividades relacionadas ao curso de graduação.

O programa de talentos foi criado com o objetivo de ampliar o acesso aos cursos de graduação oferecidos IDP. Dentro deste programa, são encontradas duas categorias que buscam possibilitar que alunos talentosos e motivados possam integrar nosso corpo discente, são elas: bolsa acadêmica e bolsa social. É necessário ser aprovado no processo seletivo da instituição para ser contemplado com uma bolsa.

FORMAS DE INGRESSO

VESTIBULAR AGENDADO

2ª GRADUAÇÃO

TRANSFERÊNCIA EXTERNA

NOSSOS DIFERENCIAS

A grade curricular da EDB garante maior autonomia ao estudante, de modo a possibilitar uma experiência acadêmica que o permita desenvolver suas habilidades e competências de acordo com seus anseios, gostos e aptidões. Em razão disso o currículo conta com cerca de 20% de disciplinas optativas, que serão ofertadas a partir do 6º semestre de forma arquitetada, direcionada e contínua.

A EDB/IDP possui um Centro de Pesquisa – CEPES, que se caracteriza por ser um espaço institucional integrador do conhecimento gerado no IDP, a quem compete fomentar atividades de pesquisa e estimular a iniciação científica desde o início da formação universitária. Por meio, principalmente, de Grupos de Pesquisa e Grupos de Estudo, o CEPES realiza a integração entre graduação, especialização e mestrado para desenvolver reflexões, análises empíricas e conhecimento acadêmico a partir de eixos temáticos variados.

Para saber mais sobre as diversas atividades de pesquisa atualmente desenvolvidas na EDB/IDP, acesse o Portal do CEPES.

Como forma de estimular o convívio acadêmico entre estudantes da Graduação e do Mestrado em Direito e de despertar nos participantes da Graduação a importância da continuidade do estudo, da pesquisa e da capacitação profissional, permite-se que os alunos do 10º semestre cursem disciplinas do Mestrado na forma de disciplinas optativas.

Caso o estudante tenha, posteriormente, o interesse em ingressar no Mestrado, essas disciplinas poderão ser aproveitadas, reduzindo o tempo necessário para conclusão do curso.

O NPJ articula a consolidação entre a teoria e a prática pela realização de atividades relacionadas à elaboração de peças processuais e acompanhamento de audiências sob a supervisão dos professores da EDB/IDP. No NPJ há um posto avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, instalado na OAB-DF em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, que acompanha o desenvolvimento das atividades de conciliação e mediação integrantes do currículo das disciplinas de prática jurídica.

Novos Conteúdos e Formas de Ensino

O modelo tradicional de ensino, representado por currículos fechados pelo aprendizado em aulas expositivas, não é mais capaz de preparar o estudante de direito para os desafios que enfrentará. É com base nisso que a EDB vem promovendo uma mudança na metodologia de ensino, buscando incorporar ao currículo abordagens que privilegiem a capacidade crítica e criativa do aluno, bem como temáticas interdisciplinares e atuais.

Dentre as principais atividades:

Mootcourt

Simulação de atividades jurídicas em que os alunos são expostos a vários desafios, de modo a ampliar o aprendizado do estudante em contúdos específicos, bem como desenvolver sua capacidade de argumentar e buscar soluções criativas e eficientes para os problemas propostos

Seminário Jurídico

Espaço para o desenvolvimento de temas em discussão recente perante as diversas instâncias públicas do país, como forma de estimular o pensamento crítico dos estudantes e sensibilizá-los à importância de tais assuntos. Realização de debates sobre a terceirização trabalhista, a reforma da previdência, o aborto, a descriminalização das drogas, entre outros.

Optativas em outros idiomas

Disciplinas optativas oferecidas inteiramente em outras línguas, tais como inglês e espanhol, e definidas em conjunto com o corpo discente.

ORGULHOS IDP

Alunas de Direito falam sobre o curso do IDP

AINDA COM DÚVIDAS?

Share This Course