31 jul, 2019

IDP e a Central de Compras do Ministério da Economia lança o projeto “Central na Academia”

O IDP, em parceria com a Central de Compras do Ministério da Economia, lança o projeto “Central na Academia”. A ideia do projeto é aproximar o órgão federal do mundo acadêmico e prevê a cooperação técnica que permitirá demonstrar como são feitas as compras públicas centralizadas no Poder Executivo Federal.

O projeto terá realização de palestras gratuitas no IDP, visitações técnicas dos alunos da Instituição ao órgão, realização de pesquisas em parceria entre as duas instituições e a participação de professores e alunos nos concursos de monografias e teses sobre os temas relacionados à atuação da Central de Compras. Além disso, o projeto prevê a criação de um Grupo de Pesquisa no IDP com foco nas Compras Públicas Centralizadas, o primeiro sobre esse tema no Brasil.

Para a Dra. Virginia, Diretora da Central de Compras, o projeto traz ganhos para as instituições e para a sociedade. “A aproximação entre Administração Pública e a Academia é um movimento necessário e de ganhos mútuos. À administração, será uma oportunidade de ter contato com conceitos e teorias atuais, oxigenar seus processos, ideias e ser exposta a novas soluções, debates e construções colaborativas. À academia, será possível conhecer uma administração que desafia os estereótipos e paradigmas vigentes e que busca inovar e trazer eficiência em contratações públicas, além de perceber a aproximação entre teoria e prática. E, para ambas, surge um caminho de avanços, estudos e colaboração para a melhoria da gestão pública”, explica a Diretora.

Para os discentes do IDP, o projeto é uma oportunidade de aprender na prática o funcionamento de institutos que muitas vezes são distantes da sua realidade, além de abrir diálogos que fomentem o aprimoramento da formação Jurídica e da Administração Pública em assuntos relacionados às compras públicas, ajudando assim na preparação de alunos para ingresso em carreiras públicas, o aperfeiçoamento de profissionais e a formação de pesquisadores, consultores, líderes e agentes políticos de excelência para atuação no setor público e áreas afins.

AINDA COM DÚVIDAS?