27 mar, 2019

IDP lança Summer School organizado pela University of Oklahoma – EUA

Iniciativa priorizará Mestrandos e Doutorandos

O IDP celebrou parceria com a Universidade de Oklahoma (OU), nos Estados Unidos, para a oferta de programas intensivos voltados a alunos do IDP, com preferência para o mestrado e doutorado. A iniciativa se insere no contexto da criação de um programa de estudos sobre o Brasil, na OU, e da intenção da Universidade estreitar os laços com a comunidade acadêmica e profissional do Brasil, bem como do contínuo processo de internacionalização das atividades da pós-graduação do IDP.

Os participantes terão a chance de vivenciar o cotidiano de uma universidade americana e de conhecer mais de perto uma parte importante do país e fora do circuito turístico tradicional.

Para a edição de 2019, serão oferecidos dois cursos (“Políticas públicas e questões globais” e “Democracia hoje”), totalizando 80 horas de atividades entre aulas presenciais e leituras dirigidas. As aulas serão presenciais e ocorrerão em dois turnos de 3h (manhã e tarde), de 28/07 a 11/08/2019.

As aulas serão ministradas em inglês. Embora a seleção não requeira demonstração de proficiência (TOEFL), é fundamental que os alunos selecionados tenham ao menos comando intermediário desse idioma para pleno aproveitamento da experiência.

Os instrumentos de avaliação serão definidos conjuntamente entre OU e IDP, a fim de que sejam compatíveis com os requisitos dos programas deste último. Como o inglês não é a primeira língua dos participantes, a tendência é de que sejam pedidos pequenos textos, tais como resenhas críticas ou artigos de opinião, a partir dos quais seja possível, aos professores, avaliarem a compreensão, pelos alunos, dos temas tratados em aula. A data de entrega dos trabalhos finais será 11/09/2019.

Caso o participante opte por realizar apenas um dos cursos, o valor total das taxas permanecerá o mesmo.

A hospedagem ocorrerá em instalações da própria Universidade (Sooner Suites). Cada habitação tem dois quartos com uma cama queen cada, um banheiro, sala de estar, jantar e cozinha. Também estão disponíveis telefone, acesso à internet, televisão, alarme digital, geladeira, microondas, cafeteira e serviços de camareira, além de vagas de estacionamento.

Em função de restrições quanto ao número de vagas disponíveis nas Sooner Suites, participantes que queiram viajar em companhia de membros da família necessitarão buscar hospedagem na rede de hotéis de Norman. Pede-se que esta situação seja comunicada aos coordenadores do programa já na submissão da candidatura, a fim de que sejam feitos os devidos ajustes no contrato com o setor de hospedagens na Universidade.

A coordenação do curso em Norman facilitará o acesso dos participantes a programas culturais, como visitas a museus e passeios nos arredores do campus, além de excursões a Oklahoma City, onde os alunos poderão fazer compras e visitar outros museus, zoológico, etc. Tais programas não estão incluídos nas taxas.

Serviço:

Cursos na University of Oklahoma

Período de inscrição: 26/03/2019 à 17/05/2019, por meio do e-mail mestrado@idp.edu.br

*É preciso enviar o nome completo, o curso atual, semestre/ano de ingresso e link do currículo lattes para o e-mail

Período do curso: 28/07 à 11/08 de 2019.

Quantidade de vagas: 14 vagas.  (Observada a ordem cronológica das inscrições e preferência para mestrandos e doutorandos)

Curso: inclui material acadêmico; hospedagem, refeições, transfer de ida e volta ao aeroporto; e certificação.

Valor: 3.000 dólares por aluno (Pagamento via Transação de Cartão de Crédito a ser disponibilizada após a confirmação da inscrição). O valor pode ser pago em até três parcelas entre a admissão (previsão para 04/2019) e o início das aulas.

Os cursos serão contabilizados como duas disciplinas optativas de 40 horas cada (graduação, pós-graduação, mestrados e doutorado).

 

Confira o Edital completo abaixo:

 

AINDA COM DÚVIDAS?