Notícias

O Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) comunica o horário de funcionamento durante o feriado de carnaval. Não haverá expediente do dia 27 de fevereiro ao dia 1º de março. A Secretaria e a Biblioteca Ministro Moreira Alves funcionarão normalmente nesta sexta-feira (24) até as 22h e retornarão as atividades no dia 2 de março.

O V Seminário Luso-Brasileiro de Direito, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de abril, em Lisboa, também terá um Grupo de Trabalho (GT) para a divulgação de linhas de pesquisa e trabalhos desenvolvidos nos programas de mestrado e doutorado dos dois países. A iniciativa das Escolas de Direito e de Administração de Brasília do Instituto Brasiliense de Direito Público (EDB/EAB-IDP) e da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) acontecerá nos dias 19 e 20 de abril e visa divulgar e debater a produção acadêmica.

O GT, coordenado por professores doutores do programa de mestrado da EDB/IDP, tem como tema Constituição, Democracia e Governança e será coordenado pelo Ministro Gilmar Mendes; Subprocurador-Geral da República Paulo Gonet Branco e Sérgio Ferreira Victor, Coordenador-Adjunto do Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional.

Os artigos serão recebidos de 6 a 31 de março de 2017 pelo sistema https://portalgt.idp.edu.br/slbd/index e avaliados pelo método do double blind review, que possibilita a análise inominada dos artigos, garantindo a imparcialidade da avaliação. O método ainda exige o exame do artigo por dois ou mais avaliadores, o que garante a diminuição da subjetividade e de preferências ideológicas.

Os resultados serão divulgados até 07 de abril de 2017.

pdf Leia o edital clicando aqui (514 KB)

O Secretário Executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, e o conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Alexandre Cordeiro, ministram, no dia 6 de março, às 19h, aula magna a alunos da Escola de de Administração de Brasília (EAB-IDP) sobre os desafios da gestão pública contemporânea.

De acordo com Leonardo Reisman, coordenador do curso de Administração Pública da EAB/IDP e organizador da aula magna, o evento criará “um ambiente dinâmico para geração de conhecimentos relativos à boa gestão pública, fortalecendo as capacidades analíticas de nossos alunos e reforçando conceitos fundamentais apresentados pelos nossos professores ao longo do curso”.

A partir do tema principal da aula, os palestrantes abordarão outras questões, como a desburocratização e simplificação dos processos administrativos e os desafios do sistema brasileiro de defesa da concorrência.

Segundo Reisman, iniciativas como essa, além de permitir o contato e o debate com altas autoridades da administração pública brasileira, também possibilitam aos alunos visualizar como muitos dos conhecimentos adquiridos em sala de aula tomam forma no mundo real.

As inscrições podem ser feitas por alunos da EAB/IDP por meio do envio de um e-mail com o nome completo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

“O IDP existe há quase 20 anos. Começamos com curso de extensão, em seguida especialização, mestrado e graduação. Nós sonhávamos em ter um curso de qualidade. Hoje nós estamos comemorando, de certa forma, aquilo que almejávamos: no último Exame da Ordem superamos a UnB. Portanto, hoje somos uma das instituições de maior destaque no DF e no Brasil”, comemorou o ministro Gilmar Mendes durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (22) para premiar todos os estudantes da Escola de Direito de Brasília (EDB/IDP) aprovados no XX Exame da Ordem e os autores dos melhores TCCs produzidos no último semestre. O evento, realizado no auditório do IDP, reuniu cerca de 300 pessoas.

Cláudio Lamachia, presidente da OAB, ressaltou que gostaria de ver outras instituições de ensino com a mesma qualidade da EDB/IDP. De acordo com Lamachia, a presença de representantes da entidade na cerimônia de premiação “se dá pela excelência da qualidade desse curso e pelo simbolismo do gesto do IDP ao homenagear aqueles que fizeram o exame com proficiência e obtiveram um resultado que honra a todos que compõem o corpo docente dessa instituição”.

Francisco Schertel Mendes, Diretor Acadêmico da EAB/EDB (IDP), disse que “o foco não é apenas fazer com que os alunos passem na Ordem. A ideia é fazer com  que os estudantes tenham a melhor experiência possível na graduação". "Quando a gente vê um resultado tão fantástico quanto esse, é motivo de muito orgulho”, afirmou.

Além de representantes do corpo dirigente e docente da Escola de Direito de Brasília (EDB/IDP), como Marcelo Proença, Coordenador do Curso de Graduação da EDB/IDP, Cristiane Damasceno, professora; Janete Barros, Coordenadora do Centro de Pesquisa (Cepes/IDP); Atalá Corrêa, Coordenador da Especialização da EDB/IDP, e Paulo Gonet Branco, Coordenador Científico do IDP, a mesa de abertura do evento contou com a participação de  Juliano Costa Couto, Presidente da OAB/DF; Daniela Teixeira, Vice-Presidente OAB/DF, e Marcus Vinicius Côelho, advogado e ex-presidente da OAB.

Veja as fotos do evento clicando aqui.

Crédito das fotos: Erivelton Viana

A Escola de Direito de Brasília (EDB/IDP) publica, nesta segunda-feira (20), o resultado final do processo seletivo para ingresso no Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional.

Os aprovados devem se apresentar na Secretaria da EDB/IDP, localizada na sede do IDP, a partir das 19h do dia 20 de fevereiro até às 20 horas do dia 24 para efetivação da matrícula.

Clique no documento abaixo para conferir o resultado:

pdf MESTRADO EDITAL 3 2017 RESULTADO FINAL (218 KB)

A Escola de Direito de Brasília do Instituto Brasiliense de Direito Público (EDB/IDP) promove, no dia 22 de fevereiro, uma cerimônia de premiação para todos os estudantes aprovados no XX Exame da Ordem, o qual consolidou a EDB/IDP como a instituição de ensino brasiliense com o maior índice de aprovação na prova, ultrapassando a Universidade de Brasília pela primeira vez na história. (Veja o nome dos alunos aprovados na lista abaixo).

O evento, que será realizado no auditório do IDP, às 21h, também premiará os três melhores Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no último semestre (Leia o edital completo clicando aqui).

Gilmar Mendes, ministro do STF, presidente do TSE e Coordenador do Mestrado Acadêmico da EDB/IDP, estará presente na ocasião.

Alunos da EDB/IDP aprovados no XX Exame da Ordem

  1. Alexandre Sampaio Botta
  2. Allan Douglas Vieira Santos
  3. Altamir Santos Filho
  4. Ana Karoline Lopes da Costa
  5. Bruno da Silva Freire Araújo
  6. Bryan Lucas Reichert Palmeira
  7. Carline Silva Leal
  8. Danniel Moura
  9. Davi Moraes da Silva
  10. Diego Prandino Alves
  11. Emerson Dourado da Conceição
  12. Frederico Carvalho Dias
  13. Gislaine Silva Florencio
  14. Henrique Batista Barbosa
  15. Isabelle Alessandra Marucci Lopes
  16. Jéssica Fonseca da Costa Maciel
  17. Jéssika Pereira Cordeiro
  18. Karine Jordana Barros Bélem
  19. Leonardo Freire de Melo
  20. Luiz Henrique Guedes De Faria
  21. Marcos Wesley Brandinho Ribeiro
  22. Paulo Roberto Cardoso
  23. Pedro Paulo Mendes dos Santos
  24. Rennan Alef Alves Cunha
  25. Rhuan Rafael LopesdDe Oliveira
  26. Thiago Silveira Quadros
  27. Wellington Fernandes da Silva
  28. Yohanna Marêssa Alves Borges

 

O Grupo de Pesquisa em Direito do Trabalho do Centro de Pesquisa do Instituto Brasiliense de Direito Público (GPDT/Cepes/IDP) publica, nesta sexta-feira (17), errata do Edital de Convocação divulgado no começo do mês. A cerimônia de apresentação dos artigos selecionados ocorrerá no dia 30 de março e não mais no dia 9, como previamente previsto no edital.

pdf Clique aqui para acessar o edital (116 KB)

Organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Centro de Direito Internet e Sociedade do IDP (CEDIS/IDP) e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), o Curso Jurídico da Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI), que é gratuito e tem como objetivo debater os novos desafios que a governança e o uso da Internet impõem à aplicação do direito na sociedade brasileira, será realizado entre os dias 27 e 29 de março, no Instituto Brasiliense de Direito Público. O curso, que é de curta duração, possui 20 vagas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro. O processo de seleção para participação no curso levará em conta, mediante análise curricular, a atuação profissional do candidato e seu potencial multiplicador dos conteúdos tratados no curso.

Os candidatos deverão produzir, ainda, um texto técnico que aborde um aspecto selecionado a respeito da governança e da regulação da internet.

Para mais informações, clique aqui.

 

A Coordenação do Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional da Escola de Direito de Brasília (EDB/IDP) publica, nesta quarta-feira (15), edital com a lista dos candidatos aprovados nas etapas 1 e 2 do Processo Seletivo, após a análise das impugnações apresentadas, de ingresso para o 1º semestre de 2017 no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Os candidatos aprovados nas etapas 1 e 2 serão informados, por meio eletrônico, sobre a data e horário para realização da Avaliação Oral.

Clique aqui para baixar o edital.