A Escola de Direito de Brasília (EDB/IDP) acaba de receber a Menção Honrosa no Prêmio Conciliar é Legal 2014, categoria ensino superior, organizado pela Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apesar de os esforços da EDB/IDP na área de conciliação terem sido iniciados há pouco tempo, o progresso foi incrível e o recebimento desta menção honrosa prova isso e incentiva a continuidade da Escola no caminho da cidadania.

O professor Fábio Lima Quintas, coordenador da graduação da EDB/IDP, comemorou a honraria e agradeceu às pessoas que apoiam o projeto:

"Penso que obtivemos um excelente resultado, para um projeto ainda recente. Temos a disciplina de conciliação na nossa grade há pouco mais de um ano e nossa prática jurídica não chegou a tanto. Não poderia deixar de destacar e registrar o trabalho das diversas pessoas envolvidas, que merecem o mérito dessa conquista: Min.Marco Buzzi, na concepção de todo o projeto – certamente o maior defensor dessa bandeira na EDB, que impulsionou nossa reflexão e nossas ações e que conduz a disciplina de métodos de solução de controvérsias para nossos alunos do 3º semestre; Professores Pedro Nepomuceno e Eduardo Machado, nossos instrutores que conduzem nossos alunos no desenvolvimento da prática de conciliação; Professoras Dulce e Cristiane, que, no âmbito da coordenação, abraçaram o projeto.

Registro, ainda, que tivemos a oportunidade de contar com parceiros singulares nessa caminhada, destacando o TJDFT, que nos acolheu (e aqui menciono o Des. Waldir Leôncio, os juízes e funcionários do Tribunal) e o Prof. André Gomma, que sempre se mostrou à disposição para nos ajudar. Como me disse o Prof. Pedro, a nossa responsabilidade em relação a esse projeto aumenta. Precisaremos ampliá-lo e incrementá-lo – é o que tem destacado o Min. Buzzi, com razão".

Saiba mais sobre o prêmio:

O Prêmio Conciliar é Legal busca identificar, disseminar e premiar as boas práticas que estejam contribuindo para aproximação das partes e efetivação da pacificação dos cidadãos, por meio do Poder Judiciário. O Prêmio Conciliar é Legal é concedido de acordo com as seguintes categorias: Tribunal Estadual; tribunal Regional do Trabalho; Tribunal Regional Federal; Juiz Individual; Instrutores de Mediação e Conciliação; Ensino Superior; Advocacia; Demandas Complexas e Coletivas e Sociedade Civil.

Nesta edição, houve premiação especial por Qualidade em Conciliação aos tribunais que participarem de pesquisa de mensuração do grau de satisfação do jurisdicionado com os conciliadores e com o próprio tribunal na Semana Nacional da Conciliação. Além disso, os tribunais que alcançarem índices de composição mais elevados durante a Semana Nacional de Conciliação serão premiados, independente de inscrição.

Confira aqui a lista dos vencedores do V Prêmio Conciliar é Legal.