GRUPOS DE PESQUISA E ESTUDOS EM FUNCIONAMENTO NA EAB/IDP

 

BUROCRACIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO

Líder: Alexander Cambraia N. Vaz

Endereço Lattes: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2641139090189021

Proposta/Objetivos: Identificar e analisar os principais fatores associados ao processo de gestão de políticas públicas nas diversas áreas de atuação governamental. O estudo desses fatores pode ajudar a explicar as diferenças observadas nos resultados apresentados no âmbito dessas políticas, sendo três os principais macro-determinantes elegidos para tanto: a relação Estado-burocracia; a relação Estado-mercado; e a relação Estado-sociedade. Para o estudo desses elementos, quatro linhas de pesquisa atuam como diretrizes teórico-analíticas do grupo. 

1) Capacidades Estatais para o Desenvolvimento

Estudos e análise do desenvolvimento organizacional e dos arranjos institucionais de políticas públicas em áreas críticas de políticas públicas, avaliando os efeitos desse processo sobre os resultados ações governamentais; análise e interpretação das transformações na administração pública federal em áreas estratégicas do governo brasileiro; Caráter prospectivo e propositivo, em busca de inovações institucionais para aperfeiçoamento das capacidades políticas e administrativas do Estado

2) Desenvolvimento, Estado e Políticas Públicas

Estudo das interrelações entre agentes do Estado, mercado e sociedade na promoção do desenvolvimento socioeconômico; comparação de diferentes perspectivas sobre o grau de intervenção do Estado para esse processo; avaliação nas políticas públicas dos efeitos associados ao grau de intervenção do Estado.

3) Estado, Sociedade e Políticas Públicas

Estudar a relação entre Estado e sociedade no âmbito do planejamento e desenvolvimento de políticas públicas a partir das transformações pela qual essa relação vem passando nos últimos anos no país. Iniciado décadas atrás, identifica-se neste último processo político-democrático calcado na institucionalização e desenvolvimento de políticas promotoras de controle social e accountability. Identificar os impactos desse desenvolvimento para a atividade governamental em políticas públicas.

4) Políticas Públicas e Programas Sociais

Estudo e reflexão sobre os processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e programas sociais voltadas ao desenvolvimento econômico e social do país. Contempla as temáticas sociais mais debatidas atualmente, tais como a pobreza, desigualdade social, segurança pública, mudanças climáticas, política industrial, sistema de saúde, políticas educacionais, infraestrutura, desenvolvimento urbano, entre outras.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.