01 mar, 2019

Professor do IDP lança livro sobre “democracia e respeito à lei”

A segunda edição chegou às livrarias no começo do mês de fevereiro

 

O Professor do IDP Bruno Torrano lançou a 2ª edição de seu livro “Democracia e Respeito à Lei” no começo do mês de fevereiro. Na obra, o Docente explica mal entendidos sobre o positivismo jurídico que ainda hoje são disseminados na doutrina e na jurisprudência brasileira e, assim, colabora para que visualizemos quais teses dessa relevante teoria do direito são úteis para o esclarecimento e aperfeiçoamento das nossas práticas jurídicas.

O Docente do IDP, mestre em filosofia do Estado e mestre em Direito empresarial, conta que chegou ao tema da obra após estudar a fundo o Pós-positivismo brasileiro. “Percebi que o Pós-positivismo brasileiro se trata de uma teoria que, além de superestimar as suas próprias capacidades e conquistas, confere aos juízes diversos artifícios retóricos para que deem aparência de juridicidade a argumentos que, na verdade, não passam de predileção pessoal”, explica o Mestre

Para o Professor a obra tem dois objetivos. “A obra tem o duplo propósito de recuperar a dignidade teórica do positivismo jurídico e pedir para que magistrados voltem a levar a sério noções como institucionalidade e autoridade do direito. Em suma, a obra pede para que parem de repetir o mantra “estamos em tempos pós positivistas” se isso servir apenas como uma forma retórica e rápida de se livrarem do dever de orientarem-se por regras e de respeitarem o planejamento jurídico-constitucional”,complementa o Docente.

O Mestre acrescenta que conviver em um ambiente de aprendizado como o IDP ajudou na produção da segunda edição da obra. “ Nessa segunda edição acrescentei explicações e exemplos que surgiram a partir das perguntas e provocações formuladas pelos meus queridos alunos do IDP, além do Professor Paulo Gonet ter gentilmente aceitado elaborar o prefácio.”, finaliza o Docente.

AINDA COM DÚVIDAS?