Serviços da biblioteca IDP

Atualmente a Biblioteca possui um acervo especializado em Direito com, aproximadamente, 20 mil documentos, entre livros, obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.), coleções especiais, periódicos científicos e outros materiais audiovisuais. O acervo bibliográfico inclui obras em português, espanhol, inglês, francês, italiano e uma coleção especial em alemão.

A Biblioteca do IDP oferece ao usuário um ambiente confortável com condições de estudo e pesquisa. O uso das dependências da Biblioteca, bem como do acervo, é aberto a toda a comunidade acadêmica e ao público em geral, sendo o empréstimo domiciliar permitido somente a alunos, professores e funcionários do IDP.

O levantamento de referências bibliográficas é um serviço destinado à realização de pesquisas em bases de dados, catálogos de outras bibliotecas e fontes de pesquisa na Internet sobre o tema desenvolvido no trabalho de conclusão dos cursos do IDP.

O aluno interessado em solicitar pesquisas, deverá entrar em contato com a Biblioteca pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”>biblioteca@idp.edu.br ou telefone (61) 3535-6596

HeinOnline é uma base de dados norte-americana de periódicos que disponibiliza o conteúdo de milhares de documentos jurídicos em língua inglesa, facilitando o acesso virtual à informação jurídica qualificada. Este serviço permite o acesso aos textos completos de fontes especializadas, como: Revistas jurídicas, Leis federais americanas, Tratados e acordos internacionais, Relatórios da Suprema Corte dos Estados Unidos e Opiniões publicadas do United States Attorney General.

A HeinOnline contém cerca de 1.200 títulos de revistas da área legal, disponíveis desde o primeiro exemplar publicado. Os artigos são apresentados em formato pdf.

Confira a lista completa dos títulos disponíveis na base de dados.

O acesso ao Portal é gratuito e o conteúdo dos artigos está disponível para consulta nos terminais ligados à Internet instalados nas dependências do Instituto.

A Biblioteca do IDP participa do Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT. Através deste serviço, a comunidade acadêmica poderá obter cópias de artigos de periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras.

Para ter acesso ao Comut o usuário deverá preencher o formulário de Solicitação de Comutação Bibliográfica que está disponível na Biblioteca. No momento da solicitação é imprescindível a referência bibliográfica completa do documento.

O prazo de entrega do material ao usuário varia de acordo com a forma de solicitação/envio.

Reserva

A reserva só é permitida aos usuários cadastrados na biblioteca, garantindo o empréstimo de um exemplar disponível no momento de sua devolução. A reserva só é válida para material que esteja emprestado.

A reserva de um documento é feita através do link “Reservar”, localizado na margem direita do cabeçalho de cada referência contida no resultado de uma busca. Este link será apresentado somente quando o usuário estiver utilizando os serviços da área restrita do PHL (Base de dados).

Caso não existam exemplares disponíveis para empréstimo, o sistema inclui a reserva em uma lista de espera que pode ser monitorada pelo usuário para verificar sua posição. O prazo para cancelamento de reservas de usuários em lista de espera começa a ser contado a partir do horário da disponibilidade do documento para empréstimo e, a partir de então, passa a seguir as regras definidas para o cancelamento de reserva de documentos disponíveis.

A consulta à lista de reservas é feita clicando o mouse sobre o link “Status” apresentado no cabeçalho de cada registro indicado no resultado de uma busca.

Reserve o exemplar pela Internet:

Acessar o catálogo online
Clicar em Serviços / Renovações / Reservas
Digitar o Código de Identificação do Usuário ( login senha )Clicar em Buscas e reservas
Pesquisar o material desejado
Clicar no link Reservar (ao lado da referência)
Clicar em Lista de Espera

Obs.: Todos os exemplares terão que estar emprestados para possível reserva.

Renovação

Esta opção é responsável pela emissão de extrato do usuário e renovação de empréstimo. Para renovar o exemplar basta clicar no link Renovação disponível no menu de opções do usuário.

Renove o empréstimo do exemplar pela Internet:

Acessar o catálogo online
Clicar em Serviços / Renovações / Reservas
Digitar o Código de Identificação do Usuário ( login senha )
Clicar em Extrato e Renovação
Clicar em Renovar

Obs.: Não será permitida a renovação pela se o exemplar estiver reservado ou com a data de devolução vencida.

O empréstimo domiciliar está disponível para os usuários da Biblioteca, confome a tabela abaixo:

 

Tipo de Usuário

Prazo de Empréstimo

Livros

Periódicos

Alunos de Graduação e Especialização

05 por 10 dias

03 por 03 dias

Alunos do Mestrado

10 por 15 dias

03 por 03 dias

Funcionários

03 por 10 dias

Consulta Local

Professores

10 por 15 dias

05 por 03 dias

*Obras de Referência e Obras Raras não serão objetos de empréstimos.

** Alunos regularmente matriculados deverão comparecer à Biblioteca munidos de um documento com foto e/ou sua identidade estudantil para efetivarem suas inscrições na Biblioteca.
*** Ex-Alunos do IDP poderão utilizar o acervo mediante Consulta Local.

Devoluções:
A devolução do material bibliográfico poderá ser efetuada por terceiros, desde que sejam respeitados os prazos estipulados para a devolução.

Multa:
Será cobrado o valor de R$1,00 (um real) por dia e por material para as devoluções realizadas em atraso.

Renovações: A renovação pode ser efetuada pelo catálogo online. Em caso de obras em atraso, a renovação deverá ser realizada na própria Biblioteca, desde que não haja reserva para o título.

VENHA ESTUDAR NO IDP