IDP

Ferramentas de acessibilidade

VLibras

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC


Qual o efeito de longo prazo do investimento em capital humano? O caso das missões Jesuíticas

04 maio 2021

Pesquisador responsável: Adriano Valladão Pires Ribeiro

Título do artigo:  THE MISSION: HUMAN CAPITAL TRANSMISSION, ECONOMIC PERSISTENCE, AND CULTURE IN SOUTH AMERICA

Autor do artigo: Felipe Valencia Caicedo

Localização da intervenção: Argentina, Brasil e Paraguai

Tamanho da amostra: 549 municípios

Setor: Outros

Tipo de Intervenção: Efeito das missões Jesuíticas

Variável de interesse principal: Capital humano

Método de avaliação: Outros - Experimento histórico natural

Problema de Política

A transmissão de capital humano tem impactos de longo prazo, sendo um importante fator para explicar os resultados econômicos no futuro. As Missões Jesuíticas Guaranis que duraram entre 1609 e 1767, na América do Sul, tinham um objetivo primário religioso, porém também investiram em educação, principalmente na escolaridade dos jovens e treinamento para os adultos. Os impactos econômicos das missões podem ser vistos até nos dias atuais nas localidades afetadas.

Contexto da Avaliação

A Ordem Jesuíta chegou a América do Sul em 1549 na cidade de Salvador, na Bahia, e as missões logo se espalharam para diversas áreas dos impérios português e espanhol que hoje estão no Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Brasil e México. Apesar do objetivo principal ser a conversão de fiéis para o Cristianismo, os jesuítas ensinavam as crianças a ler, escrever e operações aritméticas básicas, além de treinar os adultos em alvenaria, talhar e bordar. Ressalta-se ainda o valor da educação para a Ordem Jesuíta, estando na fronteira tecnológica e cultural do seu tempo com contribuições para as artes, música, cartografia, linguística, matemática, entre outros.

Por sua vez, as missões Guarani estavam entre as principais da Ordem, onde a primeira missão se deu em 1609 nos arredores de Assunção, no Paraguai. No total, os Jesuítas Guarani fundaram 30 missões (15 na Argentina, 8 no Paraguai e 7 no Brasil) e, no seu máximo, contaram com uma população de mais de 120 mil pessoas. A área era composta por apenas uma tribo indígena que estava nos primórdios dos estágios de desenvolvimento, não tinham armas ou ferramentas de ferro, não estavam fixos no mesmo lugar e tinham algumas técnicas de plantação de milho e mandioca. Por fim, a expulsão dos jesuítas das terras portuguesas e espanholas se deu em 1767 após disputas políticas na Europa. No ano seguinte já não havia mais missionários jesuítas na região e eles nunca retornaram posteriormente.

Detalhes da Intervenção

Para estudar os efeitos de longo prazo das Missões Jesuíticas Guarani, buscou-se os dados das localidades em que a missões aconteceram, que somam 549 observações municipais dos 3 países envolvidos. Os arquivos históricos continham o local das missões, o ano de fundação, população e o trabalho desenvolvido, também usou-se as informações dos censos promovidos na Argentina, Brasil e Paraguai no final do século XIX e primeira metade do século XX. As informações mais recentes da área vêm dos censos aplicados no século XXI. As principais variáveis são referentes a educação, renda, condições geográficas e fatores climáticos.

Detalhes da Metodologia

Os dados destacados acima permitem relacionar de forma causal o nível de capital humano e renda atuais dos municípios com a presença ou não de missões jesuíticas nos séculos XVII e XVIII. Isso se deve pela expulsão dos jesuítas ter acontecido por fatores exógenos às localidades das missões e a intervenção religiosa ter se dado em um momento inicial do desenvolvimento da população local, o que destacaria ainda mais sua importância para os indicadores sociais, econômicos e culturais posteriormente.

A ligação causal sustenta-se também em outros fatores. Primeiro, os arquivos históricos sugerem que as fundações das missões não seguiram nenhum tipo princípio óbvio, sendo fruto da aventura e da aleatoriedade. Segundo, condições geográficas e climáticas que poderiam influenciar na fundação e no desenvolvimento das localidade, como altitude e proximidade de rios, foram levadas em consideração na análise para que suas interferências não refletissem nos resultados. Por último, havia também missões de outras ordens, como a franciscana, permitindo a comparação dos efeitos das intervenções entre elas.

Resultados

A relação entre a taxa de alfabetismo da população de 15 anos ou mais e a distância da missão jesuítica mais próxima é negativa, isto é, quanto mais longe um município da região está de uma localidade que abrigou uma missão, menor a taxa de alfabetismo nos dias atuais. O efeito estimado sugere uma redução no analfabetismo em pelo menos 10% para os municípios a menos de 100 km de distância de uma missão jesuítica. O impacto é semelhante quando se considera a mediana dos anos de escolaridade para o Brasil, a proximidade aumenta o valor em quase 15%. A renda nos dias atuais e a distância de uma missão jesuítica também se correspondem negativamente, ou seja, os municípios com renda mais alta estão mais próximos da área de missões. A renda per capita aumenta em cerca de 10% nessas localidades.

Em seguida, compara-se as missões jesuíticas com as franciscanas guarani, já que ambas são ordens católicas que atuaram na mesma área. Nota-se que elementos como a determinação do local, a relação indígena europeia, e condições climáticas e geográficas são comuns para ambas as missões. Por outro lado, os franciscanos não acentuavam a formação de capital humano em suas conversões. Diferente dos municípios próximos às missões jesuíticas, a proximidade franciscana não apresentou nenhum efeito sobre a taxa de alfabetização e a renda nos dias de hoje.

Entre os mecanismos responsáveis pela persistente diferença de capital humano e renda estão a especialização ocupacional e a adoção tecnológica. Constatou-se que os indivíduos que participaram das missões religiosas recebendo ensino e treinamento técnico deixaram a atividade agrícola para iniciar uma atividade artesanal, como comércio e manufatura. Além disso, as áreas com maior capital humano devido a presença das intervenções jesuíticas foram capazes de incorporar novas tecnologias agrícolas e a crescer mais rapidamente.

Lições de Política Pública

As Missões Jesuíticas Guarani (1609 - 1767) tiveram um efeito de longo prazo, impactando tanto a alfabetização e escolaridade quanto a renda nas localidades próximas às missões. Destaca-se ainda que esses efeitos foram exclusivos das intervenções jesuíticas quando contrastado com as franciscanas, especialmente devido ao foco na acumulação de capital humano dos jesuítas. Os resultados reforçam não apenas a importância do investimento em capital humano para o desenvolvimento econômico de longo prazo, como também o papel histórico de instituições.

Referência

CAICEDO, Felipe V. “The Mission: Human Capital Transmission, Economic Persistence, and Culture in South America”. The Quarterly Journal of Economics, Volume 134, Issue 1, February 2019, Pages 507–556, 2018.