IDP

LAIPP

Laboratório de Avaliação & Inovação em Políticas Públicas

quem somos

O Laboratório de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas (LAIPP) é uma iniciativa dos Programas de Mestrado em Administração Pública e Economia do IDP que tem por objetivo principal preencher a lacuna entre o conhecimento gerado por meio de avaliações de políticas públicas cientificamente rigorosas e o conhecimento utilizado para implementação de políticas públicas e programas sociais no País.

o que fazemos

A rede de pesquisadores do LAIPP busca sintetizar, em linguagem clara, acessível e intuitiva, avaliações de políticas públicas nas mais diversas áreas do conhecimento realizadas no Brasil e no exterior. Além disso, em breve, lançaremos nosso Programa de Micromaster em Big Data para Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, com o objetivo de capacitar pesquisadores em diferentes métodos de avaliação de impacto.

quem somos

o que fazemos

22/11/2021
Quais são as reações empreendedoras em resposta à COVID-19?
19/11/2021
Cargos públicos trazem melhoria para o bem-estar social?
16/11/2021
Qual é o impacto da educação sobre o empreendedorismo?

O gênero é importante para a liderança política?

09/11/21 Brasil Gênero Regressão Descontínua
A participação feminina nas eleições para prefeito nas cidades dos EUA aumentou de números insignificantes em 1970 para cerca de um terço nas eleições nos anos 2000. Nesse contexto, Ferreira e Gyourko (2014) buscam responder os seguintes questionamentos: Quais são as consequências de eleger uma líder feminina e quais são os resultados políticos? Em contraste com a maioria das pesquisas sobre a influência da liderança feminina, os autores não encontraram impactos de gênero em uma variedade de resultados locais (gastos municipais, emprego e taxas de criminalidade local). Portanto, o gênero do líder político não parece afetar as escolhas políticas de curto ou longo prazo nas cidades dos EUA.

Privatizar o saneamento em Minas Gerais foi uma boa decisão?

05/11/21 Brasil Outros Outros
Privatizar é um debate delicado. Especialmente no caso de bens e serviços públicos essenciais tais quais o fornecimento de água potável e tratamento de esgoto. No intuito de colaborar para essa discussão, pesquisadores da UFMG analisam o processo de abertura de capital no mercado financeiro da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). Os resultados indicam que a privatização não melhorou a qualidade ou a expansão dos serviços da companhia de forma diferente do que foi observado em outros municípios com serviços públicos. Além disso, a premissa lucrativa decorrente da abertura de capital penalizou regiões menos desenvolvidas do estado mineiro.

A diferença entre os salários públicos e privados aumenta a desigualdade social?

29/10/21 Brasil Mercado de Trabalho Outros
A desigualdade social é um problema de grande importância, pois seus desdobramentos geram efeitos negativos para a sociedade como um todo. Uma forma de identificar se o governo está atuando corretamente no combate à desigualdade de renda é medir a diferença entre os salários do setor público e do setor privado. No caso do Brasil, pesquisadores do IPEA demonstram que além dos salários públicos serem 17% maiores do que as mesmas remunerações no setor privado, a concentração de trabalhadores qualificados no setor público é um dos principais fatores de concentração de renda no Brasil, o que aumenta a desigualdade de renda de modo considerável no país.

A Covid-19 impactou de forma diferente homens e mulheres?

26/10/21 Estados Unidos da América Gênero Outros
A pandemia causada pela Covid-19 teve diferentes já que em recessões normais possuem a característica de afetar em maior escala o emprego dos homens, diferentemente da recessão da pandemia do coronavírus, que tem afetado o emprego das mulheres. O artigo se propôs a analisar como o fechamento das escolas têm impactado as famílias, principalmente as mães, visto a necessidade do aumento dos cuidados infantis que impacta na promoção da igualdade de gênero no mercado de trabalho. Tal impacto ocorreu através de empresas que adotaram os horários flexíveis na jornada de trabalho, e de muitos pais que passaram a assumir a responsabilidade primária pelos cuidados infantis.

Livres

No IDP você encontra cursos livres on-lines sobre os principais assuntos de Comunicação, Gestão, Economia e Direito.

SGAS Quadra 607 . Módulo 49 . Via L2 Sul - Brasília-DF - CEP 70200-670

laipp@idp.edu.br