Marcelo Soares
Dirige o estúdio de inteligência de dados Lagom Data, em São Paulo. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo.
Jornalista, fundador do estúdio de inteligência de dados Lagom Data, em São Paulo. Começou sua carreira no jornal Correio do Povo (Porto Alegre), em funções auxiliares quando ainda estudava jornalismo na UFRGS. Membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) desde 2010, também foi membro fundador e o primeiro gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo, lecionou jornalismo de dados nas pós-graduações em jornalismo digital da ESPM e da PUCRS e também foi coordenador pedagógico do módulo de direitos humanos do Projeto Repórter do Futuro, promovido pela Oboré. Colaborou com o Los Angeles Times, Wired News e MTV Brasil. Trabalhos seus com análise de dados para reportagem ganharam prêmios Esso (2006), Petrobras (2017), INEP (2018) e Synapsis-FBH (2020). Desde 2016 se dedica a consultorias e oficinas de audiência e análise de dados em diversas empresas de comunicação e entidades da sociedade civil.
Cursos que leciona:
MBA em Jornalismo de dados