IDP

Ferramentas de acessibilidade

VLibras

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC


QUAIS OS EFEITOS DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA O USO EFICIENTE DA ÁGUA NA AGRICULTURA?

05 jan 2022

Pesquisadora responsável: Eduarda Miller de Figueiredo

Título do paper: Inefficient water pricing and incentives for conservation

Localização da Intervenção: Bangladesh

Autores: Ujjayant Chakravorty, Manzoor H. Dar e Kyle Emerick

Tamanho da Amostra: 400 aldeias

Setor: Meio Ambiente

Variável de Interesse Principal:  Gestão de água, custos de insumos e lucros agrícolas

Tipo de Intervenção: Tecnologia AWD – tubos de irrigação

Metodologia: Avaliação Experimental

A tecnologia contribui para potenciais soluções da utilização de água de forma mais eficiente. Alternate Wetting and Drying (AWD) é um tubo de plástico perfurado e aberto em ambas as extremidades, que é plantado em um campo de arroz para irrigar apenas quando a cultura precisa de água. Foi desenhada uma amostra aleatória de 400 aldeias, de três distritos de Bangladesh, que foram acompanhados durante a temporada de “boro”. Os resultados demonstram que o AWD gera um efeito sobre os níveis de água apenas para agricultores que enfrentam preços marginais diferentes de zero.

Problema de Política

A agricultura é responsável por quase 70% do uso da água no mundo (FAO, 2016). Países em desenvolvimento aumentaram a sua produção de alimentos irrigando suas safras na temporada de seca, logo, a expansão da irrigação subterrânea causou o esgotamento em muitas regiões, principalmente na Ásia.

A tecnologia contribui para potenciais soluções da utilização de água de forma mais eficiente. Alternate Wetting and Drying (AWD) é uma dessas soluções, onde um tubo de plástico perfurado e aberto em ambas as extremidades, é plantado em um campo de arroz para irrigar apenas quando a cultura precisa de água. A lucratividade desta tecnologia depende crucialmente se os agricultores se defrontam com preços volumétricos e ela não tem efeito sobre os lucros com cobranças sazonais de água.  

Contexto de Implementação e de Avaliação

O objetivo deste artigo é observar como uma falha de mercado básica, na forma de um preço marginal zero para a água, afeta o uso, impacto e a demanda pela tecnologia AWD.

O experimento ocorreu em três distritos: Mymensingh, Rangpur e Rajshahi. Em Rangpur e Rajshashi o lençol freático é mais profundo, por isso os poços são caros para cavar e assim quase sempre pertencem ao governo. Já os de Mymensingh são de propriedade privada pois seu lençol freático é mais raso, o que reduz o custo de cavar um poço.

Em Rajshashi a água tem um preço volumétrico onde os agricultores podem pagar por cada hora de bombeamento usando um cartão pré-pago. Tal cartão é carregado em lojas locais, da mesma maneira que se carregam os celulares pré-pagos. Já em Rangpur é necessário pagar uma taxa por acre pelo direito de irrigar o campo por toda a temporada. Em Mymensingh os proprietários de poços usam amplamente cobranças por acre, onde contratos assumem a forma de tarifa em duas partes, onde a taxa por acre é associada a uma cobrança para cada unidade de combustível ou eletricidade usada durante o bombeamento. Para a pesquisa, os autores assumem que o agricultor enfrenta um preço volumétrico tanto se ele residir no local com bomba pré-paga quanto quando ele residir em local em que é responsável pelos custos de combustível do bombeamento.

Cerca de 90% dos terrenos são cultivados com arroz durante a estação chuvosa de junho a novembro. Todos os terrenos são cultivados com arroz durante a temporada de “boro” de janeiro a maio. É nessa temporada de “boro” que os experimentos do estudo ocorrem, já que nesse período a precipitação é rara nessa região e, portanto, o cultivo de arroz requer irrigação.

Detalhes da Política/Programa

Foi desenhada uma amostra aleatória de 400 aldeias, divididas igualmente entre os 3 distritos mencionados anteriormente. Foi realizada uma pesquisa no início do estudo com os 4.000 agricultores envolvidos, compreendendo dados sobre demografia familiar, produção agrícola, gestão de água e preços da água.

Foi atribuído aleatoriamente cada aldeia a um dos dois grupos antes do início da temporada de “boro” de 2017. A equipe do estudou visitou as 200 aldeias do grupo de tratamento, onde foi fornecido a cada um dos agricultores um tubo de AWD com o devido treinamento. Nas outras 200 aldeias do grupo de controle, nada foi feito.

Em relação as estatísticas descritivas, apenas 17% dos agricultores tinham ouvido falar de AWD mas nenhum deles estava utilizando tal tecnologia até o momento. Um pouco mais de um terço dos agricultores enfrentam um preço marginal diferente de zero pela água.

Método

Para estimar o impacto causal da tecnologia AWD em gestão de água, custos de insumos e lucros agrícolas, foi relatado o efeito médio em toda a amostra. Foram relatados efeitos heterogêneos e o efeito de tratamento médio. O aumento da aceitação do AWD deve aumentar a probabilidade de que os agricultores tratados estejam sendo secos, ou seja, não tenha água parada no campo.

Foi realizada também uma pesquisa de acompanhamento em julho de 2017, após a safra de arroz “boro” ter sido colhida e perto da época de plantio para a próxima estação chuvosa. Tal pesquisa permitiu a coleta de informações sobre a gestão de irrigação, uso de insumos, produção de safra, receita e lucro. Logo, esses dados fornecem base para os cálculos de lucratividade e efeito do AWD no lucro.

A proporção de cartões de irrigação pré-pagos para agricultores em muitas aldeias é inferior a um. Os autores identificam 144 aldeias no distrito de Rajshahi, que não estavam incluídas no primeiro experimento, onde a maioria dos agricultores não estava usando seu próprio cartão pré-pago. Foram divididos aleatoriamente em dois grupos de 96, sendo que um virou o grupo de tratamento, onde os autores procuraram aumentar a parcela de agricultores que pagam pela irrigação utilizando seu próprio cartão. Para responder se a curva de demanda por AWD muda quando os agricultores são incentivados a pagar pela água na hora de bombear foi utilizada uma variação aleatória nos preços de AWD com o incentivo aleatório do uso de cartão de crédito.

Principais Resultados

Os resultados demonstram que o tratamento aumenta o efeito na secagem em cerca de 4%, mas é um efeito médio ruidoso. Ademais, o AWD gera um efeito sobre os níveis de água apenas para agricultores que enfrentam preços marginais diferentes de zero.

A introdução da tecnologia AWD em locais com preços volumétricos reduz a quantidade de água de irrigação em 18%. Entretanto, a correlação entre o preço volumétrico e o uso da água é pequeno e estatisticamente insignificante, porém, os autores pontuam que este resultado pode ser impulsionado por qualquer variação limitada dentro dos estratos ou correlação entre não observáveis e preços volumétricos.

As estimativas encontradas se alinham com a literatura agronômica apenas quando os preços são definidos em métricas de volume. Onde a economia de água estimada com os experimentos varia de 5%-65%, enquanto o efeito encontrado neste estudo foi de 19,2% sobre os níveis de água quando os preços são volumétricos.

A pesquisa pós-colheita demonstrou que agricultores que recebem o AWD relatam 3,6 menos irrigações – impacto de 19% -. Para este efeito a explicação razoável, segundo os autores, é que os agricultores do grupo de tratamento sabiam que utilizar o AWD reduz o número de irrigações e responderam de acordo com isso.

Em relação ao lucro, este só aumenta com a adoção do ADW quando o preço da água é marginal, com uma elevação de cerca de 7% (US$ 23). Onde demonstrou-se que o efeito geral na lucratividade vem de custos mais baixos de água e receitas mais altas, e não de aumentos no rendimento. Portanto, o AWD leva a retornos positivos somente quando o preço da água é marginal.

Para aqueles agricultores de Rajshashi (cartões pré-pagos), os resultados demonstram que o AWD aumenta o lucro em 11% a 12% para os agricultores com cartões, no entanto, esse sistema de cartões pré-pagos, não é aleatoriamente atribuído. Portanto, tal resultado pode ser de fatores correlacionados com a propriedade do cartão em vez do cartão em si.

Os resultados para as estimativas para a amostra de cartões pré-pagos de Rajshahi demonstram que houve altas taxas de aceitação, mas que a introdução de cartões de irrigação por hora fez com que a demanda de AWD aumentasse a preços mais altos.

Ademais, os resultados demonstraram que a tecnologia AWD pode oferecer benefícios substanciais. Entretanto, agricultores que valorizam a tecnologia e a utilizam de maneira adequada, dependem de a água ter um preço marginal

Lições de Política Pública

O artigo demonstro que esforços modestos para reduzir os custos de aplicação e o aumento do acesso do agricultor à preços marginais, tem um efeito positivo e significativo sobre a demanda por tecnologia de conservação de água. Assim, colaborando com a literatura acerca de preços da água, visto que a mesma tem se tornado mais escassa, sendo necessário o seu uso eficiente na agricultura.

Referências

FAO. 2004. Water charging in irrigated agriculture. An analysis of international experience. HR Wallingford Ltd.