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O TRANSPORTE DE ALUNOS PARA OUTROS DISTRITOS ESCOLARES: HÁ UM IMPACTO NOS ALUNOS NÃO TRANSPORTADOS?

03 mar 2023

Pesquisadora responsável: Eduarda Miller de Figueiredo

Título Original do Artigo: Does School Integration Generate Peer Effects? Evidence from Boston’s Metco Program

Autores: Joshua D. Angrist e Kevin Lang

Localização da Intervenção: Boston

Tamanho da Amostra: 6.000 alunos

Setor: Educação

Variável de Interesse Principal: Pontuação nos testes de desempenho educacional

Tipo de Intervenção: Envio de estudantes para escolas em outros distritos

Metodologia: Variáveis Instrumentais

Resumo

            A literatura vem demonstrando que as políticas de integração entre diferentes escolas, através do transporte de alunos de um distrito para o outro, possui resultados positivos em razão do aumento de integração entre raças e ganhos econômicos para os negros. Porém, não havia estudo dos impactos desse tipo de programa nos alunos que “receberam” os alunos de outros distritos. Para completar essa coluna, os autores deste artigo buscam fornecer uma análise desse tipo de programa através de regressões nos testes de desempenho dos alunos do programa Metco, em Boston. Através de regressões OLS e utilização de variáveis instrumentais, os autores encontraram poucas evidências de efeitos sociais ou estatisticamente significativos.

  1. Problema de Política

As consequências sociais da integração escolar eram debatidas desde o ano do desenvolvimento do artigo discutido aqui – e continua até os dias atuais -, em que os formuladores de políticas e pesquisadores debatem acerca do impacto de alunos que são levados de ônibus para escolas de outros distritos escolares, para fins de equilíbrio racial. De acordo com Welch e Light (1987) e Rossel e Armour (1996), as políticas de integração foram parcialmente bem-sucedidas, em razão de ter aumentado a probabilidade de alunos brancos e negros estudarem juntos e de ter ocorrido ganhos econômicos para os negros com o fim da segregação.

Por ocorrência do programa Metco, os alunos negros eram levados de ônibus para escolas em que somente possuía alunos brancos, e vice-versa. Porém, não houveram estudos que analisassem os impactos dessa integração escolar nos alunos brancos, que permaneceram nas escolas para as quais os alunos negros eram levados de ônibus.

Em razão disso, o estudo buscou fornecer uma visão inicial do impacto da Metco, analisando as pontuações médias dos testes em nível escolar na população dos distritos que receberam o programa e seus arredores.

  1. Contexto de Implementação e de Avaliação

            O programa Metco envia estudantes – principalmente negros – do distrito de Boston para escolas nos distritos suburbanos vizinhos, que são compostos em sua maioria por brancos. A Metco é voluntária por parte das famílias dos alunos que são transportados e dos distritos escolares que recebem os alunos, visto que os pais interessados em colocar seus filhos no programa devem entrar em uma lista de espera.

            Em 1970, quatro anos antes da decisão que impôs o uso de ônibus no distrito de Boston, 29 distritos que receberam o programa matricularam quase 1.400 alunos. No ano letivo 2000-2001, quase 3.200 alunos da Metco frequentaram escolas em 32 distritos suburbanos.

  • Detalhes da Política/Programa

            Os candidatos são selecionados na lista de espera para a participação no Metco por ordem de chegada. Em que os pais de Bostan não podem escolher um distrito suburbano, mas podem recusar uma colocação, a qual se torna mais difícil à medida que o aluno está em uma série mais avançada.

            O estado fornece um financiamento aos distritos que aceitam estudantes da Metco, o qual hoje tem o valor em torno de 2.800 dólares por aluno, mais custos de transporte. Brookline tem cerca de 6.000 alunos de escolas públicas que frequentam oito escolas primárias do bairro com séries do jardim de infância até a oitava série e uma única escola secundária, no qual os alunos consistentemente se saem bem em testes nacionais, têm baixas taxas de abandono e alta probabilidade de frequentar a escola. Ademais, 10% dos alunos de Brookline são negros (o que inclui os alunos do programa).

Pelo contrato com a Metco, a Brookline matricula 300 alunos do programa a cada ano, o que significa cerca de 5% do total de matrículas.

  1. Método de Avaliação

            Foram analisadas as pontuações a partir da quarta série pois, além de serem a única série que são testados os conhecimentos de matemática e inglês, há muito mais escolas de ensino fundamental do que escolas de ensino médico em cada distrito. O que, segundo os autores, facilitou uma análise condicional aos efeitos do distrito. Utilizando dados de desempenho a partir do ITBS[1] para os anos escolares de 1994-2000, de uma amostra de distritos que operam dentro ou ao longo da Interestadual 195[2].

No modelo foram adicionadas variáveis binárias para distritos dentro ou ao longo da Rota 128[3], variáveis para o número de alunos testados e variáveis binárias para o tipo de escola (fundamental ou intermediária).

Os autores salientam que os resultados preliminares podem estar enviesados por causa de variáveis omitidas e, por isso, também realizam estimativas utilizando o método de variáveis instrumentais (IV). As estimativas IV exploram o fato de que os alunos da Metco são matriculados em escolas de Brookline, em parte com base em uma restrição de espaço. Em que quando se espera que as turmas sejam pequenas, o escritório da Metco é notificado de que há espaço disponível para alunos do programa. Sabendo disso, os autores modelaram o processo de inscrição da Metco alocando um aluno do programa por sala de aula se a matrícula prevista for inferior a 23 (considerando turmas de até 25 alunos).

  1. Principais Resultados

            Foi observado uma diferença racial significativa para as residentes de Brookline, em que os alunos da Metco têm pontuações significativamente inferiores às dos residentes de Brookline. Porém, os alunos negros do programa têm pontuações muito semelhantes às dos negros de Brookline.

            As diferenças no desempenho médio entre os residentes de Brookline e os alunos da Metco são grandes o suficiente para que a presença de alunos participantes do programa reduza as pontuações médias dos testes na Brookline. Portanto, a presença de alunos da Metco possui um impacto negativo marcante sobre o desempenho médio. Em que aumentar o número de alunos do programa em dez pontos percentuais em Brookline (cerca de dois por turma), reduz as pontuações médias em quase 2,5 pontos percentuais.

            Os autores salientam que pesquisas anteriores sugerem uma forte correlação positiva entre o desempenho individual e os níveis de desempenho dos colegas na sala de aula (Lazear, 2001), o que pode indicar um efeito de pares. Assim, o efeito da fração Metco nas pontuações médias é grande o suficiente para que aumentos na fração do programa possam induzir um efeito de pares negativo.

            Ao estimar o efeito dos alunos da Metco no desempenho dos alunos não-Metco, através de uma regressão da classificação percentil média nacional de alunos não-Metco e outra regressão a partir de microdados com controles para as características dos alunos, mostram na primeira abordagem pequenos efeitos positivos, e na segunda abordagem um efeito negativo, porém ambas as abordagens são insignificativas. O que sugere que a proporção da Metco não possui efeito nos alunos não-Metco.

            As estimativas utilizando o método de variáveis instrumentais mostram efeitos quase nulos do tamanho da turma no aproveitamento da Metco em Brookline.

  1. Lições de Política Pública

Embora os alunos da Metco tenham pontuações notavelmente mais baixas que os alunos da Brookline, os autores encontram poucas evidências de efeitos sociais ou estatisticamente significativos. Em que a maioria dos estudos de efeitos de pares e mistura de alunos é confundida pelo viés de variáveis omitidas.

Referências

ANGRIST, Joshua D.; LANG, Kevin. Does school integration generate peer effects? Evidence from Boston's Metco Program. American Economic Review, v. 94, n. 5, p. 1613-1634, 2004.


[1] Iowa Test of Basic Skills.

[2] Estrada ao redor de Boston em sua parte oeste, conhecido como caminho do cinturão interno de Boston.