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Manual de Normas – Laboratório

Normas de segurança para utilização do laboratório de informática.

Objetivo:
Definir responsabilidades e orientar a conduta dos profissionais e usuários de informática do IDP na utilização dos recursos computacionais, visando proteger a integridade e confidencialidade das informações e manter a continuidade operacional.

Os recursos da tecnologia de informação disponibilizados pelo IDP no laboratório de informática são destinados exclusivamente a atividades acadêmicas.

A Direção do IDP entende que o sistema de segurança adotado pelo setor de Tecnologia e Informação somente atingirá sua eficácia com o comprometimento e a cooperação de TODOS os usuários de informática.

Os programas homologados e instalados nos computadores e nos servidores de rede são propriedade exclusiva do IDP, sendo vedada cópia parcial ou integral.

São reconhecidos como usuários de informática:

- Funcionários do IDP;

- Professores, profissionais autônomos, temporários ou de empresas prestadoras de serviço que obtiverem a aprovação por escrito do gestor da empresa para prescrição de senhas de acesso aos recursos computacionais;

- Estagiários (com a devida autorização da chefia);

- Alunos;

- Visitantes mediante agendamento prévio no Supervisão de T.I.

- Definir e divulgar as medidas de Segurança da Informação;

- Instalar ou remover componentes, fazer manutenção e controlar hardware e software;

- Homologar hardware e software;

- Autorizar tecnicamente a aquisição de hardware e software;

- Realizar auditorias de hardware e software, com finalidade de garantir a proteção dos recursos computacionais e seu uso exclusivo nas atividades do IDP;

- Manifestar sobre a aquisição de serviços de informática;

- Efetuar bloqueios e conceder permissões de acesso aos recursos computacionais da instituição;

- Zelar pelo cumprimento destas normas e procedimentos, e notificar imediatamente a Direção Geral do IDP sobre quaisquer vulnerabilidades e ameaças de quebra de segurança;

- Responder pela guarda e proteção dos recursos computacionais colocados à sua disposição para seus trabalhos acadêmicos;

- Responder pelo uso exclusivo e intransferível de suas senhas de acesso, em caso de dúvidas solicitar orientação ao STI;

- Adquirir conhecimento técnico necessário para a correta utilização dos recursos;

- Relatar prontamente ao Representante de Informática qualquer fato ou ameaça à segurança dos recursos como quebra da segurança, fragilidade, mau funcionamento, vírus, acesso indevido ou desnecessário a pastas/diretórios de rede, acesso indevido à Internet, programas instalados sem conhecimento da STI etc;

- Não tentar obter acesso não autorizado a sistemas ou recursos de redes de computadores internas ou externas do IDP;

- Assegurar que as informações e dados de propriedade do IDP não sejam disponibilizados a terceiros, a não ser com autorização por escrito da Direção Geral;

- O STI não se responsabiliza pelos arquivos e pastas de alunos e professores, armazenados nos computadores do laboratório de informática.

- É de responsabilidade exclusiva de o usuário manter, obrigatoriamente, uma cópia de seus dados críticos em Pen Drive ou outro meio para a recuperação de dados com periodicidade inferior a (30) trinta dias.

A instalação ou utilização de softwares não autorizados constitui em crime contra a propriedade intelectual, de acordo com a Lei 9.609 de 19/02/98, sujeito aos infratores à pena de detenção e multa;

Todas as práticas que representam ameaças à segurança da informação serão tratadas com a aplicação de ações disciplinares.

Procedimentos de segurança obrigatórios:

Regras de utilização de contas e senhas em laboratórios e salas de pesquisa:

- É obrigatório que todos os usuários tenham senhas individuais. É importante que os usuários não utilizem senhas de fácil identificação, tais como: data de nascimento próprio ou de parentes próximos, nomes próprios, datas comemorativas nacionais ou pessoais, iniciais de nomes próprios, números de telefones e etc.

- As senhas são alfanuméricas, isto é, poderão conter letras e números com até (14) quatorze caracteres.

- As contas e senhas são pessoais, os usuários deverão responder pelo uso exclusivo e intransferível de suas senhas de acesso;

- As senhas deverão ser trocadas pelo usuário periodicamente.

- Os usuários desligados terão suas contas bloqueadas imediatamente, assim como o acesso a qualquer recurso da rede.

Regras para utilização dos recursos tecnológicos dos laboratórios e salas de pesquisa

- Os recursos da tecnologia de informação disponibilizados pelo IDP no laboratório são destinados exclusivamente a atividades acadêmicas.

- Não é permitida a utilização de computadores da rede sem senha ou com acesso local. Em caso de dúvidas, solicitar orientação a STI;

- É proibido configurar ou alterar as configurações de rede e de acesso à Internet dos computadores do IDP. Em caso de dúvidas, solicitar orientação a STI;

- A STI se reserva o direito de bloquear a utilização de protocolos e portas de comunicação do protocolo TCP e de bloquear o acesso à Internet de determinados programas executáveis. Essas medidas podem ser tomadas sempre com o objetivo de manter um nível de segurança desejável.

- Todos os computadores do IDP devem ter antivírus instalado e atualizado periodicamente, sendo proibido desinstalar e utilizar computadores sem antivírus instalado. Em caso de dúvidas, solicitar orientação a STI;

- É expressamente vedada aos usuários a instalação ou remoção de programas de computador, componentes e periféricos nos computadores do IDP;

- É proibido aos usuários conectar quaisquer dispositivos eletrônicos, inclusive computadores pessoais ou de terceiros à rede coorporativa do IDP (inclusive laboratórios de informática), exceto Notebooks de professores. Estes Notebooks deverão, obrigatoriamente, ser enviados previamente a STI para checagem e reconfiguração e poderão ser utilizados apenas por professores;

- É proibido realizar conexões Dial-Up a partir de computadores conectados à rede.

Regras para utilização do Correio Eletrônico em laboratórios e salas de pesquisa

- Mensagens de correio eletrônico (e-mails) poderão ser acessadas nos laboratórios do IDP, utilizando ferramentas de Webmail (protocolo http e https);

- É proibido configurar e/ou manter configuradas contas de correio eletrônico nos programas gerenciadores de correio eletrônico instalados. Em caso de dúvidas solicitar orientação a STI;

- A STI se reserva o direito de bloquear o recebimento de anexos às mensagens dependendo do tipo de arquivo, tamanho, utilização de criptografia, compactação e extensões de arquivos suspeitas;

- Todas as mensagens recebidas de origem desconhecida deverão ser eliminadas imediatamente, sem leitura de seu conteúdo, para evitar contaminação por vírus e outros riscos;

- É proibida a utilização dos laboratórios e salas de pesquisa para fins ilegais, transmissão de material de qualquer forma censurável, que viole direitos de terceiros e leis aplicáveis;

- É proibida a utilização dos laboratórios e salas de pesquisa para transmitir mensagens conhecidas como Spam, JunkMail, correntes ou a distribuição de mensagens em massa;

- É terminantemente proibido aos representantes da STI, administradores de rede e/ou correio eletrônico ler mensagens de qualquer usuário, mesmo em serviços de manutenção e suporte técnico, exceto com expressa autorização do usuário que utiliza a conta de e-mail.

 

Regras para utilização da Internet (navegação) nos laboratórios e salas de pesquisa

- Todo o acesso à Internet através dos laboratórios e salas de pesquisa poderá ser controlado pela STI, com a realização de auditorias nas páginas (sites) consultadas.

- Serão desenvolvidos relatórios com nomes, páginas consultadas, tempo de consulta. Estes relatórios poderão enviados à Direção Geral para acompanhamento. Os usuários são responsáveis por toda a utilização da Internet em computadores iniciados com seu login e senha. Quando o usuário se afastar do computador deverá encerrar a sessão através do “logoff”.

- Não é permitido enviar, baixar (download) ou manter em pastas da rede arquivos de músicas, vídeo e arquivos executáveis em geral;

- Não é permitido o acesso a sites de Internet com conteúdo pornográfico, jogos, bate-papo, chat, blogger, cartoon, música, além de sites que contenha ferramentas ou regras para invasões de rede, quebra de criptografia, senhas ou outros eventos de quebra de segurança;

- A STI se reserva o direito de bloquear o acesso a sites com conteúdo não permitido. Caso o usuário de informática não concorde com o bloqueio de determinado site, deverá enviar o endereço bloqueado (URL) a STI através de mensagem de correio eletrônico para chamados@idp.edu.br, para análise e posterior liberação.

- É proibido o acesso a sites, a instalação e a utilização de programas de troca de mensagens instantâneas ou arquivos do tipo: ICQ, MSN Messenger, Yahoo Messenger, Bittorrent, Imesh, AudioGalaxy, AIM, Morpheus, Kaaza, Napster e outros.

 

Regras de conduta nos laboratórios de informática

- A utilização do Laboratório deve ser feita de modo a preservar suas instalações, mantendo o ambiente limpo e os equipamentos nas condições em que foi encontrado ao chegar;

- Os usuários de informática deverão manter uma conduta de respeito para com os professores, monitores e alunos, dirigindo-se a todos de forma cordial e educada, e fazendo suas solicitações de acordo com as normas estabelecidas pelo IDP;

- Durante as aulas no laboratório deve-se manter o silêncio, evitando conversas paralelas às explicações dos professores e quaisquer atividades não pertinentes;

- Os equipamentos devem ser usados de modo adequado ao aprendizado dos conteúdos propostos pelos professores;

- O Laboratório deve permanecer com a porta fechada.

- A entrada e saída do laboratório durante as aulas devem ser autorizadas pelos professores.

- O uso dos Laboratórios é liberado dentro do seu horário de funcionamento*, de acordo com disponibilidade de em função de reservas para aulas.

 

Não serão permitidos no Laboratório:

- a entrada de qualquer pessoa portando lanches, bebidas e cigarros acesos;

- a prática de jogos, eletrônico ou não, exceto jogos com objetivo pedagógico e previamente indicados por um professor;

- sentar sobre as mesas ou colocar os pés sobre as mesas e cadeiras;

- a presença em aulas nos laboratórios de alunos de outras turmas;

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Segunda a Sexta: 08h40 22h20
Sábado: 09h às 12h

- Existem horários reservados para realização de aulas nos Laboratórios de Informática.

DÚVIDAS E SUGESTÕES:
Em caso de dúvidas ou sugestões, favor entrar em contato com chamados@idp.edu.br