Seja Mestre também
pela maior Universidade de Portugal

Desde 2019, o IDP e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) têm trabalhado conjuntamente na promoção de iniciativas conjuntas para o ensino, a pesquisa e a extensão na área da Gestão Pública. Em julho de 2023, essa parceria alçou um novo patamar, com a assinatura de um Termo de Cooperação para a realização conjunta de um Programa de Formação Especializada em Gestão e Políticas Públicas.
Universidade de lisboa

Por meio desse Programa

Professores e estudantes dos Programas de Stricto Sensu do IDP terão acesso a uma Turma Exclusiva do Mestrado em Gestão e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa. Abre-se, assim, uma oportunidade única e exclusiva para os alunos de Mestrado e Doutorado do IDP, que poderão, no período regular de conclusão de seu programa, obter uma titulação internacional: Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa, título válido em toda a comunidade europeia.

Nossa parceria

A Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a maior Universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade. oferece a toda a sua comunidade uma das melhores e mais diversificadas ofertas formativas e promete ser uma experiência única de enriquecimento.

Aceitando a responsabilidade de tornar a cidade de Lisboa uma das grandes capitais europeias da cultura e da ciência. a ULisboa recebe todos os anos mais de 9.500 estudantes internacionais. cerca de 18.7% do total de estudantes. provenientes de mais de 100 países. que procuram uma educação de alta qualidade. bem como a cultura. o clima e a hospitalidade que Lisboa, e Portugal. têm para oferecer.

Como funciona o programa
de cooperação

Inscrição

Professores e alunos dos programas de Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) do IDP poderão se candidatar,entre os dias 20 de julho e 20 de agosto de 2023, para a Turma Exclusiva do Mestrado em Gestão e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa.

Acesse Último Edital →
Aproveitamento das Disciplinas

As disciplinas cursadas na ULisboa poderão ser aproveitadas como disciplinas optativas dos Programas de Mestrado do IDP (os critérios variam e podem ser conferidos com a Coordenação do respectivo programa).

Formato das Aulas

O curso será ministrado em formato intensivo, com aulas concentradas em dois módulos de 3 semanas (90 h/a). que ocorrerão nos meses de janeiro e julho de 2024. O primeiro desses módulos será ministrado na sede da Universidade de Lisboa. em Portugal. O segundo desses módulos será ministrado na sede do IDP, em Brasília. Todas as disciplinas do Programa de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa serão ministradas nesses dois períodos.

Duração do programa

A duração total do Programa do ISCSP é de 2(dois) anos. Estudantes de Mestrado do IDP que forem aprovados no Programa de Lisboa terão seu prazo máximo para conclusão do programa no IDP prorrogado em até 1 ano, sem custos adicionais.

Dissertação

A conclusão, com êxito, do Programa implica na aprovação de todas as disciplinas, além defesa de trabalho de natureza dissertativa sob orientação de um professor da ULisboa e um professor do IDP. O mesmo trabalho poderá ser aceito no programa de origem do estudante no IDP. cumpridas as regras regimentais.

Vagas

Serão oferecidas 20 vagas no âmbito do Programa. A ULisboa será a responsavel pela seleção final dos estudantes.

Investimento

O investimento no Programa é de:

a serem pagos diretamente para a ULisboa. Esse valor não inclui os custos com deslocamento e/ou hospedagem em Lisboa para o 1º Módulo do

Disciplinas

Programa de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa

  • Desenho e Implementação de Políticas Públicas

  • Gestão Estratégica e Políticas Públicas

  • Gestão Financeira e Fiscalidade

  • Metodologia de Investigação na Administração Pública

  • Temas Avançados em Gestão Pública

  • Processos de Decisão e Políticas Públicas

  • Avaliação de Políticas Públicas

  • Gestão da Informação e do Conhecimento

  • Gestão de Projetos

  • Reformas Administrativas e Políticas Públicas

  • Seminário - Projecto de Investigação

  • Gestão de Riscos e Auditoria Pública

Em Resumo

20 de julho a 20 de agosto.

Janeiro de 2024.

20

2 anos

3 semanas intensivas em janeiro de 2024 em Lisboa
3 semanas intensivas em julho de 2024 em Brasília

8.100,00 €

Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa.

Processo Seletivo

Para todos os detalhes a respeito do Programa, faça já o downlo

Acessar último edital →

Documentação
necessária

  • Certificado/diploma de conclusão do grau de graduação/mestrado e de cursos de pós-graduação:

  • Carta de motivação, expondo as razões de escolha do curso e indicação de proposta de tema a desenvolver no trabalho final de mestrado, fundamentada;

  • Duas cartas de recomendação, explanando o contexto do relacionamento acadêmico e/ou profissional com quem recomenda e a adequação do perfil do candidato ao curso predendido;

  • Curriculum Vitae;

  • Fotocópia do documento de identificação (Passaporte).