mestrado profissional

ECONOMIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO

Um curso pensado para servidores públicos e profissionais de áreas correlatas que buscam uma capacitação de alto nível sem abrir mão da continuidade de sua carreira profissional.

Mestrado Stricto Sensu Aprovado e Recomendado pela Capes
  • MODALIDADE
    MODALIDADE

    Mestrado Profissional

  • Horário das Aulas
    Horário das Aulas

    Sexta (14h00 às 21h40) e Sábado (9h00 às 17h40)

  • Início das Aulas
    Início das Aulas

    Março de 2024

  • CARGA HORÁRIA
    CARGA HORÁRIA

    600 horas


SOBRE O CURSO

A partir de uma visão interdisciplinar da Economia, o Mestrado Profissional em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento do IDP está organizado de forma a atender as demandas dos diversos perfis de servidores públicos e outros profissionais que atuam direta ou indiretamente com políticas públicas e gestão governamental.

UM PROGRAMA DE ENSINO BASEADO EM ESTUDOS DE CASO

Quer conhecer em detalhes as disciplinas do Programa de Mestrado em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento?

Acesse nosso programa

ÁREAS DE
INTERESSE

Nossa metodologia tem duas principais características: Estudos de Casos

Uma das principais características do MPE é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos de caso e de aplicações práticas do conhecimento à atuação profissional.

Aulas Concentradas às Sextas e Sábados

As disciplinas são oferecidas em formato concentrado nos seguintes horários:

Sexta
  • 14h00 às 17h40
  • 18h30 às 22h00
Sábado
  • 9h00 às 12h40
  • 14h às 17h40

Por ano, estão previstos em média 16 encontros de 2 dias de aula.

Acesse nosso modelo de calendário

Trajetória
no curso

Um currículo moderno e integrado.

Em muitas instituições, os Programas de Mestrado são altamente teóricos e especializados.

No IDP, não se trata apenas do que os alunos sabem, mas do que eles fazem com esse conhecimento. Estruturamos nosso currículo de forma a oferecer profundidade técnica nas áreas mais relevantes sob o ponto de vista do que os estudantes farão após a conclusão do seu Mestrado.

Confira sua trajetória de aprendizado no IDP:
1

1º Semestre

No primeiro semestre, os estudantes cursam as disciplinas obrigatórias do curso, que têm como objetivo conferir uma base sólida tanto em Microeconomia quanto em Macroeconomia, além de buscar capacitar o aluno para entender e aplicar instrumentos matemáticos e estatísticos básicos utilizados na compreensão e análise econômica.

2

2º Semestre

No segundo semestre, os estudantes cursam disciplinas optativas de sua escolha das diferentes áreas de interesse oferecidas no Mestrado (economia, instituições e desenvolvimento; law and economics; finanças e regulação e concorrência). Continuam, ainda, os estudos de Metodologia de Pesquisa, que culminarão na elaboração de seu Projeto de Dissertação.

3

3º Semestre

No terceiro semestre, os estudantes continuam a cursar disciplinas optativas. Com a entrega do Projeto ao final do 2º semestre, tem início a atividade de orientação por parte de um dos professores permanentes do Mestrado.

4

4º Semestre

Para os alunos que seguirem o fluxo regular, não há mais disciplinas a serem cursadas. Assim, o 4º Semestre é inteiramente dedicado à elaboração e defesa da Dissertação de Mestrado.

convênios
internacionais

O IDP estabelece convênios com universidades e institutos estrangeiros para dar ao aluno a oportunidade de vivenciar períodos de estudos e pesquisas internacionais. Os convênios firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em mais de 15 instituições de ensino em cerca de 6 países diferentes. Confira algumas instituições conveniadas e programas realizados!

Processo seletivo

SUA JORNADA COMEÇA AQUI

O processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2024 do Mestrado Profissional em Economia, Desenvolvimento e Políticas Públicas possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:

passo a passo

  • Conheça o Edital

    Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo.

  • Escreva seu currículo

    Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional.

  • Carta de Apresentação

    Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado.

  • Entrevista

    Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores.

Inscreva-se