Um Mestrado focado no
Mercado de Trabalho
Uma das principais características do MCD é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos de caso e à resolução de problemas práticos relacionados à criação, à gestão, ao monitoramento e à avaliação de estratégias de comunicação digital.
Além disso, os encontros presenciais ocorrem mensalmente e são concentrados às quintas, sextas e sábados, de forma a permitir a participação de profissionais que buscam conciliar a sua participação no mestrado com o exercício profissional.
Saiba mais sobre as principais características do Programa →-
MODALIDADE Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
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Horário das Aulas Quinta e Sexta (13h00 às 20h30) e Sábado (08h30 às 16h00)
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Início das Aulas Agosto de 2025
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CARGA HORÁRIA 540 horas
O QUE ESPERAR DOS PROGRAMAS DE MESTRADO DO IDP?
Aulas pensadas para
Profissionais
02/2025
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Formato que permite conciliar vida acadêmica e profissional
As aulas do Mestrado Comunicação Digital do IDP são mensais, acontecendo sempre às quintas, sextas e sábados.
Corpo Docente
O principal diferencial do MCD é, certamente, a qualificação do corpo docente, composto por professores que, além de se destacarem pela alta e diversificada qualificação acadêmica (100% de professores com Doutorado), também se caracterizam por uma trajetória profissional consolidada nas mais diferentes áreas da Comunicação.
Esse é um aspecto fundamental do programa, uma vez que permite expor, analisar e discutir com os estudantes as formas de aplicação do ferramental teórico exposto em cada uma das disciplinas à realidade da Comunicação em instituições públicas e privadas, o que acentua o caráter de formação profissional do curso.

Bruno Saboya Aragão
Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade de Brasília.
Especialista em Comportamento do Consumidor, Marketing Digital e Consumo Consciente.

Luciana Andrade
PhD em Comunicação Social (UFMG).
Pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM). Especialista em convergência midiática, comunicação digital, gestão de redes e mídias sociais, semiótica e transmídia.

Adriano Warken Floriani
Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília.
Diretor de Contas Públicas da InPress Oficina.

Miriam Wimmer
Doutora em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília.
Diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD

Edwaldo Costa
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo e pela Toronto Metropolitan University.
Trabalhou em diversos órgãos de imprensa nacional e internacional.

Taís Sebt
Doutora em Comunicação e Infomação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Experiência em diversos órgãos e veículos de imprensa (Zero Hora, Estado de São Paulo, O Globo, The Intercept, entre outros).

SUA JORNADA COMEÇA AQUI
O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2025 do Mestrado em Comunicação Digital possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:
PASSO A PASSO
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01
Conheça o Edital
Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo. -
02
Escreva o seu Currículo
Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional. -
03
Escreva sua Carta de Apresentação
Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado -
04
Realize uma Avaliação Oral
Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores
ÁREAS DE INTERESSE
Programa possui 4 Áreas de Interesse, que permitem aos estudantes dos mais diferentes backgrounds se aprofundarem em conhecimentos úteis para sua carreira acadêmica e profissional.
O estudante possui total liberdade para transitar entre as 4 áreas, escolhendo as disciplinas que lhe pareçam mais interessantes para sua carreira e para sua vida acadêmica e pessoal.
NEUROCIÊNCIA, MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
A área I oferece uma análise interdisciplinar das interações entre processos cerebrais e cognitivos, estratégias de marketing digital e comportamento. Combinando avanços recentes em neurociência com a dinâmica emergente do marketing digital, esta linha de pesquisa se propõe a elucidar os mecanismos cerebrais que influenciam as decisões de comportamento das pessoas no ambiente físico e digital.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DATA SCIENCE E COMUNICAÇÃO DIGITAL
A Área II analisa como a inteligência artificial e a ciência de dados podem ser utilizadas para otimizar a comunicação digital. A linha de pesquisa foca na aplicação dessas ferramentas para ampliar a precisão, a personalização e a eficiência na produção e disseminação de conteúdos, com ênfase em marketing, jornalismo e plataformas digitais.
MARKETING POLÍTICO E CAMPANHAS ELEITORAIS
A área III foca na análise e desenvolvimento de estratégias de marketing aplicadas a contextos políticos e campanhas eleitorais. A pesquisa nesta área abrange desde a criação e gestão de campanhas digitais até o estudo do comportamento do eleitorado, além do impacto da comunicação política nas redes sociais. A área também examina a utilização de dados e análise de tendências para a formulação de estratégias eleitorais eficazes.
COMUNICAÇÃO DIGITAL E MARKETING NO SETOR PÚBLICO
A área IV se concentra na aplicação dos conceitos de marketing e da comunicação no setor público, ao estudar o uso de estratégias e plataformas de comunicação digital nas organizações públicas, avaliando como elas influenciam a percepção do público sobre ações governamentais e políticas públicas. Além disso, há a análise de como as instituições governamentais e públicas adotam tecnologias de comunicação digital para melhorar a transparência, a eficiência e a participação dos cidadãos.
Oportunidades Internacionais




TITULAÇÃO INTERNACIONAL
A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a maior Universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade, oferece a toda a sua comunidade uma das melhores e mais diversificadas ofertas formativas e promete ser uma experiência única de enriquecimento.
Em 2023, o IDP firmou convênio internacional com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) que confere aos nossos estudantes de Mestrado e Doutorado acesso exclusivo também ao Mestrado em Gestão e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa. Abre-se, assim, uma oportunidade única e exclusiva para os alunos dos Programas de Stricto Sensu do IDP, que poderão, no período regular de conclusão de seu programa, obter também uma titulação internacional: Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa – título válido em toda a comunidade europeia.
Clique para mais informaçõesconvênios
internacionais
O IDP estabelece convênios com universidades e institutos estrangeiros para dar ao aluno a oportunidade de vivenciar períodos de estudos e pesquisas internacionais. Os convênios firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em mais de 15 instituições de ensino em cerca de 6 países diferentes. Confira algumas instituições conveniadas e programas realizados!






UMA ESTRUTURA
DE PONTA
O IDP convida você a conhecer sua estrutura de padrão internacional, com salas de aulas equipadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto.
O Programa de Mestrado em Comunicação é ministrado no Campus Asa Norte do IDP, um prédio com salas de aula modernas e totalmente equipadas. Nossa sede também conta com uma série de espaços de convivência, descanso e estudo, para que o IDP seja uma segunda casa para nossos alunos: um espaço em que eles tenham todo o apoio necessário para a construção de um futuro promissor.
descubra o campusO que os alunos do Mestrado em Comunicação Digital têm a dizer
Por que escolher o
Mestrado do IDP?
INSTITUIÇÕES MESTRADO
IDP
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Formato Concentrado
Aulas mensais, às quintas, sextas e sábados, permitindo conciliar o Mestrado com sua carreira.
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Metodologia baseada em Estudos de Caso
Uma abordagem de ensino única, focada na aplicações do conhecimento ao mundo real.
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Corpo Docente com Perfil Profissional
Professores que, além de uma sólida formação acadêmica, são referências profissionais em sua área de atuação.
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Equipe de Sucesso do Aluno
Equipe dedicada a auxiliar o aluno em suas atividades acadêmicas (elaboração de artigos, submissão, participação em congressos, etc.).
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Conexões incríveis
Facilitamos a colaboração e interação entre alunos e professores nas aulas e comunidade IDP para networking de qualidade.
