Mestrado em Direito

CONHEÇA O CURSO

  • Periodicidade: Semestral
  • Aulas: Durante a semana, especialmente às sextas e aos sábados

Com 10 anos de história, o Mestrado em Direito do IDP se firmou como um dos mais conceituados programas de pós-graduação stricto sensu no cenário nacional.

Contando com localização geográfica privilegiada, o curso se revela único por reunir em seu corpo docente juristas que efetivamente influenciam a construção doutrinária e jurisprudencial no Brasil, como Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal de Contas da União (TCU), representantes do Ministério Público (MP) e Advogados de destaque.

O programa permite que seus egressos se qualifiquem a atuar com protagonismo no meio acadêmico e no mercado de trabalho, a partir do aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos no campo do Direito .

João Bachur

Coordenador: João Bachur

Foi pesquisador visitante do Instituto de Filosofia da Universidade Livre de Berlim com bolsa de pós-doutorado da Fundação Alexander von Humboldt (2012-2013). Doutor (2009) e mestre (2004) em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Graduado em direito pela Universidade de São Paulo – USP (2001). Com experiência acadêmica em direito, teoria política, sociologia e filosofia da linguagem, tem publicações nacionais e internacionais nessas áreas.

Confira abaixo o passo a passo para ingresso no Mestrado do IDP.

1º Passo: Conhecendo o Edital

O primeiro passo para realizar sua inscrição no Mestrado é ler com atenção o Edital . O edital, em geral, é divulgado cerca de 3 meses antes do processo seletivo.

2º Passo: Escrevendo seu Currículo

O segundo passo para realizar sua inscrição é escrever o seu currículo. No currículo, é fundamental que você detalhe sua trajetória acadêmica e profissional, destacando as experiências mais significativas e enfatizando suas realizações.

A análise de currículo levará em conta os seguintes critérios para atribuição de uma nota global: (i) instituição de ensino em que o candidato tenha concluído a graduação; (ii) tempo de formado; (iii) atuação profissional; (iv) atividades extracurriculares realizadas ao longo da graduação, bem como cursos de extensão realizados após a graduação; e (v) eventuais publicações.

3º Passo: Escrevendo seu Pré-Projeto

O último passo é escrever o seu pré-projeto. Trata-se de um pré-projeto simplificado, em que você deve expor a sua idéia de pesquisa para a banca examinadora. Elementos pré e pós-textuais (ex. capa, folha de rosto, referências) não contam para o limite de páginas!

Seguem abaixo as instruções contidas no nosso Edital:

Os projetos de pesquisa serão avaliados em sua qualidade acadêmica, considerando: relevância do tema, clareza da exposição, coerência entre as ideias, competência da argumentação, completude da abordagem, capacidade crítica, grau de conhecimento da problemática jurídica abordada e correção no uso da linguagem.

Os projetos de pesquisa deverão ser apresentados seguindo os seguintes critérios:
a) Entre 7 e 10 laudas, incluindo bibliografia, em papel A4, margens padrão, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5. A capa deverá trazer o título do projeto, o nome do candidato e a linha de pesquisa correspondente.
b) Os projetos deverão ser organizados conforme a seguinte estrutura:

  • Introdução;
  • Objetivos: Geral e Específico;
  • Desenvolvimento Preliminar do Tema;
  • Índice Preliminar;
  • Bibliografia Preliminar.

4º Passo: Pronto! Agora é só se inscrever!

Pronto! Após ler com atenção o edital, preparar seu Currículo e escrever o seu Memorial e o seu Pré-projeto, é só clicar no botão abaixo, preencher os dados solicitados e realizar sua inscrição no processo seletivo

O Mestrado é composto por quatro sublinhas de pesquisa.

Entre as cinco disciplinas optativas que deverá cursar, o estudante tem total liberdade para optar por qualquer combinação de disciplinas das quatro sublinhas de pesquisa, de forma a melhor atender aos objetivos de sua pesquisa. Estimula-se, fortemente, que o estudante curse disciplinas de diferentes áreas de interesse, com vistas a ressaltar o caráter interdisciplinar da formação do mestrando.

André Callegari
Doutor em Direito - Advogado

André Callegari

Eugênio Pacelli Oliveira
Doutor em Direito - Advogado

Eugênio Pacelli Oliveira

Flavia Piovesan
Secretária de Direitos Humanos

Flavia Piovesan

Gilmar Mendes
Doutor em Direito - Ministro do STF

Gilmar Mendes

Luiz Wambier
Doutor em Direito - Advogado

Luiz Wambier

Paulo Gonet
Doutor em Direito - Subprocurador Geral da República

Paulo Gonet

Paulo de Tarso Sanseverino
Doutor em Direito - Ministro do STJ

Paulo de Tarso Sanseverino

Ricardo Cueva
Ministro do STJ

Ricardo Cueva

A Revista de Direito Público é uma publicação conjunta da Escola de Direito do IDP e a IOB, e é a revista oficial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do IDP e objetiva ser um espaço de atualização bibliográfica constante para a comunidade acadêmica, bem como de divulgação dos trabalhos publicados pelo corpo discente do Instituto. O programa de Mestrado do IDP e a linha editorial da revista contemplam as seguintes linhas de pesquisa:

a) Processo e Jurisdição Constitucional;

b) Direitos e Garantias Fundamentais.

Regimento Interno

PPC

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é um documento que contém todas as informações do curso. Nele, estão presentes a concepção do curso, princípios norteadores, objetivos do curso, perfil do egresso, metodologias de ensino, sistemas de avaliação, e estrutura curricular.

NOSSOS DIFERENCIAIS

O principal diferencial do Programa de Mestrado em Direito do IDP é, certamente, a qualidade do Corpo Docente. O Programa tem como professores alguns dos mais respeitados juristas e doutrinadores do país, todos com sólida trajetória acadêmica e vasta experiência profissional. Prima-se pela pluralidade e pela diversidade acadêmica e profissional Corpo Docente, que é formado por Ministros de Cortes Superiores, Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados e Pesquisadores.

Oferece-se ao aluno a liberdade para construir um plano de estudos que mais se adeque às suas necessidades e interesses acadêmicos e profissionais. Essa liberdade é garantida pela estrutura curricular, que é formada por 04 (quatro) disciplinas obrigatórias e 05 (cinco) disciplinas optativas. O curso regular é desenvolvido em 04 (quatro) semestres. As disciplinas são cursadas durante os dois primeiros semestres, e o aluno dedica os dois últimos semestres para a qualificação e defesa de sua dissertação. As disciplinas são oferecidas ao longo da semana, concentrando-se, porém, nas sextas e nos sábados, o que permite ao aluno conciliar sua participação no Mestrado com o seu exercício profissional.

O IDP oferece a seus alunos e ex-alunos a oportunidade de realizar programas de intercâmbio educacionais em renomadas instituições de ensino no exterior. Os convênios internacionais firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em cursos de pós-graduação e extensão das instituições de ensino conveniadas.

Convênios com faculdades de Administração Pública:


Convênios com faculdades de Direito:

Este mestrado é voltado para alunos que lidam direta ou indiretamente com a ciência jurídica nos mais diversos setores, tais como: na Academia, no Judiciário, no Legislativo, no Executivo, na Advocacia, no Setor Privado em geral e na Sociedade Civil.

AINDA COM DÚVIDAS?

Share This Course