fbpx

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Políticas Públicas e Desenvolvimento Burocrático: Desafios e Perspectivas

POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO BUROCRÁTICO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

 

EMENTA DO CURSO

Políticas Públicas como escolha sócio-político-econômica: é possível um equilíbrio? O desenvolvimento burocrático e seus impactos para as políticas públicas: percurso institucional e vieses analíticos; Burocracia e políticas públicas sob o viés institucional: a relação Estado-burocracia e sua relevância para as políticas públicas; Planejamento e gestão no Brasil contemporâneo: desenvolvimento burocrático e os desafios da intersetorialidade - a gestão da informação e o planejamento público via PPA; Burocracia e políticas públicas sob o viés mercadológico: a relação Estado-mercado e sua relevância para as políticas públicas; “Desenvolvimentismo”, neoliberalismo e subdesenvolvimento: as variáveis definidoras do “peso”; estatal; Burocracia e políticas públicas sob o viés societal: a relação Estado-sociedade e sua relevância para as políticas públicas; O desenvolvimento de instâncias participativas no Brasil: aproximando a sociedade da gerência estatal ?; As interfaces sócioestatais e seus impactos para a gestão pública; Em busca de uma síntese: a relação burocracia, mercado e sociedade na produção de políticas públicas - afinal, é possível obter um equilíbrio ? Arranjos Institucionais de Políticas Públicas; Capacidades Burocráticas e Políticas nas políticas públicas.

 

OBJETIVOS DO CURSO 

Compreender se, como e em que sentido o percurso histórico de desenvolvimento institucional das burocracias estatais pode afetar a produção de políticas públicas, tendo por fulcro a tríade relacional Estado-Estado, Estado-mercado e Estado-sociedade como base analítica orientadora. 

 

Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a:

- Identificar padrões de organização burocrática e os resultados passíveis de serem alcançados a partir dessa configuração;

- Propor mudanças específicas na forma pela qual a burocracia se organiza, tendo em vista o incremento das probabilidades de sucesso para determinada política pública;

- Analisar a relação entre a burocracia e agentes socioeconômicos, de forma a identificar parcerias passíveis de serem estabelecidas como função dos resultados a serem alcançados nas políticas públicas.

DOCENTES

Alexander Cambraia

Doutorado em Ciência Política, com ênfase em Burocracia e Gestão Governamental (UFMG). Tem experiência profissional em Planejamento, Implementação e Monitoramento/Avaliação de Políticas Públicas. Atualmente é Coordenador Técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); e Professor Titular do Mestrado Profissional em Administração Pública do IDP.

INVESTIMENTO

4 parcelas de R$ 626,28

CALENDÁRIO

Sexta: 18h30 às 22h00
Sábado: 14h00 às 17h40

30 e 31 de outubro
13 e 14 de novembro
27 e 28 de novembro
11 e 12 de dezembro