MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Políticas Públicas e Desenvolvimento Burocrático: Desafios e Perspectivas

POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO BUROCRÁTICO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

EMENTA DO CURSO

Políticas Públicas como escolha sócio-político-econômica: é possível um equilíbrio? O desenvolvimento burocrático e seus impactos para as políticas públicas: percurso institucional e vieses analíticos; Burocracia e políticas públicas sob o viés institucional: a relação Estado-burocracia e sua relevância para as políticas públicas; Planejamento e gestão no Brasil contemporâneo: desenvolvimento burocrático e os desafios da intersetorialidade - a gestão da informação e o planejamento público via PPA; Burocracia e políticas públicas sob o viés mercadológico: a relação Estado-mercado e sua relevância para as políticas públicas; “Desenvolvimentismo”, neoliberalismo e subdesenvolvimento: as variáveis definidoras do “peso”; estatal; Burocracia e políticas públicas sob o viés societal: a relação Estado-sociedade e sua relevância para as políticas públicas; O desenvolvimento de instâncias participativas no Brasil: aproximando a sociedade da gerência estatal ?; As interfaces sócioestatais e seus impactos para a gestão pública; Em busca de uma síntese: a relação burocracia, mercado e sociedade na produção de políticas públicas - afinal, é possível obter um equilíbrio ? Arranjos Institucionais de Políticas Públicas; Capacidades Burocráticas e Políticas nas políticas públicas.

OBJETIVOS DO CURSO

Compreender se, como e em que sentido o percurso histórico de desenvolvimento institucional das burocracias estatais pode afetar a produção de políticas públicas, tendo por fulcro a tríade relacional Estado-Estado, Estado-mercado e Estado-sociedade como base analítica orientadora.

Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a:

- Identificar padrões de organização burocrática e os resultados passíveis de serem alcançados a partir dessa configuração;

- Propor mudanças específicas na forma pela qual a burocracia se organiza, tendo em vista o incremento das probabilidades de sucesso para determinada política pública;

- Analisar a relação entre a burocracia e agentes socioeconômicos, de forma a identificar parcerias passíveis de serem estabelecidas como função dos resultados a serem alcançados nas políticas públicas.

Alexander Cambraia

Doutorado em Ciência Política, com ênfase em Burocracia e Gestão Governamental (UFMG). Tem experiência profissional em Planejamento, Implementação e Monitoramento/Avaliação de Políticas Públicas. Atualmente é Coordenador Técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); e Professor Titular do Mestrado Profissional em Administração Pública do IDP.

4 parcelas de R$ 626,28

CALENDÁRIO