fbpx

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Reformas Econômicas e Desenvolvimento

Tópicos especiais em políticas públicas: reformas econômicas e desenvolvimento

 

Ementa:

Reformas econômicas e desenvolvimento. A economia política das reformas econômicas. Reforma trabalhista. Reforma tributária. Reformas  microeconômicas e ambiente de negócios. Reforma administrativa. Reforma da previdência.

 

Objetivos:

O objetivo geral do curso é discutir as reformas econômicas em debate no Brasil contemporâneo e suas implicações para o desenvolvimento do país. Os objetivos específicos envolvem discussões sobre os seguintes tópicos:

 Reformas econômicas: fundamentos teóricos
 Panorama das reformas econômicas no Brasil contemporâneo e políticas
econômicas em resposta à pandemia da Covid-19
 Reforma trabalhista
 Reforma tributária
 Reformas microeconômicas e ambiente de negócios
 Reforma administrativa
 Reforma da previdência

DOCENTES

Luiz Ricardo Cavalcante

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2004) com estágio de pesquisa na University of Illinois at Urbana-Champaign. Atualmente é Consultor Legislativo do Senado Federal na área de economia. Atuou como Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2009 e 2014. Foi Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência nas áreas de desenvolvimento regional, ciência, tecnologia e inovação e finanças, nas quais tem diversas publicações em livros e periódicos.

Pedro Fernando Nery

Doutor, Mestre e Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). É Consultor Legislativo do Senado Federal em temas de Economia do Trabalho, Renda e Previdência – com atuação direta nas reformas trabalhista e da Previdência. É colunista semanal do jornal O Estado de São Paulo e autor do livro Reforma da Previdência – Por que o Brasil Não Pode Esperar? Recebeu o prêmio Edgardo Buscaglia Award on Empirical Research in Law and Economics (2013), conferido pela Associação Latino Americana e Ibérica de Direito e Economia (ALACDE).

INVESTIMENTO

4 parcelas de R$ 626,28

CALENDÁRIO

Sexta: 18h30 às 22h00
Sábado: 14h00 às 17h40

06 e 07 de novembro
20 e 21 de novembro
04 e 05 de dezembro
18 e 19 de dezembro