IDP

MESTRADO PROFISSIONAL

Economia

Modalidade

Mestrado Profissional

Turno

Sextas (tarde/noite) e aos sábados (manhã/tarde)

Início das aulas

Agosto/2021

Carga Horária

600 horas

Economia

Conheça o Curso

A partir de uma visão interdisciplinar da Economia, o Mestrado Profissional em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento do IDP (MPE-IDP) está organizado de forma a atender as demandas dos diversos perfis de servidores públicos e outros profissionais que atuam direta ou indiretamente com políticas públicas e gestão governamental. O MPE-IDP é um mestrado stricto sensu, aprovado e recomendado pela CAPES, que privilegia a aplicação do conhecimento teórico à solução de problemas relacionados à formulação, ao monitoramento e à avaliação de políticas públicas e à gestão governamental.

Avise-me

Quer conhecer em detalhes as disciplinas
do MESTRADO PROFISSIONAL em Economia?

CORPO DOCENTE

ADOLFO SACHSIDA

Pós-Doutor em Economia.
Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia

Lattes

ADONIAS EVARISTO DA COSTA FILHO

Doutor em Economia.
Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional

Lattes

ALEXANDRE XAVIER YWATA DE CARVALHO

Doutor em Estatística.
Vice-Presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos na Caixa Econômica Federal

Lattes

CARLOS EDUARDO GASPARINI

Doutor em Economia.
Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento

Lattes

GUILHERME MENDES RESENDE

Doutor em Economia.
Economista-chefe do CADE

Lattes

GUSTAVO JOSÉ DE GUIMARÃES

Doutor em Economia.
Secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia.

Lattes

José Luiz Rossi Junior

Doutor em Economia.
Economista-Pais no BID

Lattes

LEONARDO MONASTÉRIO

Doutor em Desenvolvimento Econômico,
pesquisador de carreira do IPEA e atualmente coordenador-geral de Ciência de Dados da ENAP.

Lattes

PEDRO NERY

Doutor em Economia
Consultor Legislativo do Senado Federal, na área de Economia do Trabalho.

Lattes

ROGÉRIO BOUERI MIRANDA

Doutor em Economia.
Subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia

Lattes

SÉRGIO JURANDYR MACHADO

Mestre em Finanças e Doutor em Administração de Empresas.
Auditor de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional.

Lattes

SÉRGIO RICARDO DE BRITO GADELHA

Pós-Doutorando em Economia,
Coordenador-Geral de Modelos e Previsões Econômico-Fiscais na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

Lattes

Coordenação e Equipe

Clique e conheça os Coordenadores e a Equipe do Mestrado Profissional em Economia do IDP.

Thiago Costa Monteiro Caldeira – Coordenador Executivo

José Luiz Rossi Júnior – Coordenador Acadêmico

Mathias Schneid Tessmann

Eduarda Miller de Figueiredo

DISCENTES

O corpo discente do Programa de Mestrado Profissional em Economia do IDP é preponderantemente formado por servidores públicos e profissionais da inciativa privada, que almejam lidar com a crescente complexidade da esfera das políticas públicas e gestão governamental. Clique e conheça nosso atual corpo discente.

Lista de Discentes

Estrutura curricular

O processo formativo do Programa, fortemente influenciado por uma perspectiva interdisciplinar, contempla disciplinas que relacionam o conhecimento específico da área de Economia com outras áreas, como Ciência Política, Administração Pública e Direito. Clique e conheça o ementário do curso.

Disciplinas Obrigatórias

ESTATÍSTICA E INTRODUÇÃO À ECONOMETRIA

O objetivo deste curso é apresentar aos alunos os conceitos fundamentais, tradicionalmente utilizados, em análise estatística aplicada à avaliação de políticas públicas. Além disso, será introduzido o software estatístico livre R; essa será a ferramenta básica para o tratamento e análise de dados no curso. Entre as vantagens na utilização do R, incluem-se: reprodutibilidade das análises; software livre, não havendo necessidade de compra de licença; contém uma grande variedade de recursos analíticos e gráficos; é o software mais utilizado no mundo para análise de dados. Para melhor visualização de alguns dos conceitos para análises de dados, quando necessário, será utilizado também o software Excel.

Link para Ementa

FUNDAMENTOS DE MACROECONOMIA

O curso tem como objetivo analisar os determinantes do crescimento econômico, das flutuações de curto prazo da economia e aspectos relevantes sobre o impacto e implementação das principais políticas econômicas: fiscal e monetária. O curso também deverá preparar o aluno para entender as fontes de crescimento de longo prazo de um país, as causas dos ciclos econômicos e as políticas públicas necessárias para um crescimento sustentável. Além disso, o aluno deverá compreender os mecanismos pelos quais as políticas fiscal e monetária afetam o crescimento do país e como podemos aprimorá-la.

Link para Ementa

FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA

O objetivo principal da disciplina é expor de forma detalhada teorias fundamentais da teoria microeconômica moderna necessárias para a formação no mestrado profissional em economia. O primeiro módulo da disciplina centra-se nas teorias clássicas da escolha individual e do comportamento dos consumidores. O segundo módulo discute a teoria da firma e as estruturas de mercado. Por sua vez, módulo três do curso faz uma análise cuidadosa de tomada de decisão sob a incerteza e equilíbrio geral. Por fim, no módulo quatro será dada especial ênfase às aplicações econômicas e desenvolvimentos recentes da microeconomia.

Link para Ementa

MÉTODOLOGIA CIÉNTIFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA

O objetivo geral do curso é apresentar o processo de produção científica na área de ciências sociais aplicadas, em particular, na área de Economia. A fim de alcançar esse objetivo, procura-se capacitar os participantes para conhecer e compreender o discurso teórico-científico, visando a aplicação dos métodos e técnicas necessários à organização e a produção de um trabalho científico. A disciplina aborda técnicas de pesquisa, discussões de metodologia em vários ramos das ciências sociais aplicadas e passos necessários à elaboração de um projeto de pesquisa. Em resumo, desenvolver, executar e concluir um projeto de pesquisa.

Link para Ementa

MÉTODOS QUANTITATIVOS

O objetivo deste curso é habilitar os discentes a trabalhar com conceitos matemáticos que serão utilizados nas disciplinas subsequentes, tais como, Microeconomia, Macroeconomia, Econometria, entre outras. Ao decorrer da disciplina serão trabalhados os seguintes tópicos: Matrizes e determinantes; Matriz de insumo-produto de Leontief; Limites e Derivadas; Derivadas parciais e de segunda ordem; Maximização irrestrita e restrita e Integrais.

Link para Ementa

Disciplinas Optativas

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DE EMPRESAS

A disciplina objetiva fazer uma conexão entre aspectos da teoria de finanças corporativas e da teoria microeconômica, com ênfase nos impactos da regulação sobre o desempenho econômico-financeiro da empresa regulada.

Link para Ementa

ANÁLISE DE EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE

O objetivo dessa disciplina é habilitar os discentes a discutir, analisar e aplicar os principais conceitos referentes à avaliação de eficiência e de produtividade por meio de fronteiras estocásticas e da Análise de Envoltória de Dados (DEA).

Link para Ementa

AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Introdução às técnicas de avaliação de políticas públicas, causalidade e a econometria tradicional, randomized control trials, variáveis instrumentais, propensity score matching, LATE, Diferenças em diferenças, regressões com descontinuidade, Propensity Score Generalizado.

Link para Ementa

AVALIAÇÃO DE IMPACTO EM POLÍTICAS SOCIAIS

Apresentação dos tipos de abordagens metodológicas de avaliação de políticas públicas e programas sociais e exposição de conceitos como: experimentos, pareamento, diferenças em diferenças, variáveis instrumentais e regressão descontínua, assim como discussão de suas aplicações na avaliação de políticas públicas

Link para Ementa

AVALIAÇÃO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS

A disciplina tem como objetivo discutir a utilidade e aplicabilidade de diferentes enfoques e métodos na avaliação econômica de projetos de investimento e na determinação do valor de empresas ou de suas unidades de negócios.

Link para Ementa

BIG DATA E ANÁLISE ECONÔMICA

O objetivo do curso é apresentar, de forma prática, os princípios, técnicas e ferramentas atuais de análise empírica de grandes bancos de dados (registros administrativos, pesquisas amostrais ou bases não usuais). A ênfase estará na aquisição de habilidades de obtenção de dados, sua limpeza, visualização, análise e modelagem de dados, bem como no registro de projetos. É um curso aplicado em que os desafios reais da análise de dados serão discutidos e enfrentados.

Link para Ementa

COMPORTAMENTO HUMANO E O DESENHO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Apresentar a evolução e os principais conceitos do campo das ciências comportamentais e suas implicações para a prática das políticas públicas. Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de aplicar o instrumental teórico e conceitual abordado ao aprimoramento de políticas públicas em situações concretas.

Link para Ementa

ECONOMIA APLICADA À DEFEESA DA CONCORRÊNCIA

O objetivo principal da disciplina é expor de forma detalhada conceitos fundamentais de economia da defesa concorrência. Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a entender as estruturas de mercado e compreender conceitos de economia da defesa da concorrência, diferenciar condutas anticompetitivas e suas características, entender fundamentos teóricos e práticos de uma análise concorrencial de atos de concentração e condutas anticompetitivas e ter capacidade na solução de casos práticos.

Link para Ementa

ECONOMIA BRASILEIRA

Estudo dos aspectos característicos e históricos da evolução da economia brasileira, abordando os seguintes tópicos: evolução histórica; política econômica em vários períodos; influências externas; condicionantes políticos e os diferentes modelos teóricos interpretativos.

Link para Ementa

ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO

Macroeconomia do agronegócio; Política agrícola; Crédito do agronegócio – crédito oficial; Crédito do agronegócio – títulos privados; Tributação do agronegócio; Risco agropecuário – seguros; Risco agropecuário – opções e futuros; Sustentabilidade do agronegócio.

Link para Ementa

ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO: CONCORRÊNCIA E TEORIA DOS JOGOS

O objetivo principal da disciplina é expor de forma detalhada conceitos fundamentais de economia da defesa concorrência e teoria dos jogos. O primeiro módulo da disciplina centra-se na análise das estruturas de mercado e poder mercado, além de fazer uma contextualização da defesa da concorrência no Brasil e o procedimento de análise de atos de concentração no CADE. O segundo módulo discute os métodos para definição de mercado relevante, índices de concentração de mercado, diferentes métodos para análise de efeitos unilaterais em atos de concentração e remédios antitruste. Por sua vez, o módulo três do curso estuda a teoria dos jogos e estratégia competitiva das empresas, além de detalhar a análise de efeitos de condutas potencialmente anticompetitivas e fazer uma análise de práticas colusivas (técnicas de detecção e cálculos de danos em cartel). Por fim, no módulo quatro, será dada especial ênfase aos desenvolvimentos recentes da análise econômica na defesa da concorrência: a economia das plataformas digitais.

Link para Ementa

ECONOMIA DO TRABALHO E DA SEGURIDADE

O objetivo principal do curso consiste na compreensão do conceito e abrangência da Seguridade Social no Brasil, bem como na determinação dos principais elementos que constituem seu arcabouço institucional. A partir desse entendimento, busca-se o desenvolvimento de reflexão crítica sobre as diferentes dimensões da Seguridade Social no Brasil, de maneira a permitir a elaboração de análises de seus diferentes aspectos: institucionais, fiscais e distributivos.

Link para Ementa

FINANÇAS APLICADAS

Fatos estilizados em Finanças; Retornos no Brasil; Retorno e Risco; Alocação de Capital; Construção de Portfólios; CAPM e APT; Eficiência de Mercado; Asset Pricing e Racionalidade; Finanças Comportamentais; Renda Fixa e ETTJ; Carry Trade.

Link para Ementa

FINANÇAS PÚBLICAS DO BRASIL

Finanças públicas no Brasil. Receitas e despesas da União. Resultado primário. Dívida pública. Composição das receitas. Problemas do sistema tributário nacional. Reforma tributária. Composição das despesas. Peso e evolução das despesas previdenciárias. Reforma previdenciária. Gastos sociais e efeito sobre a regressividade. Gastos com pessoal e reforma previdenciária. Limite de gastos. Espaço fiscal. Balanço Geral da União. Relação entre Tesouro e Banco Central. Subsídios e gastos tributários, estatais e privatização, questões federativas e finanças estaduais.

Link para Ementa

LAW AND ECONOMICS

A Análise Econômica do Direito, por meio da aplicação principalmente da microeconomia e da economia do bem-estar social, disponibiliza uma teoria comportamental baseada em como as pessoas respondem a incentivos para se examinar a formação e os impactos da legislação e da atuação governamental. Nesse sentido, serão estudados, além dos tradicionais assuntos de Law and Economics, como teoria econômica da propriedade, dos contratos, da responsabilidade civil, do processo penal e do processo judicial, temas relacionados com as seguintes áreas: Nova Economia Institucional, Teoria dos Jogos e Avaliação de políticas públicas ex ante e ex post.

Link para Ementa

MACROECONOMETRIA

O objetivo geral da disciplina é desenvolver os conceitos principais da análise de séries temporais nos fenômenos macroeconômicos. A disciplina tem como objetivos específicos preparar o aluno com o ferramental econométrico para descrever o comportamento de series econômicas, além de permitir ao aluno noções básicas de previsão econômica. Esse curso cobre os métodos básicos e a moderna teoria de séries temporais, ao mesmo tempo em que fornece uma base para pesquisas aplicadas.

Link para Ementa

MACROECONOMIA E FINANÇAS INTERNACIONAIS

Macroeconomia e Finanças Internacionais O objetivo deste curso é fornecer uma sólida introdução à análise macroeconômica e às finanças internacionais. Nosso foco será sobre os modelos e métodos que formam o núcleo da macroeconomia moderna de economia aberta. O objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão do que é a macroeconomia e como os macroeconomistas abordam os problemas de política econômica em uma economia aberta.

Link para Ementa

SETOR PÚBLICO I: FALHAS DE MERCADO E REGULAÇÃO

O objetivo do curso é familiarizar o aluno com os principais mecanismos relacionados a falhas de mercado e possíveis formas de correção desse problema via regulação. Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a: identificar falhas de mercado, identificar situações onde o governo pode melhorar a alocação de mercado e usar uma série de instrumentos econômicos para corrigir falhas de mercado.

Link para Ementa

TÓPICOS EM MACROECONOMIA: CRESCIMENTO ECONÔMICO

O objetivo do curso é introduzir os alunos na problemática relativa ao crescimento econômico. Para tanto, serão dados os fundamentos da teoria, bem como os diversos modelos de crescimento econômico.

Link para Ementa

TÓPICOS EM POLÍTICA FISCAL

O objetivo é oferecer aos alunos as bases teóricas para entender o debate sobre política fiscal na mídia, e eventualmente desenvolver pesquisas na área. Serão apresentados os principais artigos e seus resultados.

Link para Ementa

TÓPICOS ESPECIAIS - GRANDES TEMAS DA ECONOMIA

O principal objetivo do curso será apresentar um panorama sobre os principais desafios da agenda econômica nacional, particularmente em um contexto de crise. A estruturação do curso, com a participação de um professor convidado por encontro, tem como objetivo apresentar aos estudantes visões diferentes sobre o papel do Estado na crise atual e sobre o impacto da crise no futuro da economia brasileira.

Link para Ementa

TÓPICOS ESPECIAIS EM JUROS E CÂMBIO

O curso aborda tópicos em juros e câmbio que estão dispersos nas literaturas de macroeconomia, economia internacional e finanças. O objetivo é oferecer aos alunos as bases teóricas para entender o noticiário sobre macroeconomia e finanças, e eventualmente desenvolver pesquisas na área.

Link para Ementa

Egressos

No período entre a sua fundação em 19 e dezembro de 2020, o Programa de Mestrado Profissional em Economia do IDP titulou 20 mestres, com trabalhos que abordam os três Poderes da República e os três níveis da federação. Navegue e conheça mais sobre os trabalhos defendidos, artigos publicados e sobre a trajetória de nossos egressos!

Rede IDP Alumini
+

O Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública do IDP possui a Rede Alumni, que consiste em um conjunto de iniciativas exclusivamente voltadas à comunidade egressa do Programa.

Clique e conheça!

Produção Intelectual
+

Acesse aqui

Dissertações
+

Acesse aqui

Depoimentos

Alexandre Vasconcelos

Mestrado de Economia

Processo seletivo

Saiba como ingressar no processo seletivo para o mestrado profissional em Economia

1
Conheça o edital

Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo.

2
Escreva seu currículo

Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional. Você pode usar o modelo de currículo da sua preferência. No e-book “Guia para elaborar seu currículo & memorial” apresentamos um modelo de currículo. Fique à vontade para usá-lo.

3
Memorial

O Memorial é um documento que descreve e analisa os principais acontecimentos da trajetória acadêmica e profissional do candidato, especialmente aqueles mais significativos em relação aos objetivos do candidato ao cursar o Mestrado. No nosso ebook, você encontra também dois modelos de memorial.

4
Inscreva-se

Após seguir os passos anteriores, é só clicar no botão abaixo, preencher os dados solicitados e realizar sua inscrição no processo seletivo.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

4

SEMESTRES

24

ENCONTROS PRESENCIAIS
(sexta e sábado)

5

ÁREAS DE INTERESSE

+25

DISCIPLINAS OPTATIVAS

EXPERIÊNCIA IDP - AULA ABERTA

Que tal experimentar ser nosso aluno? Na Experiência IDP, você assiste ao vivo uma aula do Mestrado Profissional em Economia, de forma gratuita.

SAIBA MAIS

ALUNO ESPECIAL

É a oportunidade de cursar algumas disciplinas do nosso Mestrado Profissional em Economia, tendo contato com nossos professores e metodologia. Num futuro ingresso no curso completo, as disciplinas podem ser aproveitadas!

SAIBA MAIS

OPEN DAY MESTRADOS

Um evento que promove o encontro entre você, nosso futuro aluno, e os nossos coordenadores e professores, que trazem todos os detalhes do curso. É o momento ideal para tirar todas as suas dúvidas!

SAIBA MAIS

CONVÊNIOS INTERNACIONAIS

O IDP estabelece convênios com universidades e institutos estrangeiros para dar ao aluno a oportunidade de vivenciar períodos de estudos e pesquisas internacionais. Os convênios firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em mais de 15 instituições de ensino em cerca de 6 países diferentes. Confira algumas instituições conveniadas e programas realizados!

University of California, Berkeley George Mason University Universidad de Granada Universidade de Lisboa Universidade de Macau The University of Oklahoma

CONHEÇA O IDP

Turmas Reduzidas

Turmas reduzidas em todos os níveis de ensino. Maior networking e contato entre professores e alunos.

Infraestrutura de Excelência

Salas de aula, laboratórios e salas de estudos amplas e modernas, que facilitam a troca e o aprendizado dos estudantes.

Foco no Mercado de Trabalho

Metodologia de Ensino baseada em estudos de caso, em que a aquisição de conhecimentos e habilidades ocorre por meio da resolução de problemas reais.

Materiais gratuitos

Conheça os e-books que preparamos para você.

Atividades de pesquisa

A pesquisa é um dos grandes pilares do processo formativo do Mestrado Profissional em Economia do IDP. O PPG investe na qualificação da produção intelectual de docentes, discentes e egressos com uma série de iniciativas, como grupos de pesquisa, workshops e financiamento direto à pesquisa.

Impacto e Visibilidade

O Programa de Mestrado Profissional em Economia do IDP tem feito uma diferença positiva não apenas na formação acadêmica do seu corpo discente, mas também em produzir ações de impacto e caráter inovador, tanto na sua produção intelectual, quanto na atuação profissional do NDP e discentes e egressos. Clique e confira ações de impacto social, econômico e cultural e visibilidade junto à comunidade externa.

Notícias

Open Class

Idealizado pelo Prof. Caio Resende, Professor do Mestrado Profissional em Economia, o Open Class consiste no oferecimento de minicursos gratuitos e abertos a comunidade nas áreas de administração pública, comunicação, direito e economia. Os cursos são ministrados ao vivo, online e com certificação do IDP. Clique e conheça os cursos com temática ligada à Economia.

Governança no Setor Público
Aprenda a programar em Data Science
Mercado Financeiro
Soluções em Deep Learning
Introdução à Análise de Dados em Ciências Sociais
Gestão Estratégica de ESG e de Compliance
Ciência de Dados do Setor Público
Criação de Laboratórios de Inovação no Setor Público
Aprenda Stata On-line
A arte de ensinar – O que fazem os bons professores?
Empreendedorismo além do palco – Tudo que você precisa saber antes de escolher empreender
Políticas Públicas e desigualdades: os desafios impostos pela pandemia da COVID-19
Democracia: quem é que manda na história?

Espaço Aberto

O “Espaço Aberto IDP” é um projeto que lança Minicursos Gratuitos e Abertos ao Público, nas áreas de Administração Pública, Economia e Direito. É resultado de uma parceria dos Programas de Mestrado do IDP e tem como objetivo principal contribuir para a qualidade do debate público, oferecendo à sociedade conhecimento técnico e científico rigoroso sobre temas atuais das mais diferentes áreas do conhecimento.

ACESSE OS CURSOS DO ESPAÇO ABERTO

O Laboratório de Avaliação & Inovação em Políticas Públicas (LAIPP) é uma iniciativa do Programa de Mestrado Profissional em Economia do IDP que tem como objetivo formar uma grande rede de pesquisadores de diversas instituições do Brasil, construindo um ambiente colaborativo cujo impacto potencial é fazer chegar aos gestores públicos o conhecimento decorrente de experimentos inovadores publicados nos mais conceituados journals científicos internacionais nas áreas de políticas públicas. Clique e veja mais.

PODCASTS

Os podcasts refletem a busca por formas inovadoras de traduzir o conhecimento acadêmico e compartilhá-lo com a sociedade. Clique e conheça os podcasts do IDP que contam com a participação direta do Programa de Mestrado Profissional em Economia. Confira!

Nossas Publicações

REVISTA DE GESTÃO, ECONOMIA E NEGÓCIOS - REGEN

A Revista de Gestão, Economia e Negócios - REGEN - é o periódico científico da Escola de Gestão, Economia e Negócios do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP. Com processo de submissões contínuas e periodicidade semestral, possui interesse em artigos originais, nos idiomas português e inglês e que abordem os temas correlatos à gestão, economia e negócios.

Última edição

BOLETIM DE ECONOMIA EMPÍRICA

O Boletim Economia Empírica é o periódico oficial do Grupo de Pesquisa Economia Empírica, ligado aos Programas de Mestrado em Economia e Administração Pública do IDP. Possui publicação bimestral contendo artigos, working papers, ensaios, textos para discussão e pareceres técnicos enxutos sobre os diversos temas que possuem interface com a Ciência Econômica. Tem interesse em publicações inéditas e serve como meio de divulgação da produção científica interna e externa.

Última edição Edições anteriores

Escola de Gestão, Economia e Negócios | IDP

A Escola de Gestão, Economia e Negócios (EGEN/IDP) reúne os cursos de graduação em Administração e Economia e os Programas de Mestrados Profissionais em Administração Pública e em Economia. Clique e confira!

A Escola de Gestão, Economia e Negócios (EGEN/IDP) reúne os cursos de graduação em Administração e Economia e os Programas de Mestrados Profissionais em Administração Pública e em Economia. Clique e confira!

Blog da EGEN

Credenciamento da Instituição:
Download
Recredenciamento da Instituição:
Download
Unificação das Mantidas:
Download
Regimento Interno
Download
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é um documento que contém todas as informações do curso. Nele, estão presentes a concepção do curso, princípios norteadores, objetivos do curso, perfil do egresso, metodologias de ensino, sistemas de avaliação, e estrutura curricular.
Download

Fale com o consultor

Olá, sou o Túlio, consultor de relacionamento do mestrado profissional em Economia. Quer conversar mais sobre o curso?
Deixe seus contatos abaixo para um atendimento personalizado.