MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA

Big Data e Análise Econômica

BIG DATA E ANÁLISE ECONÔMICA

EMENTA DO CURSO

Pesquisa reprodutível; controle de alterações; prática de pesquisa empírica; introdução ao RStudio e ao tidyverse; acesso e preparação de big data; análise exploratória de dados quantitativos; análise de textos e introdução ao aprendizado por máquina (machine learning); apresentação visual ; produção de relatórios; Big Data e Análise Econômica.

OBJETIVOS DO CURSO

O objetivo do curso é apresentar, de forma prática, os princípios, técnicas e ferramentas atuais de análise empírica de grandes bancos de dados (registros administrativos, pesquisas amostrais ou bases não usuais) . A ênfase estará na aquisição de habilidades de obtenção de dados, sua limpeza, visualização, análise e modelagem de dados, bem como no registro de projetos. É um curso aplicado em que os desafios reais da análise de dados serão discutidos e enfrentados. Em suma, almeja-se que o aluno adquira as ferramentas para desenvolver a parte empírica de um projeto que envolva Big Data.

Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a:

- Utilizar as ferramentas modernas de limpeza, transformação e análise e apresentação de dados (R, RStudio, tidyverse);

- Criar projetos de pesquisas reprodutível e controlar as suas alterações (Github);

- Ser capaz de identificar padrões e criar mecanismos simples de classificação de aprendizado por máquina.

Leonardo Monastério

Possui graduação em Ciências Econômicas na UFRJ (1992), mestrado em Economia pela UFRGS (1995) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2002), com estágio sanduíche na University of Cambridge. Foi professor visitante na University of London (2006-2007) e pesquisador visitante no Departamento de Economia da University of California -Los Angeles (2015-2016). É pesquisador de carreira do Ipea, foi coordenador de avaliação de políticas públicas da instituição e, desde 2019, coordenador-geral de Ciência de Dados da ENAP.

4 parcelas de R$ 626,28

CALENDÁRIO