IDP

Conheça nossos projetos de pesquisa

Análise de Eficiência e Produtividade

Utilizando o ferramental conhecido como Análise Envoltória de Dados (DEA) e Análise de Fronteira Estocástica (SFA) busca-se discutir e analisar a eficiência em diversos setores como o bancário, aviação civil, entre outros. Da mesma maneira busca-se estimar a ocorrência de fenômenos sociais como mortes no trânsito em rodovias federais.

Economia, Instituições e Desenvolvimento

Os recursos públicos são escassos e as decisões sobre como utilizá-los devem ser baseadas pela compreensão de quão bem os programas e políticas públicas produzem os resultados desejados. Este é justamente o objetivo desse projeto de pesquisa: analisar e compreender os principais determinantes do desenvolvimento econômico, bem como o papel do Estado nesse processo. Nesse contexto, são desenvolvidas pesquisas envolvendo Macroeconomia, Crescimento Econômico, Federalismo Fiscal, Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais e Desenvolvimento Regional.

Evidências Regionais da Lei de Okun para os Estados Brasileiros e Spillovers entre Estados Vizinhos

O projeto buscará identificar evidências da Lei de Okun para os estados Brasileiros. Para isso, utilizaremos dados de desemprego e produto interno bruto dos vinte e sete estados federativos brasileiros que compõem as cinco regiões do país - sul, sudeste, centro oeste, norte e nordeste -. Após estimar o coeficiente de Okun em cada um desses estados será utilizada a metodologia SARMA (spatial autorregressive and moving average) para verificar os transbordamentos - comumente chamados de spillovers pela literatura - de produção e emprego que ocorrem entre esses estados. Com isso poderá ser identificada a sensibilidade que a produção de cada unidade da federação possui em relação ao seu desemprego assim como a conectividade que há entre as economias dessas unidades.

Finanças

O projeto busca fornecer aos profissionais e interessados em economia e finanças aplicações acadêmicas em teoria econômica, finanças públicas e privadas e sistema financeiro. Para isso, são apresentadas ao mestrando as teorias e aplicações mais recentes no campo das políticas de crédito, moeda e juros, assim como as ferramentas e instrumentos comumente utilizados em administração financeira e avaliação de projetos, valuations, apreçamento de ativos, previsão e transferência de volatilidade entre ativos.

Law and Economics, Regulação e Concorrência

O projeto de pesquisa está realizando artigos acadêmicos que envolvem estratégias em Law and Economics e Avaliações de Impacto Regulatório. Compreende Law and Economics de maneira a apresentar ao estudante um conjunto de teorias e instrumentos que o permitam enxergar o sistema jurídico e a implementação de políticas públicas sob um novo prisma, assim como entender e refletir sobre suas consequências jurídicas, econômicas e sociais. Tratando-se de uma oportunidade única para desenvolver uma pesquisa interdisciplinar, aplicando conceitos de Direito, Economia, Gestão, Sociologia, entre outros campos do conhecimento. Regulação e Concorrência está inserida no debate a respeito do Estado regulador e promotor de desenvolvimento econômico no contexto de uma economia de livre mercado. Busca, assim, fornecer ao estudante um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que permitam compreender a lógica por trás da intervenção estatal por meio da regulação, bem como refletir sobre suas consequências no comportamento dos agentes, através de avaliações de impacto.