MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA

Experiência IDP

Tenha uma experiência IDP!

Aula Online do Mestrado Profissional em Economia - Aberta ao Público

"Economia do Setor Público III: Falhas de Governo e Tributação”

Data: 16/10/2020
Professor: Adolfo Sachsida

Sobre a Aula

Fundamentos da economia politica: conceito de eficiencia, teoremas do bem-estar social, funções do governo. Falhas de governo, suas consequências, e as perdas de bem estar social associada as mesmas. Tributação, taxação ótima, perda de peso morto, excedente do consumidor, excedente do produtor, assimetria de informações. Teoria da Captura. Teoria da Escolha Pública (Public Choice): origens e desenvolvimentos recentes.

Professor

Possui doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2000). Realizou seu pós-doutorado com o Professor Walter Enders na University of Alabama, e lecionou economia na University of Texas - Pan American (Edinburg). A convite da JICA visitou o Japão para um intercâmbio com experts japoneses sobre modelagem macroeconômica. A convite da Friederich Naumann Institute visitou a Alemanha para participar de seminários sobre a liberdade econômica. Atualmente é Secretário de Política Econômica, na Secretaria Especial de Fazenda, do Ministério da Economia. Também é professor no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).Tem experiência na área de Macroeconomia, com ênfase em Modelos Econométricos. Sua principal área de pesquisa refere-se ao uso de modelos econométricos para a resolução de questões econômicas. Publicou vários artigos nacional e internacionalmente, sendo de acordo com Faria et al (2007) um dos pesquisadores brasileiros mais produtivos na área de economia. Também é advogado. Atualmente esta pesquisando sobre: 1) A qualidade da política fiscal e monetária no Brasil; 2) Tributação e Reforma Tributária no Brasil; e 3) Avaliação de Políticas Públicas. É o autor dos livros: "Fatores Determinantes da Riqueza de uma Nação", "Considerações Econômicas, Sociais e Morais sobre a Tributação", e "A Crise de 2007-09: Uma Explicação Liberal".