IDP

Ferramentas de acessibilidade

VLibras

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC


Intercâmbios Internacionais

Para garantir o elevado padrão de qualidade esperado pelo PMPE-IDP, o IDP entende que é essencial um processo de internacionalização do Mestrado bem conduzido, com relevante investimento na troca de experiência com instituições de alta reputação no Brasil e no exterior, publicação de periódicos conceituados, projetos de pesquisa internacionais e participação em eventos fora país. O IDP oferece a seus docentes e discentes a oportunidade de realizar programas de intercâmbio em renomadas instituições de ensino no exterior. O objetivo dessas parcerias é assegurar aos participantes do PMPE-IDP o intercâmbio de ideias, conhecimentos e experiências com acadêmicos e profissionais de outros países.

Trata-se de um diferencial do PMPE-IDP que permite aos docentes aprofundarem suas redes de contatos e aos alunos o contato com outras experiências e realidades, bem como a construção de uma rede com referências internacionais na área de Economia.

Entendemos que essas parcerias estão de acordo com o conceito de internacionalização de um programa de pós-graduação stricto sensu definido no Documento da Área, em que se estabelece que a internacionalização “gera um círculo virtuoso e que resulta na atração de alunos e de pesquisadores estrangeiros que contribuem para estabelecer e fortalecer núcleos de pesquisa, contribuindo para avanços na qualidade da excelência acadêmica na área”.

Ressalta-se que o IDP já vem adotando tal política na Instituição, incentivando e promovendo ampla inserção internacional dos programas de Mestrado em Direito, Mestrado em Administração Pública e Mestrado em Economia. Os convênios internacionais atualmente firmados pelo IDP e em vigência com instituições internacionais, em que se estabelece e desenvolvimento conjunto de atividades de ensino e pesquisa, intercâmbio de alunos, pesquisadores e professores, assim como a publicação compartilhada de artigos, são os seguintes:

•Penn State University – Pensilvânia, EUA
•École Nationale d’Administration (ENA) – Paris, França
•The University of Texas at Austin – EUA
•American University – Washington, D.C., EUA
•Steinbeis School of International Business and Entrepreneurship – Berlin, Alemanha
•Berkeley International Study Program – EUA
•The University of Oklahoma - EUA
•Universidade Nova Lisboa – Portugal
•Universidade de Granada - Espanha
•University of Macau - China

O PMPE pretende expandir os convênios internacionais para outras instituições de renome internacional na área de Economia, aproveitando, de início, a rede de contatos já construída pelo corpo docente do PMPE-IDP, a fim de alcançar máxima excelência acadêmica na área.

No ano de 2020, importante citar entre os mais relevantes resultados das parcerias no âmbito dos intercâmbios vigentes a disciplina ofertada aos mestrandos do IDP "Introduction to Political Risk Analysis", totalmente em inglês, ministrada pelo Professor Matthew Taylor, da American University.

Produção Intelectual Internacional

Nesse aspecto, cabe ressaltar que o corpo de professores permanentes do PMPE-IDP possui profunda experiência de produção acadêmica e profissional com instituições estrangeiros de excelência.

Mais da metade do nosso corpo docente, inclusive, tiveram titulação do doutorado ou estudos de pós-doutorado no exterior, além da realização de período como professor visitante ou pesquisador em instituições estrangeiras de primeira linha. Pela análise cuidadosa realizada do Documento de Área de do Relatório de Avaliação mais recentes, a experiência de produção acadêmica e profissional dos docentes (detalhada no currículo lattes dos docentes) indicar estar em linha com os critérios da Capes para avaliação dos Programas com nota 5 ou superior, o que mostra a qualidade do corpo docente da proposta.

Um exemplo disso é o posicionamento dos nossos docentes no Ranking Brasileiro de autores no RePEC. O RePEc (Research Papers in Economics), segundo sua própria definição, é um esforço colaborativo de centenas de voluntários em 102 países para aprimorar a disseminação da pesquisa em Economia e ciências relacionadas. O cerne do projeto é um banco de dados bibliográfico descentralizado de working papers, artigos de periódicos, livros, capítulos de livros e componentes de software, todos mantidos por voluntários. Os dados coletados são usados em vários serviços que servem os metadados coletados aos usuários ou os aprimoram.

Até o momento, mais de 2.000 arquivos de 102 países contribuíram com cerca de 3 milhões de pesquisas de 3.500 periódicos e 5.000 séries de documentos de trabalho. Mais de 57.000 autores se registraram e 75.000 assinaturas de e-mail são atendidas semanalmente.

O RePEc faz rankings mundiais e nacionais de instituições e autores, de acordo com o impacto das suas produções. No Ranking Brasileiro que contém 190 posições, o PMPE-IDP possui cinco docentes permanentes, um número bastante elevado, superando o número de docentes de alguns mestrados acadêmicos de conceito cinco.

O ranking brasileiro pode ser consultado pelo link: https://ideas.repec.org/top/top.brazil.html#authors Os referidos docentes permanentes que constam no ranking são, em ordem:

• Adolfo Sachsida;
• José Luiz Rossi Júnior;
• Guilherme Mendes Resende;
• Gustavo José de Guimarães e Souza;
• Leonardo Monteiro Monasterio.

Ressalta-se ainda que, no exercício de suas atividades profissionais além da docência, parte do corpo docente do PMPE atua em contato direto com pesquisadores estrangeiros de grande impacto na área. Cita-se especialmente os professores José Luiz Rossi Jr (Economista do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID), Guilherme Resende (Economista-Chefe do CADE) e Leonardo Monastério (ENAP e IPEA).

Como exemplo dessa internacionalização permitida pela atuação dos referidos profissionais, na disciplina optativa ofertada em 2020 "Desafios da Regulação de Infraestrutura no Brasil", houve a palestra do professor Tomás Serebrisky, doutor pela Universidade de Chicago e chefe da assessoria econômica do Departamento de Transportes e Energia do BID, em Washington.

Cita-se também como a promoção de internacionalização promovida pela rede de contados dos docentes, o Podcast "Ctrl Enter", organizado pelo docente do PMPE-IDP Leonardo Monastério, recebeu pesquisadores internacionais, como no episódio com William Summerhill (UCLA), sobre seu artigo "Big Social Savings in a Small Laggard Economy: Railroad-Led Growth in Brazil", e o primeiro episódio do podcast, com Alberto Cairo (Univ. Miami), sobre visualização de dados.

Política de Incentivo à Participação Internacional

Como já dito, o Programa de Mestrado em Economia do IDP tem política de incentivos para participação dos docentes do Programa em eventos no exterior, para apresentação de trabalhos, realização de cursos e período para atuação como professor visitante.

Além do valor monetário de incentivo para publicação em artigos qualificados pela CAPES, para a participação em eventos internacionais o IDP custeia a inscrição no evento internacional, o auxílio equivalente a US$500 e o pagamento da passagem aérea.

Translate