Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

Mestrado Profissional em Relações Internacionais  BRASÍLIA

A partir de uma visão interdisciplinar da área, o Mestrado em Profissional em Relações Internacionais (MPRI) do IDP está estruturado de forma a atender as demandas dos diversos perfis de profissionais do setor público e privado que atuam direta ou indiretamente com política internacional, política externa e comércio internacional.

Faça download dos documentos e saiba mais sobre o nosso Programa!

      • Professores altamente renomados
      • Metodologia com estudo de caso
      • Aulas quinzenais
      • Estrutura de ponta

DÊ O PRIMEIRO PASSO
PARA O MESTRADO!

Acessou os documentos? Inicie agora a inscrição!

UM MESTRADO FOCADO NO MERCADO DE TRABALHO

O mercado tem exigido cada vez mais profissionais qualificados, com visão analítica e prática.

Uma das principais características do MPRI é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos e de aplicações práticas do conhecimento na área de Relações Internacionais.

Além disso, o curso é concentrado às sextas e sábados, de forma a permitir a participação de profissionais que buscam conciliar a sua participação no mestrado com o exercício profissional.

Saiba mais sobre as principais características do Programa
  • MODALIDADE
    MODALIDADE

    Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)

  • Horário das Aulas
    Horário das Aulas

    Sexta (14h00 às 21h40) e Sábado (9h00 às 17h40)

  • Início das Aulas
    Início das Aulas

    Agosto de 2024

  • CARGA HORÁRIA
    CARGA HORÁRIA

    560 horas

O QUE ESPERAR DOS PROGRAMAS DE MESTRADOS DO IDP?

AULAS PENSADAS PARA
PROFISSIONAIS

Formato que permite conciliar vida acadêmica e profissional

As aulas do Mestrado Profissional em Relações Internacionais são quinzenais, acontecendo sempre às sextas (tarde/noite) e aos sábados (durante o dia). Confira nosso modelo de calendário.

Ver modelo de calendário

CORPO DOCENTE

O principal diferencial do MPRI é, certamente, a qualificação do corpo docente, composto por professores que, além de se destacarem pela alta e diversificada qualificação acadêmica também se caracterizam por uma trajetória profissional consolidada nas mais diferentes áreas de atuação.

Esse é um aspecto fundamental do programa, uma vez que permite expor, analisar e discutir com os estudantes as formas de aplicação do ferramental teórico exposto em cada uma das disciplinas à realidade do mercado de trabalho, o que acentua o caráter profissional do curso.

Amanda Athayde

Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo.

Advogada e Consultora. Foi Subsecretária de Defesa Comercial e Interesse Público (SDCOM) da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Economia.

Tatiana Lacerda Prazeres

Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Renata Amaral

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento.

Vladimir Aras

Doutor em Direito pelo Centro Universitário de Brasília.

Procurador Regional da República em Brasília (MPF). Foi Secretário de Cooperação Internacional da PGR.

Henrique Sachetim

Doutor em Direito pela São Paulo.

Coordenador Geral de Facilitação de Comércio do Ministério da Economia.

Rodrigo Mudrovischt

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo.

Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, eleito Vice-Presidente do Tribunal.

Conheça em detalhes nosso Corpo Docente

PROCESSO SELETIVO

SUA JORNADA COMEÇA AQUI

O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2024 do Mestrado em Relações Internacionais possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:

PASSO A PASSO

  • Conheça o Edital

    Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo.

  • Escreva seu currículo

    Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional.

  • Carta de Apresentação e Produção Acadêmica

    Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado

  • Entrevista

    Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores

Inscreva-se

ÁREAS DE INTERESSE

O Mestrado Profissional em Relações Internacionais é parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais do IDP. O Mestrado possui 2 Áreas de Interesse, em Política Internacional e Comércio Internacional. Além disso, caso tenham interesse, os estudantes podem aprofundar seus conhecimentos, cursando disciplinas optativas também do Mestrado em Ciência Política

Assim, o estudante possui total liberdade para transitar entre as 4 áreas do Programa (2 de Relações Internacionais e 2 de Ciência Política), escolhendo as disciplinas que lhe pareçam mais interessantes para sua carreira e para sua vida acadêmica e pessoal.

01
ÁREA

COMÉRCIO INTERNACIONAL, DIREITO E DESENVOLVIMENTO

Esta área de interesse é dedicada ao estudo integrado das dinâmicas do comércio internacional e suas interações com o direito e o desenvolvimento econômico. Os alunos serão incentivados a explorar temas como negociações internacionais, defesa comercial, internacionalização de empresas, entre outros.

02
ÁREA

POLÍTICA INTERNACIONAL, POLÍTICA EXTERNA E INSTITUIÇÕES

A área de interesse II se concentra no estudo da política internacional e das estratégias de política externa adotadas pelos Estados no cenário global. Os estudantes irão investigar como as instituições internacionais e as normas globais influenciam o comportamento dos países, além de analisar os processos de tomada de decisão em política externa.

03
ÁREA

RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS E RISCO POLÍTICO

A Área III é voltada para o estudo das interações entre atores governamentais e não governamentais e o impacto dessas relações no ambiente político e econômico. Essa linha de pesquisa se propõe a desenvolver habilidades analíticas para avaliar como as políticas governamentais, as mudanças regulatórias e os eventos políticos influenciam os mercados e o ambiente de negócios global.

04
ÁREA

GESTÃO DE CIDADES, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO

A área IV explora os desafios e oportunidades associados à gestão das cidades contemporâneas, com foco na promoção da democracia e do desenvolvimento sustentável. São abordadas questões como planejamento urbano, financiamento e captação de recursos, implementação de políticas públicas, inovação, tecnologia e cidades, entre outros.

Conheça as Disciplinas ofertadas em cada área
Universidade de lisboa

TITULAÇÃO INTERNACIONAL

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a maior Universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade, oferece a toda a sua comunidade uma das melhores e mais diversificadas ofertas formativas e promete ser uma experiência única de enriquecimento.

Em 2023, o IDP firmou convênio internacional com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) que confere aos nossos estudantes de Mestrado e Doutorado acesso exclusivo também ao Mestrado em Gestão e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa. Abre-se, assim, uma oportunidade única e exclusiva para os alunos dos Programas de Stricto Sensu do IDP, que poderão, no período regular de conclusão de seu programa, obter também uma titulação internacional: Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa – título válido em toda a comunidade europeia.

Clique para mais informações

UMA ESTRUTURA DE PONTA

O Programa de Mestrado é ministrado no Campus Asa Norte do IDP, um prédio com salas de aula modernas e totalmente equipadas. Nossa sede também conta com uma série de espaços de convivência, descanso e estudo, para que o IDP seja uma segunda casa para nossos alunos: um espaço em que eles tenham todo o apoio necessário para a construção de um futuro promissor.

Descubra o Campus

O QUE OS ALUNOS DOS MESTRADOS DO IDP TÊM A DIZER

MATERIAIS GRATUITOS

Confira nossos ebooks sobre por que fazer um Mestrado e sobre como elaborar seu currículo e carta de apresentação!

POR QUE ESCOLHER O MESTRADO DO IDP?

  • Formato Concentrado

    Aulas às sextas, tarde e noite, e sábado, manhã e tarde, permitindo conciliar o Mestrado com sua carreira.

  • Metodologia baseada em Estudos de Caso

    Uma abordagem de ensino única, focada na aplicações do conhecimento ao mundo real

  • Corpo Docente com Perfil Profissional

    Professores que, além de uma sólida formação acadêmica, são referências profissionais em sua área de atuação

  • Equipe de Sucesso do Aluno

    Equipe dedicada a auxiliar o aluno em suas atividades acadêmicas (elaboração de artigos, submissão, participação em congressos, etc.)

  • Conexões incríveis

    Facilitamos a colaboração e interação entre alunos e professores nas aulas e comunidade IDP para networking de qualidade.

mestrado profissional do idp
outras instituições

convênios
internacionais

Um currículo moderno e integrado.

O IDP estabelece convênios com universidades e institutos estrangeiros para dar ao aluno a oportunidade de vivenciar períodos de estudos e pesquisas internacionais. Os convênios firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em mais de 15 instituições de ensino em cerca de 6 países diferentes. Confira algumas instituições conveniadas e programas realizados!