Conheça o Curso

A partir de uma visão interdisciplinar, o Mestrado Profissional em Administração Pública (MPAP) é um programa stricto sensu, aprovado e recomendado pela CAPES, que privilegia a aplicação do conhecimento teórico à solução de problemas relacionados à formulação, ao monitoramento e à avaliação de políticas públicas e à gestão governamental.

Acesse o Programa de Mestrado

O que esperar do Mestrado em Administração Pública?

Um Mestrado Profissional

O mercado tem exigido cada vez mais profissionais qualificados, com visão analítica e prática

Uma das principais características do MPAP é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos de caso e de aplicações práticas do conhecimento à gestão pública.

Além disso, o curso é concentrado às sextas e sábados, de forma a permitir a participação de profissionais que buscam conciliar a sua participação no mestrado com o exercício profissional.

Saiba mais sobre as principais características do Programa
  • MODALIDADE
    MODALIDADE

    Mestrado Profissional

  • Horário das Aulas
    Horário das Aulas

    Sexta (14h00 às 21h40) e Sábado (9h00 às 17h40)

  • Início das Aulas
    Início das Aulas

    Agosto de 2023

  • CARGA HORÁRIA
    CARGA HORÁRIA

    600 horas

CORPO DOCENTE

O principal diferencial do MPAP é, certamente, a qualificação do corpo docente, composto por professores que, além de se destacarem pela alta e diversificada qualificação acadêmica, também se caracterizam por desempenharem funções relevantes nos altos escalões do setor publico.

Esse é um aspecto fundamental do programa, uma vez que permite expor, analisar e discutir com os estudantes as formas de aplicação do ferramental teórico exposto em cada uma das disciplinas à realidade da Administração Pública, o que acentua o caráter profissional do curso.

Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo

Doutora em Ciência Política.

Ex-Presidente do IBAMA.

Especialista Sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima.

Leany Barreiro de Sousa Lemos

Doutora em Estudos Comparativos Das Américas com Pós-Doutorado na University Of Oxford e University Of Princeton.

Secretária Nacional de Planejamento no Ministério do Planejamento e Orçamento.

Antônio Augusto Junho Anastasia

Mestre em Direito.

Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Jorge Hage

Mestre em Administração e em Direito.

Ex Ministro-Chefe da CGU. Advogado, Conferencista, Parecerista e Consultor.

Conheça em detalhes nosso Corpo Docente

Processo seletivo

SUA JORNADA COMEÇA AQUI

O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2023 do Mestrado Profissional em Administração Pública possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:

passo a passo

  • Conheça o Edital

    Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo.

  • Escreva seu currículo

    Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional.

  • Carta de Apresentação

    Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado

  • Entrevista

    Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores

Saiba mais

ÁREAS DE INTERESSE

O Currículo do IDP é interdisciplinar. O Programa possui 5 Áreas de Interesse, que permitem aos estudantes de mais diferentes backgrounds se aprofundar em conhecimentos úteis para sua carreira acadêmica e profissional.

O estudante possui total liberdade para transitar entre as 5 áreas, escolhendo as disciplinas que lhe pareçam mais interessantes para sua carreira e para sua vida acadêmica e pessoal.

01
ÁREA

POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Esta área de interesse é um espaço de estudo e reflexão sobre os processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e programas sociais voltadas ao desenvolvimento econômico e social do país.

02
ÁREA

GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO

A área de interesse II está inserida no debate mais amplo sobre as formas de atuação e desafios do Estado Contemporâneo. Dedica-se a estudar e pesquisar novas estratégias e modelos de gestão da Administração Pública.

03
ÁREA

REGULAÇÃO, CONCORRÊNCIA E INFRAESTRUTURA

Esta área de interesse tem como foco o estudo do Estado Regulador. Nesse sentido, a área oferecerá ao mestrando condições de entender, analisar e aperfeiçoar o arcabouço institucional de regulação atualmente vigente no Brasil, além de melhores práticas verificadas ao redor do mundo

04
ÁREA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO

A área de interesse IV tem como objetivo capacitar os estudantes nos instrumentos de controle da Administração e desenvolver conhecimentos e habilidades que lhes permitam atuar com eficiência no combate à corrupção na Administração Pública.

05
ÁREA

GESTÃO DO PODER JUDICIÁRIO E MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

A área de interesse V como objetivo aprofundar o debate sobre a importância da modernização da gestão e da adoção de métodos alternativos de resolução de conflitos para a efetiva prestação jurisdicional.

Conheça as Disciplinas ofertadas em cada área

UMA ESTRUTURA DE PONTA

O IDP convida você a conhecer sua estrutura de padrão internacional, com salas de aulas equipadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto.

O Programa de Mestrado em Administração é ministrado no Campus Asa Norte do IDP, um prédio com salas de aula modernas e totalmente equipadas. Nossa sede também conta com uma série de espaços de convivência, descanso e estudo, para que o IDP seja uma segunda casa para nossos alunos: um espaço em que eles tenham todo o apoio necessário para a construção de um futuro promissor.

Descubra o Campus