Comportamento Humano e o Desenho de Políticas Públicas

EMENTA

Introdução às ciências comportamentais aplicadas às políticas públicas: aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Teoria da escolha racional e sua aplicação nas políticas públicas. Pontos fortes e fragilidades da teoria da escolha racional. O conceito de racionalidade limitada. Implicações da racionalidade limitada para as decisões organizacionais. Neo-institucionalismo sociológico: lógica da adequação e legitimidade. Economia comportamental. Heurísticas e vieses. Modelos duais de processamento mental. Teoria prospectiva. Autocontrole limitado e escolhas intertemporais. Auto-interesse limitado e comportamento altruísta: motivação, normas sociais e identidade. Atenção limitada. Estruturação dos processos decisórios. Paternalismo libertário, arquitetura da escolha e o emprego de ‘nudges’. Aplicação a casos de políticas públicas: saúde, combate à pobreza, previdência, dentre outros. Experiências internacionais em economia comportamental voltadas ao aprimoramento das políticas públicas.

 

OBJETIVOS

Apresentar a evolução e os principais conceitos do campo das ciências comportamentais e suas implicações para a prática das políticas públicas.

Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de aplicar o instrumental teórico e conceitual abordado ao aprimoramento de políticas públicas em situações concretas.

DOCENTES

Luis Henrique Paiva

Antônio Claret Campos Filho
(Professor Assistente)

INVESTIMENTO

4 parcelas de R$ 626,28

CALENDÁRIO

Sexta: 18h30 às 22h
Sábado: 14h às 17h40

8 e 9 de maio
22 e 23 de maio
05 e 06 de junho
26 e 27 de junho

CARGA HORÁRIA

40 horas


Conheça alguns dos nossos diferenciais

Corpo Docente Formado por Líderes do Setor Público

Aulas concentradas às
sextas e sábados

Metodologia baseada em estudos de caso

Tel: (61) 3535-6565

/sejaidp

SGAS Quadra 607, Módulo 49
Via L2 Sul, Brasília-DF
CEP: 70200-670