Políticas Públicas, Desenvolvimento e Meio Ambiente

EMENTA

Conceitos fundamentais em meio ambiente e política ambiental. Políticas relacionadas a biodiversidade e florestas. Políticas relacionadas à “agenda marrom”. Gestão das cidades. Licenciamento ambiental e avaliação ambiental estratégica. Política de gestão dos recursos hídricos. A questão climática. Inovações e desafios da política ambiental brasileira. Processos decisórios e atuação governamental na questão ambiental: estruturas institucionais, base normativa, processos, dinâmicas, fluxos, atores e conflitos.

OBJETIVOS

A proposta da disciplina é apresentar aos alunos conceitos e discussões referentes à política ambiental, com destaque para o caso brasileiro. Serão estudadas as diferentes agendas afetas a essa área de políticas públicas, incluindo biodiversidade e florestas, poluição, a questão ambiental urbana, recursos hídricos, a questão climática e outros assuntos. Em cada agenda, serão apresentadas e debatidas a realidade atual, as principais ferramentas de políticas públicas adotadas, a base normativa e as dificuldades enfrentadas, bem como os desafios em aberto. O debate sobre a interação com a economia e a política de infraestrutura ocorrerá de forma transversal no curso. A partir de um olhar sistêmico, serão apresentadas e debatidas as ações e as atividades desenvolvidas pelo Estado e pela sociedade que apresentam relação com meio ambiente, focando em estruturas institucionais, base normativa, processos, dinâmicas, fluxos, atores e conflitos.

Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a:

• Expor e inter-relacionar as principais agendas afetas à política ambiental, incluindo sua conexão com o setor de infraestrutura e outras áreas de atuação governamental;
• Expor e debater a estrutura institucional e organizacional da política ambiental no país;
• Apresentar propostas sobre problemas críticos afetos aos principais temas abrangidos pela disciplina.

Suely M. V. G. de Araújo

4 parcelas de R$ 626,28

CALENDÁRIO

Sexta: 14h00 às 17h40