Tópicos Especiais: Grandes Temas da Economia

EMENTA

O principal objetivo do curso será apresentar um panorama sobre os principais desafios da agenda econômica nacional, particularmente em um contexto de crise. A estruturação do curso, com a participação de um professor convidado por encontro, tem como objetivo apresentar aos estudantes visões diferentes sobre o papel do Estado na crise atual e sobre o impacto da crise no futuro da economia brasileira.

DOCENTES

Caio Resende

Pedro Fernando Nery

INVESTIMENTO

4x de R$626,28

CALENDÁRIO

Terça: 19h00 às 20h40
Quinta: 19h00 às 20h40

05 e 07 de maio
12 e 14 de maio
19 e 21 de maio
26 e 28 de maio

CARGA HORÁRIA

20 horas

CONVIDADOS

Encontro I – Atuação Estatal e o Risco de Desequilíbrio Fiscal – 05/05

Mansueto Almeida
Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). É técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Secretário do Tesouro Nacional.

Encontro II –Manutenção dos Empregos – 07/05

Bruno Dalcomo
Secretário do Trabalho do Ministério da Economia. Mestre em Economia Política Internacional pela London School of Economics (LSE). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Encontro III- A resposta brasileira à pandemia: acertos, erros e indecisões – 12/05

Jose Roberto Afonso
Professor dos Programas de Mestrado em Direito e Administração Pública do IDP. Possui mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente, é pós-doutorando na Universidade de Lisboa. Sócio de duas empresas de consultoria (Finance no Brasil e 3i em Portugal); e consultor independente, inclusive de organismos multilaterais.

O prof. José Roberto reside, atualmente, em Portugal (fuso de + 4 horas). Por essa razão, excepcionalmente, no dia 12 de maio, a aula ao vivo será realizada das 16h às 18h (assim como os demais encontros, a aula ficará gravada e disponível para os alunos que não puderem participar ao vivo).

Encontro IV– Coronavírus e as Finanças Estaduais I – 14/05

Leany Lemos
Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul. Pós-doutora em Ciência Política pelas Universidades de Oxford e Princeton (Oxford-Princeton Global Leader Fellow, 2009-2011). Doutora em Estudos Comparativos das Américas (2005) e Mestre em Ciência Política (1998), ambos os títulos pela Universidade de Brasília (UnB)

Encontro V– Coronavírus e as Finanças Estaduais II – 19/05

Henrique Meirelles
Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. Henrique Meirelles é ex-Ministro da Fazenda durante o governo Michel Temer (2016-2018), ex-presidente do Banco Central do Brasil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e ex-presidente internacional do BankBoston.

Encontro VI–Pandemia e Recuperação Econômica: Uma Perspectiva do Setor Privado – 21/05

Rafaela Vitória
Economista-chefe do Banco Inter. Foi Diretora da Standard &Poor’s e sócia da Sonar Investimento. Atualmente, é professora na PUC Minas e na Fundação Dom Cabral. É mestre em finanças corporativas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela The WhartonSchool da Universidade da Pennsylvania.

Encontro VII – Por que é difícil fazer reformas no Brasil? Perspectivas para o Pós-Crise – 26/05

Marcos Mendes
Pesquisador do Insper e Consultor de Economia no Senado Federal. Mestre em Economia pena UnB e Doutor em Economia pela USP.

Encontro VIII – Macroeconomia da Crise – 28/05

Monica De Bolle
Pesquisadora do Peterson Institute for International Economics e Professora da SAIS/Johns Hopkins University. É PhD em Economia pela London Schoolof Economics (2001), tendo escrito sua tese de doutorado sobre crises financeiras.


Conheça alguns dos nossos diferenciais

Corpo Docente Formado por Líderes do Setor Público

Aulas concentradas às
sextas e sábados

Metodologia baseada em estudos de caso

Tel: (61) 3535-6565

/sejaidp

SGAS Quadra 607, Módulo 49
Via L2 Sul, Brasília-DF
CEP: 70200-670