MESTRADO
ACADÊMICO

Com 13 anos de história, nosso Mestrado em Direito se firmou como um dos mais conceituados programas no cenário nacional. Situado estrategicamente em Brasília, centro das decisões jurídicas, o curso se revela único por reunir em seu corpo docente juristas que efetivamente influenciam a construção doutrinária e jurisprudencial no Brasil, como Ministros do STF, do STJ, do TCU, representantes do Ministério Público e advogados de destaque.

Formato

O curso regular é desenvolvido em 24 meses, com oferta bimestral de disciplinas. As matérias são oferecidas quinzenalmente, às sextas e aos sábados, o que permite aos interessados conciliar sua participação no mestrado com o exercício profissional.

QUER CONHECER EM DETALHES AS DISCIPLINAS
OFERECIDAS NO MESTRADO EM DIREITO?
Download do Guia do Curso

ÁREAS DE INTERESSE
e CORPO DOCENTE

As disciplinas do Mestrado Acadêmico em Direito são divididas em 4 áreas de interesse. Passe para o lado e confira alguns professores de cada área.

BAIXE O
NOSSO E-BOOK

PROCESSO
SELETIVO

PROGRAMA e
INVESTIMENTO

Nosso Programa oferece todos os benefícios e investimento do curso.

Download do Guia do Curso e Investimento

CALENDÁRIO
ACADÊMICO

EDITAL DE
INSCRIÇÃO

No Edital você pode conhecer todas as etapas discriminadas de como aplicar no Programa de Mestrado. Nosso Programa oferece todos os benefícios e investimento do curso.

Internacionalização

Já imaginou cursar intercâmbio em uma das melhores instituições do mundo? No IDP, você tem essa oportunidade!

Oferecemos aos nossos mestrandos a chance de realizar programas de intercâmbio educacionais em renomadas instituições de ensino no exterior. Os convênios internacionais firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em instituições de ensino conveniadas como a Universidade de Granada (Espanha), Universidade de Lisboa e Universidade de Nova Lisboa (Portugal), Penn State Law (Estados Unidos), entre outras.

Conheça algumas instituições conveniadas:

PERGUNTAS FREQUENTES CORONAVÍRUS

As aulas da Turma 2020.2 estão previstas para terem início em setembro de 2020. Até lá, esperamos que as autoridades públicas de saúde já tenham autorizado o retorno regular das atividades presenciais. O IDP está se preparando para que esse retorno ocorra da forma mais segura possível para nossos alunos, com atenção especial a todas a orientações do Ministério da Saúde.

Além disso, estamos nos preparando para disponibilizar em nossas plataformas para ensino remoto todos os encontros presenciais do Programa, de forma a assegurar que todos os alunos, particularmente os que residam fora de Brasília, consigam acompanhar o conteúdo do Mestrado em tempo real, ainda que, por alguma razão, se vejam impedidos de se deslocar ao IDP.

Em março de 2020, quando a interrupção das aulas presenciais foi decretada pelo Governo do Distrito Federal, o IDP, em apenas 2 semanas, colocou no ar um Ambiente Virtual de Aprendizagem moderno e interativo. Nosso sistema é desenvolvido por meio da plataforma Canvas, a mesma utilizada pelas melhores universidades do mundo, como Harvard e Stanford. Todas as aulas do Mestrado passaram a ser ministradas de forma remota, transmitida ao vivo pelos professores do corpo docente permanente dos Programas de Mestrado.

Na ocasião, como é de praxe no IDP, demos total liberdade aos estudantes para aderir ao sistema de ensino remoto ou para aguardar o retorno das aulas presenciais. Após testes iniciais em que os alunos avaliaram a plataforma, a adesão foi superior a 95%, o que demonstra o alto índice de satisfação de nossos estudantes, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia.

Caso não seja possível o retorno das atividades presenciais em setembro, seguiremos com o regime remoto, de forma a permitir que todos os interessados concluam as atividades do programa seguindo o calendário regular. Também para os novos alunos será dada a possibilidade de aderir a esse regime ou aguardar o retorno presencial das atividades.

O nosso processo seletivo consiste em duas etapas: análise do currículo e memorial e entrevista (avaliação oral) com a banca examinadora. Essa entrevista já era comumente realizada por videoconferência, no caso de candidatos que residissem fora de Brasília. A única diferença para este processo seletivo é que a avaliação oral será feita exclusivamente por videoconferência, que será agendada com antecedência pelo nosso time de relacionamento com o candidato.

Não. A estrutura curricular do curso, a oferta bimestral de disciplinas e o calendário de encontros do Programa de Mestrado do IDP permanecem o mesmo. Também não houve qualquer alteração no corpo docente permanente do Programa.

Conheça
o IDP

O IDP é um centro de excelência no ensino, pesquisas e extensão nas áreas da Administração Pública, do Direito e da Economia. Criado há mais de 20 anos, o Instituto vem se consolidando como um think tank independente, que visa contribuir para as transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil. Desde a sua fundação, a instituição buscou sempre o máximo.

Em vez de qualidade acadêmica, conquistou a excelência.
No lugar de bons professores, optou por ter os melhores.
Mais que formar profissionais, escolheu preparar pessoas capazes de contribuir para a evolução das suas áreas de atuação.

O IDP oferece ensino e pesquisa de excelência por meio de cursos de graduação, especialização, extensão, mestrado e doutorado. O Instituto desenvolve estudos e pesquisas aplicadas, difundidos por uma grande rede de publicações acadêmicas e de eventos de grande repercussão, nos quais reúne palestrantes nacionais e internacionais de destaque, promovendo, assim, o intercâmbio global do conhecimento e estimulando o debate de alto nível acadêmico.

Localizado estrategicamente em Brasília, o IDP agrega profissionais, pensadores e lideranças do país. Aqui, a trajetória profissional e acadêmica dos nossos estudantes alcança os níveis mais elevados de formação.

Viver o IDP é estar inserido nos debates mais avançados e atuais, em nível nacional e internacional.

INFRAESTRUTURA

+ de 20
salas de aula e salas de estudos, amplas e modernas, que facilitam a troca e o aprendizado do aluno

Além do acervo físico da biblioteca, o aluno possui acesso a diversas plataformas digitais, como a Revistas dos Tribunais, os Periódicos da RT e o app Minha Biblioteca, que reúne mais de 8 mil títulos

Auditório moderno e equipado, com acústica planejada e capacidade para 250 pessoas

Zen Zone, um espaço destinado para o relaxamento, onde os estudantes são convidados a desligarem os celulares e fazerem uma rápida pausa nos estudos

Tel: (61) 3535-6565

/sejaidp

SGAS Quadra 607, Módulo 49
Via L2 Sul, Brasília-DF
CEP: 70200-670