MESTRADO
PROFISSIONAL

A partir de uma visão interdisciplinar da Economia, o Mestrado Profissional em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento do IDP (MPE-IDP) está organizado de forma a atender as demandas dos diversos perfis de servidores públicos e outros profissionais que atuam direta ou indiretamente com políticas públicas e gestão governamental.

O MPE-IDP é um mestrado stricto sensu, aprovado e recomendado pela CAPES, que privilegia a aplicação do conhecimento teórico à solução de problemas relacionados à formulação, ao monitoramento e à avaliação de políticas públicas e à gestão governamental.

Formato

As matérias são oferecidas preferencialmente, às sextas (tarde/noite) e aos sábados (manhã/tarde), a cada quinze dias, o que permite aos interessados conciliar sua participação no mestrado com exercício profissional. São realizados, em média, 16 encontros anuais.

QUER CONHECER EM DETALHES AS DISCIPLINAS
OFERECIDAS NO MESTRADO EM ECONOMIA?
Download do Programa

ÁREAS DE INTERESSE
e CORPO DOCENTE

As disciplinas do Mestrado Profissional em Economia são divididas em 4 áreas de interesse. Clique nas Áreas e confira alguns professores.

José Luiz Rossi Júnior
Coordenador

Doutor em Economia e Economista-País do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Thiago Caldeira
Coordenador Executivo

Mestre em Regulação e Gestão de Negócios pela UnB. Atualmente, é consultor legislativo na Câmara dos Deputados.

Gustavo José de Guimarães

Doutor em Economia.
Secretário adjunto da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia.

Leonardo Monastério

Doutor em Desenvolvimento Econômico, pesquisador de carreira do IPEA e atualmente coordenador-geral de Ciência de Dados da ENAP.

Pedro Nery

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília.
Consultor Legislativo do Senado Federal, na área de Economia do Trabalho.

Sérgio Ricardo de Brito Gadelha

Pós-Doutorando em Economia, Coordenador-Geral de Modelos e Previsões Econômico-Fiscais na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

Adolfo Sachsida

Pós-Doutor em Economia.
Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia

Fernando Meneguin

Doutor em Economia.
Pós-Doutor em Law and Economics. Consultor Legislativo do Senado.

José Roberto Afonso

Pós-Doutorando no ISCSP/Universidade de Lisboa. Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp.

Adonias Evaristo da Costa Filho

Doutor em Economia.
Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional

Felipe Scudeler Salto

Mestre em Administração Pública e Governo.
Diretor-Executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado Federa

José Luiz Rossi Júnior

Doutor em Economia
Economista-País do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Josué Pellegrini

Mestre e Doutor em economia.
Diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal

Sérgio Jurandyr Machado

Mestre em Finanças e Doutor em Administração de Empresas.
Auditor de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional.

Alexandre Xavier Ywata de Carvalho

Doutor em Estatística.
Vice-Presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos na Caixa Econômica Federal

Carlos Eduardo Gasparini

Doutor em Economia.
Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento

Guilherme Mendes Resende

Doutor em Economia.
Economista-chefe do CADE

Rogério Boueri Miranda

Doutor em Economia.
Subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia

CLIQUE NAS ÁREAS E CONHEÇA OS PROFESSORES

CALENDÁRIO
ACADÊMICO

CONFIRA QUEM
JÁ É IDP

"Vim para o IDP para agregar minha carreira profissional. A experiência com o corpo docente do IDP é a melhor possível, os professores são super acessíveis" - Alexandre Vasconcelos

Slider

PROGRAMA e
INVESTIMENTO

Nosso Programa oferece todos os benefícios e investimento do curso.

Download do Programa e Investimento

VIVA A EXPERIÊNCIA IDP

Para você que deseja conhecer um pouco mais sobre a nossa qualidade de ensino, disponibilizamos, de forma gratuita, aulas ao vivo do Mestrado em Economia. Será uma excelente oportunidade para conhecer nossa metodologia e, claro, alavancar o seu currículo.

Último encontro da disciplina “Economia do Setor Público II: concorrência e teoria dos jogos” com o Prof. Guilherme Resende
Dia 01/08, de 9h as 12h40

Economia do Setor Público II: concorrência e teoria dos jogos

Não assistiu ao primeiro encontro? Nós gravamos para você. Clique no link abaixo e acesse o formulário.

Desafios da Regulação de Infraestrutura no Brasil

Conheça
nossos
Projetos

Conheça nossos Projetos

E-BOOKS

PROCESSO
SELETIVO


EDITAL DE
INSCRIÇÃO

No Edital você pode conhecer todas as etapas discriminadas de como aplicar no Programa de Mestrado. Nosso Programa oferece todos os benefícios e investimento do curso

Download do Edital
Inscreva-se

Internacionalização

Já imaginou cursar intercâmbio em uma das melhores instituições do mundo? No IDP, você tem essa oportunidade!

Oferecemos aos nossos mestrandos a chance de realizar programas de intercâmbio educacionais em renomadas instituições de ensino no exterior. Os convênios internacionais firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em instituições de ensino conveniadas como a Universidade de Granada (Espanha), Universidade de Lisboa e Universidade de Nova Lisboa (Portugal), Penn State Law (Estados Unidos), entre outras.

Conheça algumas instituições conveniadas:

PERGUNTAS FREQUENTES CORONAVÍRUS

As aulas da Turma 2020.2 estão previstas para terem início em setembro de 2020. Até lá, esperamos que as autoridades públicas de saúde já tenham autorizado o retorno regular das atividades presenciais. O IDP está se preparando para que esse retorno ocorra da forma mais segura possível para nossos alunos, com atenção especial a todas a orientações do Ministério da Saúde.

Além disso, estamos nos preparando para disponibilizar em nossas plataformas para ensino remoto todos os encontros presenciais do Programa, de forma a assegurar que todos os alunos, particularmente os que residam fora de Brasília, consigam acompanhar o conteúdo do Mestrado em tempo real, ainda que, por alguma razão, se vejam impedidos de se deslocar ao IDP.

Em março de 2020, quando a interrupção das aulas presenciais foi decretada pelo Governo do Distrito Federal, o IDP, em apenas 2 semanas, colocou no ar um Ambiente Virtual de Aprendizagem moderno e interativo. Nosso sistema é desenvolvido por meio da plataforma Canvas, a mesma utilizada pelas melhores universidades do mundo, como Harvard e Stanford. Todas as aulas do Mestrado passaram a ser ministradas de forma remota, transmitida ao vivo pelos professores do corpo docente permanente dos Programas de Mestrado.

Na ocasião, como é de praxe no IDP, demos total liberdade aos estudantes para aderir ao sistema de ensino remoto ou para aguardar o retorno das aulas presenciais. Após testes iniciais em que os alunos avaliaram a plataforma, a adesão foi superior a 95%, o que demonstra o alto índice de satisfação de nossos estudantes, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia.

Caso não seja possível o retorno das atividades presenciais em setembro, seguiremos com o regime remoto, de forma a permitir que todos os interessados concluam as atividades do programa seguindo o calendário regular. Também para os novos alunos será dada a possibilidade de aderir a esse regime ou aguardar o retorno presencial das atividades.

O nosso processo seletivo consiste em duas etapas: análise do currículo e memorial e entrevista (avaliação oral) com a banca examinadora. Essa entrevista já era comumente realizada por videoconferência, no caso de candidatos que residissem fora de Brasília. A única diferença para este processo seletivo é que a avaliação oral será feita exclusivamente por videoconferência, que será agendada com antecedência pelo nosso time de relacionamento com o candidato.

Não. A estrutura curricular do curso, a oferta bimestral de disciplinas e o calendário de encontros do Programa de Mestrado do IDP permanecem o mesmo. Também não houve qualquer alteração no corpo docente permanente do Programa.

Conheça
o IDP

O IDP é um centro de excelência no ensino, pesquisas e extensão nas áreas da Administração Pública, do Direito e da Economia. Criado há mais de 20 anos, o Instituto vem se consolidando como um think tank independente, que visa contribuir para as transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil. Desde a sua fundação, a instituição buscou sempre o máximo.

Em vez de qualidade acadêmica, conquistou a excelência.
No lugar de bons professores, optou por ter os melhores.
Mais que formar profissionais, escolheu preparar pessoas capazes de contribuir para a evolução das suas áreas de atuação.

O IDP oferece ensino e pesquisa de excelência por meio de cursos de graduação, especialização, extensão, mestrado e doutorado. O Instituto desenvolve estudos e pesquisas aplicadas, difundidos por uma grande rede de publicações acadêmicas e de eventos de grande repercussão, nos quais reúne palestrantes nacionais e internacionais de destaque, promovendo, assim, o intercâmbio global do conhecimento e estimulando o debate de alto nível acadêmico.

Localizado estrategicamente em Brasília, o IDP agrega profissionais, pensadores e lideranças do país. Aqui, a trajetória profissional e acadêmica dos nossos estudantes alcança os níveis mais elevados de formação.

Viver o IDP é estar inserido nos debates mais avançados e atuais, em nível nacional e internacional.

INFRAESTRUTURA

+ de 20
salas de aula e salas de estudos, amplas e modernas, que facilitam a troca e o aprendizado do aluno

Além do acervo físico da biblioteca, o aluno possui acesso a diversas plataformas digitais, como a Revistas dos Tribunais, os Periódicos da RT e o app Minha Biblioteca, que reúne mais de 8 mil títulos

Auditório moderno e equipado, com acústica planejada e capacidade para 250 pessoas

Zen Zone, um espaço destinado para o relaxamento, onde os estudantes são convidados a desligarem os celulares e fazerem uma rápida pausa nos estudos

Tel: (61) 3535-6565

/sejaidp

SGAS Quadra 607, Módulo 49
Via L2 Sul, Brasília-DF
CEP: 70200-670