Análise Econômica do Direito

EMENTA

O funcionamento das instituições precisa estar corretamente calibrado de forma a contribuir com uma eficiente coordenação do sistema econômico e a promover o desenvolvimento econômico. O Estado, por meio da legislação e das políticas públicas, é fundamental neste processo, pois tem o papel de criar várias das regras que fazem a condução da sociedade.

A Análise Econômica do Direito, por meio da aplicação principalmente da microeconomia e da economia do bem-estar social, disponibiliza uma teoria comportamental baseada em como as pessoas respondem a incentivos para se examinar a formação e os impactos da legislação e da atuação governamental.

Nesse sentido, serão estudados, além dos tradicionais assuntos de Law and Economics, como teoria econômica da propriedade, dos contratos, da responsabilidade civil, do processo penal e do processo judicial, temas relacionados com as seguintes áreas: Nova Economia Institucional, Teoria dos Jogos e Avaliação de políticas públicas ex ante e ex post.

 

OBJETIVOS

Discutir teorias e instrumentos que possam ser aplicados ao funcionamento do Estado e à construção das intervenções públicas, permitindo ao aluno desenvolver capacidade de examinar criticamente as ações estatais, com foco no desenvolvimento econômico.

DOCENTE

Fernando Meneguin

INVESTIMENTO

4 parcelas de R$ 626,28

CALENDÁRIO

Sexta: 14h00 às 17h40
Sábado: 09h00 às 12h40

8 e 9 de maio
22 e 23 de maio
5 e 6 de junho
26 e 27 de junho

CARGA HORÁRIA

40 horas


Conheça alguns dos nossos diferenciais

Corpo Docente Formando por Líderes do Setor Público e Privado

Aulas concentradas às
sextas e sábados

Metodologia baseada em estudos de caso

Tel: (61) 3535-6565

/sejaidp

SGAS Quadra 607, Módulo 49
Via L2 Sul, Brasília-DF
CEP: 70200-670