Economia do setor público: Concorrência e teoria dos jogos

EMENTA

O objetivo principal da disciplina é expor de forma detalhada conceitos fundamentais de economia da defesa concorrência e teoria dos jogos. O primeiro módulo da disciplina centrase na análise das estruturas de mercado e poder mercado, além de fazer uma contextualização da defesa da concorrência no Brasil e o procedimento de análise de atos de concentração no CADE. O segundo módulo discute os métodos para definição de mercado relevante, índices de concentração de mercado, diferentes métodos para análise de efeitos unilaterais em atos de concentração e remédios antitruste. Por sua vez, o módulo três do curso estuda a teoria dos jogos e estratégia competitiva das empresas, além de detalhar a análise de efeitos de condutas potencialmente anticompetitivas e fazer uma análise de práticas colusivas (técnicas de detecção e cálculos de danos em cartel). Por fim, no módulo quatro, será dada especial ênfase aos desenvolvimentos recentes da análise econômica na defesa da concorrência: a economia das plataformas digitais.

OBJETIVOS DO CURSO

Ao final do curso, os alunos deverão estar aptos a:
– Entender as estruturas de mercado e compreender conceitos fundamentais de economia da defesa da concorrência;
– Entender o comportamento estratégicos das firmas por meio da perspectiva da teoria dos jogos;
– Diferenciar condutas anticompetitivas e compreender as suas características;
– Levar ao aluno entendimento dos fundamentos teóricos e práticos de uma análise concorrencial de atos de concentração e condutas anticompetitivas;
– Desenvolver a capacidade do aluno na solução de casos práticos.

Guilherme Mendes Resende

4x de R$626,28

CALENDÁRIO

Sexta: 18h30 – 22h
Sábado: 9h -12h40 e 14h – 17h40

10 e 11 de julho,
17 e 18 de julho,
31 de julho e 1º de agosto.

CARGA HORÁRIA

Conheça alguns dos nossos diferenciais

Corpo Docente Formado por Líderes do Setor Público e Privado

Aulas concentradas às