Tópicos Especiais: Grandes Temas da Economia

EMENTA

O principal objetivo do curso será apresentar um panorama sobre os principais desafios da agenda econômica nacional, particularmente em um contexto de crise. A estruturação do curso, com a participação de um professor convidado por encontro, tem como objetivo apresentar aos estudantes visões diferentes sobre o papel do Estado na crise atual e sobre o impacto da crise no futuro da economia brasileira.

DOCENTES

Caio Resende

Pedro Fernando Nery

INVESTIMENTO

4x de R$626,28

CALENDÁRIO

Terça: 19h00 às 20h40
Quinta: 19h00 às 20h40

05 e 07 de maio
12 e 14 de maio
19 e 21 de maio
26 e 28 de maio

CARGA HORÁRIA

20 horas

CONVIDADOS

Encontro I – Atuação Estatal e o Risco de Desequilíbrio Fiscal – 05/05

Mansueto Almeida
Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). É técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Secretário do Tesouro Nacional.

Encontro II –Manutenção dos Empregos – 07/05

Bruno Dalcomo
Secretário do Trabalho do Ministério da Economia. Mestre em Economia Política Internacional pela London School of Economics (LSE). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Encontro III- A resposta brasileira à pandemia: acertos, erros e indecisões – 12/05

Jose Roberto Afonso
Professor dos Programas de Mestrado em Direito e Administração Pública do IDP. Possui mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente, é pós-doutorando na Universidade de Lisboa. Sócio de duas empresas de consultoria (Finance no Brasil e 3i em Portugal); e consultor independente, inclusive de organismos multilaterais.

O prof. José Roberto reside, atualmente, em Portugal (fuso de + 4 horas). Por essa razão, excepcionalmente, no dia 12 de maio, a aula ao vivo será realizada das 16h às 18h (assim como os demais encontros, a aula ficará gravada e disponível para os alunos que não puderem participar ao vivo).

Encontro IV– Coronavírus e as Finanças Estaduais I – 14/05

Leany Lemos
Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul. Pós-doutora em Ciência Política pelas Universidades de Oxford e Princeton (Oxford-Princeton Global Leader Fellow, 2009-2011). Doutora em Estudos Comparativos das Américas (2005) e Mestre em Ciência Política (1998), ambos os títulos pela Universidade de Brasília (UnB)

Encontro V– Coronavírus e as Finanças Estaduais II – 19/05

Henrique Meirelles
Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. Henrique Meirelles é ex-Ministro da Fazenda durante o governo Michel Temer (2016-2018), ex-presidente do Banco Central do Brasil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e ex-presidente internacional do BankBoston.

Encontro VI–Pandemia e Recuperação Econômica: Uma Perspectiva do Setor Privado – 21/05

Rafaela Vitória
Economista-chefe do Banco Inter. Foi Diretora da Standard &Poor’s e sócia da Sonar Investimento. Atualmente, é professora na PUC Minas e na Fundação Dom Cabral. É mestre em finanças corporativas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela The WhartonSchool da Universidade da Pennsylvania.

Encontro VII – Por que é difícil fazer reformas no Brasil? Perspectivas para o Pós-Crise – 26/05

Marcos Mendes
Pesquisador do Insper e Consultor de Economia no Senado Federal. Mestre em Economia pena UnB e Doutor em Economia pela USP.

Encontro VIII – Macroeconomia da Crise – 28/05

Monica De Bolle
Pesquisadora do Peterson Institute for International Economics e Professora da SAIS/Johns Hopkins University. É PhD em Economia pela London Schoolof Economics (2001), tendo escrito sua tese de doutorado sobre crises financeiras.


Conheça alguns dos nossos diferenciais

Corpo Docente Formando por Líderes do Setor Público e Privado

Aulas concentradas às
sextas e sábados

Metodologia baseada em estudos de caso

Tel: (61) 3535-6565

/sejaidp

SGAS Quadra 607, Módulo 49
Via L2 Sul, Brasília-DF
CEP: 70200-670