fbpx

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Construindo relacionamentos saudáveis e duradouros com as mídias

RESUMO DO CURSO
Além da “venda” de pautas, a relação entre organizações e mídia pode ser consistente e fluida. A construção de parcerias sustentáveis com a imprensa é o foco deste curso.

PERFIL DO ALUNO
Profissionais das áreas de Comunicação e Relações Públicas de empresas, organizações da sociedade civil e órgãos públicos; porta-vozes de instituições (gerentes, diretores, representantes de iniciativas e projetos); lideranças profissionais autônomas.

Formulário de Inscrição

Professores

Luanda Nera

Jornalista formada pela PUC-SP com Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Literatura pela mesma universidade. Também é mestre em Jornalismo e Ciências da Linguagem pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Responsável pela criação e assinatura da coluna Sociais & Cias, do caderno Sinapse, da Folha de S.Paulo. Foi editora-executiva da revista Acontece no Interior Paulista por um ano. Foi idealizadora, editora e apresentadora (por quatro anos e meio) do programa “Central do Consumidor”, veiculado na Rádio Cultura AM de São Paulo. Foi, entre 2005 e 2007, repórter e colunista responsável pela seção Faço Parte, do Jornal da Tarde, que, diariamente, abordava assuntos ligados ao Terceiro Setor, à Responsabilidade Social Empresarial e à Sustentabilidade. Foi vencedora do Prêmio Ethos de Jornalismo em 2002 e finalista em 2001, 2006 e 2007. Também conquistou o 1º lugar no I Prêmio Fecomercio de Jornalismo, em 2003, e no Prêmio 3M de Inovação Social, em 2007. Foi indicada para o Prêmio Comunique-se como repórter de Sustentabilidade. Foi professora e coordenadora do curso Jornalismo Social, da ECA-USP, em 2008. Em 2018, foi professora do curso “Sustentabilidade – Comunicação e Desenvolvimento Sustentável” realizado pela FIA – Fundação Instituto de Administração, em que atuou como responsável pelo conteúdo e condutora das aulas em vídeo pelo formato de Ensino a Distância (EAD). É membro do conselho consultivo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Desde 2007, coordena a comunicação do Instituto Cidades Sustentáveis.

Conteúdo do Curso

Introdução institucional, apresentação do conteúdo e da jornada de aprendizagem. Espaço para expectativas dos alunos, possibilidades de construção coletiva a partir das experiências e necessidades;

16/11
20h às 21h30

O que é assessoria de imprensa e qual o papel da área na estrutura das diversas organizações (públicas, privadas ou não-governamentais). Como a área dialoga com as demais vertentes da comunicação e, ainda, com os setores gerais da organização. Assessoria interna X assessoria externa. Perfil do assessor de imprensa – competências desejadas, habilidades, formação essencial

17/11
20h às 21h30

Os porta-vozes das organizações como a principal matéria-prima do assessor. Representatividade. Quem fala e como fala. A multiplicidade de vozes como terreno fértil para o assessor. Construindo especialistas de referência.

18/11
20h às 21h30

Erros e distorções nas ações de assessoria de imprensa. Limites éticos e equívocos profissionais que impendem a fluidez no vaivém das boas pautas. Do outro lado do balcão, como as redações recebem o trabalho do assessor de imprensa. Como o contexto atual pode favorecer a comunicação organizacional e se tornar uma grande oportunidade.

19/11
20h às 21h30

Conteúdos que extrapolam o factual e o institucional. toda novidade pode virar uma pauta? Como identificar oportunidades de inserção aproveitando temas atuais? O que realmente interessa à imprensa? Como não ultrapassar o limite entre o que é espaço editorial e o que é publicidade?

20/11
20h às 21h30

Possibilidades de parcerias com veículos de imprensa tradicionais. Principais recomendações e procedimentos para garantir o sucesso e a sustentabilidade dos relacionamentos. A relação com os veículos concorrentes. Possibilidades de projetos não concorrentes, mas customizados. Exemplos práticos e atuais

23/11 – das 20h às 21h30

Principais aprendizados. Trocas de experiências entre alunos e professora. Formação de uma rede/grupo de formação contínua, com possibilidade de continuidade.

24/11
20h às 21h30

Principais aprendizados. Trocas de experiências entre alunos e professora. Formação de uma rede/grupo de formação contínua, com possibilidade de continuidade.

25/11
20h às 21h

Cursos relacionados

FILME, EDITE E UPLOAD – Os segredos do audiovisual na palma da sua mão

Gratuito

Saiba mais

Storytelling e Design de Apresentações

Gratuito

Saiba mais

Princípios de inteligência artificial e seus impactos na comunicação e em nossas vidas

Gratuito

Saiba mais
Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!