Big Data e Data Analytics: Uma Introdução

Em um mundo super-conectado e em constante transformação, uma quantidade gigante de dados é gerada diariamente. A capacidade de analisar esses dados e transformá-los em insumos para tomada de decisão constitui um importante diferencial no mercado de trabalho contemporâneo. O Minicurso em Big Data e Data Analytics do IDP tem como objetivo introduzir os estudantes em temas relevantes das ciências de dados, tal como visualização e mineração de dados, redes complexas e natural language processing.

Formulário de Inscrição

LEONARDO MONASTÉRIO

Possui graduação em Ciências Econômicas na UFRJ (1992), mestrado em Economia pela UFRGS (1995) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2002), com estágio sanduíche na University of Cambridge. Foi professor visitante na University of London (2006-2007) e pesquisador visitante no Departamento de Economia da University of California -Los Angeles (2015-2016). É pesquisador do IPEA e suas áreas de interesse são cliometria, economia regional e desenvolvimento econômico.

Thaciana Guimarães

Doutora em Mineração de Dados pela UFCG e Analista de Tecnologia no Ministério da Economia.

Daniel Cajueiro

Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA e professor do Departamento de Economia da UnB. Está entre os 3% top economistas no Brasil de acordo com o Repec – Ideas rank.

Thiago Marzagão

Doutor (Ohio State University) e Cientista de Dados no Governo Federal.

Leticia Valle

Doutoranda na área de Inteligência Artificial, líder da equipe de dados do laboratório Latitude (UnB) na ENAP e gerente da área de ciência de dados no IDP.

Conteúdo do Curso

Visualização de dados
Professor: Leonardo Monastério

Mineração de Dados
Professora: Thaciana Guimarães

Redes Complexas
Professor: Daniel Cajueiro

Natural Language Processing I
Professora: Leticia Valle

Natural Language Processing II
Professor: Thiago Marzagão
18h30 às 20h

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o MBA em Big Data IDP

Conheça o podcast CTRL Enter IDP

Law and Economics: Fundamentos e Desafios

Mercado Financeiro

Aprenda a programar em Data Science

Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!