IDP

Caminhos para a investigação com informações públicas

Resumo

Em duas aulas, aborda desde elementos básicos sobre o que é jornalismo investigativo e o que você precisa saber começar nessa área, e mostra uma série de ferramentas práticas que rendem ótimas reportagens, mesmo que você não tenha fontes: como acessar processos judiciais públicos, obter documentos oficiais em cartórios, na Receita Federal e conseguir registros de empresas. A disciplina mostrará como acessar as informações de forma prática e como elas podem úteis em qualquer apuração e, mais do que isso, como em muitos casos esses documentos por si só já rendem ótimas pautas. E mais importante: as estratégias de apuração para viabilizar histórias a partir destes documentos.

Objetivos de aprendizagem

Apresentar técnicas práticas de como obter documentos e informações oficiais a partir de fontes abertas e ensinar estratégias de apuração de modo a dar relevância a estas informações em apurações complexas. Em especial, em relação a patrimônio, como cartórios, juntas comerciais, Receita Federal e Justiça Eleitoral.

Metodologia

Aulas expositivas e interativas sobre cada ferramenta online, além de mostrar, na prática, como essas informações geram pautas e dados úteis para apurações. Serão apresentadas também matérias produzidas com o passo a passo de uma apuração, do início ao fim, e como essas ferramentas foram decisivas.

Formulário de Inscrição

Filipe Coutinho

Formado em jornalismo (Iesb), pós-graduado em Finanças (PUC-RS). Estudou gerenciamento de crise no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Atualmente, é proprietário da Coutinho Consultoria, firma de gerenciamento de crise e imagem, especializada em casos complexos de empresas e grandes escritórios de advocacia. Filipe Coutinho foi repórter investigativo por 10 anos, com foco na cobertura de grandes operações da Polícia Federal, poder Judiciário e órgãos da administração pública. Atuou como repórter na Folha de São Paulo, revista Época, BuzzFeed News e na revista Crusoé, onde participou da fundação. Aos 25 anos, integrou a equipe da Folha que venceu o Grande Prêmio Esso Jornalismo, maior premiação do jornalismo brasileiro, com uma série de reportagens sobre Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Também é vencedor de um Grande Prêmio Folha e Prêmio Embratel.

Conteúdo do Curso

Hoje a internet oferece inúmeros caminhos para acessar dados, mas como enxergar e produzir uma reportagem a partir disso? Como construir uma pauta investigativa?
Processos judiciais, como acessar e estratégias de apuração. Esse módulo ensina na prática como acessar processos públicos nos tribunais superiores, estaduais e federais. E, a partir disso, um método prático para descobrir pautas e levantar frentes de apuração. Analisar processos pode ser muito mais do que simplesmente buscar o nome de uma parte na seção de consulta processual.

Professor: Filipe Coutinho

01/03/21 – 19h às 21h

Os caminhos para apurar patrimônio e empresas – ferramentas práticas de como descobrir patrimônios e registros de empresas a partir de dados oficiais de cartórios, juntas comerciais, Receita Federal e Justiça Eleitoral. E mais do que isso: como enxergar pautas a partir destes dados.

Professor: Filipe Coutinho

02/03/21 – 19h às 21h

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o nosso curso de Graduação em Publicidade e Propaganda

Conheça o podcast Toda Mídia do IDP

Marketing de Influência: Para quem quer ser e quem quer contratar

Geração de Leads Online

Mídia Training – Módulo Básico

Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!