Cobertura eleitoral: do fact-checking à investigação

Tudo que você precisa saber para cobrir as eleições, checar propostas de candidatos, contrapor números, decifrar pesquisas e leis e conduzir investigações jornalísticas.

Formulário de Inscrição

Guilherme Amado

Guilherme Amado é colunista da revista Época e da Rádio CBN. Cobre política e crime organizado em diferentes vertentes desde 2009. Em 2014, recebeu os prêmios Esso e Tim Lopes com a reportagem Os embaixadores do Narcosul. É John S. Knight Journalism Fellow na Universidade Stanford, onde estudou colaboração entre jornalistas investigativos, e integra o International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ), responsável pelas principais investigações transnacionais no mundo, como o Panamá Papers. É formado pela PUC-Rio e vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Thays Lavor

Thays Lavor é jornalista formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), atua como freelancer para veículos nacionais e internacionais, trabalha com jornalismo investigativo e de dados, e tem suas principais coberturas ligadas à área de direitos humanos. Em 2015, foi finalista do Prêmio Roche de Periodismo en Salud, e em 2013, recebeu menção honrosa no 8º Prêmio Sindhrio de jornalismo e Saúde. Atualmente é mestranda em comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do grupos de pesquisa Praxisjor (PPGCOM/UFC) e Arida (Advanced Research in Database/UFC). É diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Márcia Cavallari

Márcia Cavallari é CEO do Ibope Inteligência, onde atua desde 1982. Márcia é bacharel em estatística pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciências Políticas com concentração em Pesquisas de Opinião Pública pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. No Ibope, é responsável pela direção-geral da empresa, além de se envolver diretamente na coordenação de projetos especiais.

Carlos Horbach

Carlos Horbach é ministro-substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem mestrado em Direito do Estado e Teoria do Direito pela mesma universidade e doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e, além de ministro-substituto do TSE, advogado em Brasília.

Ranier Bragon

Repórter especial da Folha de S. Paulo

Patrícia Campos Mello

Patrícia Campos Mello: repórter especial da Folha de S. Paulo.

Conteúdo do Curso

Fact-checking e datasets – Introdução

Fact-checking e datasets – O método IFCN

Direito eleitoral básico

Pesquisas eleitorais

Fact-checking e datasets – Ferramentas

Investigações eleitorais – Desinformação

Investigações eleitorais – Candidatas laranjas

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o nosso curso de Graduação em Jornalismo IDP

Conheça o Podcast de Jornalismo do IDP

Como Falar em Público – Oratória para Profissionais Criativos

Ferramentas para Jornalismo de Dados

MKT DGTL – Um zoom no seu valor de marca na internet

Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!