Como gerenciar projetos pode te fazer um jornalista melhor

RESUMO

Um infográfico bonito e informativo pode ser o final feliz do trabalho árduo de uma equipe de jornalismo digital. Mas como gerenciar o processo até chegar lá? Nesse curso você aprenderá como ferramentas de gestão de projetos como o Scrum, muito usado em projetos de tecnologia, pode ajudar no gerenciamento de projetos de jornalismo. Além de aulas teóricas, planejaremos um projeto do zero para praticar o que veremos em aula.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

• Você aprenderá a montar o backlog do seu projeto, listando todas as funcionalidades/desejos para ele;

• Aprenderá a priorizá-lo e ordená-lo da maneira correta;

• Aprenderá a “fasear” seu projeto, definindo de forma clara e objetiva o que tem que ser entregue e quando;

• Aprenderá a trabalhar com feedbacks.

PERFIL DO ALUNO

Repórteres e editores que trabalham com a criação, planejamento e execução de projetos especiais dentro de redações; estudantes de jornalismo que querem se preparar para o novo mercado do jornalismo; gestores de projetos que querem aprender mais sobre as rotinas jornalísticas de planejamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• O que é SCRUM? – discussão sobre metodologias ágeis;

• Como adaptá-lo às práticas jornalísticas – Fluxo de trabalho e rotinas necessárias;

• Montando um projeto do zero.

Formulário de Inscrição

Bárbara Libório

Jornalista especializada em jornalismo de investigação, dados e visualização pela Universidad Rey Juan Carlos. É idealizadora e coordenadora do Elas no Congresso, um projeto da Revista AzMina que usa dados públicos do legislativo para monitorar os direitos das mulheres na Câmara e no Senado. Passou por Aos Fatos, Época, Canal Meio, IstoÉ, Folha de S.Paulo e Exame.com. É mestranda em Mídias Criativas na UFRJ.

Conteúdo do Curso

O que é SCRUM?

Como adaptá-lo as práticas jornalísticas?

Cases e ferramentas para ajudar

Mãos à obra: projeto do zero

Encerramento e avaliação do curso

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o nosso curso de Graduação em Jornalismo

Conheça o Podcast Toda Mídia do IDP

Os perfis no jornalismo literário

Saiba mais

Princípios de inteligência artificial e seus impactos na comunicação e em nossas vidas

Saiba mais

Redes sociais para instituições públicas

Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!