Comunicação em rede – construindo nós de representação e multiplicando conteúdo

RESUMO

Oferecer estratégias e ferramentas (conceituais e práticas) para a formação de redes que envolvam
os mais diversos públicos de uma organização.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Para além da tradicional (e já ultrapassada) relação entre emissor e receptor, a comunicação em
rede é multidimensional. O engajamento da audiência, o contato com o público final, se dá por meio
de comunicadores intermediários (e, por isso mesmo, multiplicadores) que se reúnem em pequenos
nós de representação. A proposta desse curso é oferecer estratégias e ferramentas (conceituais e
práticas) para a formação de redes que envolvam os mais diversos públicos de uma organização –
seja ela empresa privada, órgão público ou ONG.

PERFIL DO ALUNO

Profissionais das áreas de Comunicação e Relações Públicas de empresas, organizações da sociedade
civil e órgãos públicos; não-comunicadores que estejam atuando em áreas relativas à Comunicação
ou que desejem ingressar nesse universo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– O que é comunicar-se em rede? Quais os princípios básicos da comunicação multilateral e não-unidirecional. A multiplicidades de vozes como característica essencial;
– Jornalismo colaborativo, compartilhamento de conteúdo. Da panaceia das redes sociais à comunicação efetiva e eficaz;
– Difusão de conteúdo em larga escala X engajamento de pequenos públicos em nichos específicos. Como evitar o efeito “telefone sem fio” e a perda da autoria e autenticidade institucional;
– O engajamento da audiência e o contato com o público final por meio de comunicadores intermediários. Como manter também o engajamento dos próprios comunicadores e a rede ativa;
– Estratégias e ferramentas (conceituais e práticas) para a formação de redes que envolvam os mais diversos públicos de uma organização;
– Comunicação em rede no ambiente corporativo, seja ele empresa privada, órgão público ou
ONG.

Formulário de Inscrição

Luanda Nera

Jornalista formada pela PUC-SP com Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Literatura pela mesma universidade. Também é mestre em Jornalismo e Ciências da Linguagem pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Responsável pela criação e assinatura da coluna Sociais & Cias, do caderno Sinapse, da Folha de S.Paulo. Foi editora-executiva da revista Acontece no Interior Paulista por um ano. Foi idealizadora, editora e apresentadora (por quatro anos e meio) do programa “Central do Consumidor”, veiculado na Rádio Cultura AM de São Paulo. Foi, entre 2005 e 2007, repórter e colunista responsável pela seção Faço Parte, do Jornal da Tarde, que, diariamente, abordava assuntos ligados ao Terceiro Setor, à Responsabilidade Social Empresarial e à Sustentabilidade. Foi vencedora do Prêmio Ethos de Jornalismo em 2002 e finalista em 2001, 2006 e 2007. Também conquistou o 1º lugar no I Prêmio Fecomercio de Jornalismo, em 2003, e no Prêmio 3M de Inovação Social, em 2007. Foi indicada para o Prêmio Comunique-se como repórter de Sustentabilidade. Foi professora e coordenadora do curso Jornalismo Social, da ECA-USP, em 2008. Em 2018, foi professora do curso “Sustentabilidade – Comunicação e Desenvolvimento Sustentável” realizado pela FIA – Fundação Instituto de Administração, em que atuou como responsável pelo conteúdo e condutora das aulas em vídeo pelo formato de Ensino a Distância (EAD). É membro do conselho consultivo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Desde 2007, coordena a comunicação do Instituto Cidades Sustentáveis.

Vagner de Alencar

Vagner de Alencar é jornalista, mestre e doutorando em Educação pela PUC-SP. É diretor de jornalismo da Agência Mural e editor do 32xSP. É autor do livro “Cidade do Paraíso - Há vida na maior favela de São Paulo”, vencedor do 3º Prêmio Jovem Jornalista, do Instituto Vladimir Herzog e foi visitante internacional do programa de lideranças internacionais IVLP (International Visitor Leadership Programa), nos Estados Unidos.

Conteúdo do Curso

Apresentação da professora, apresentação do conteúdo e da jornada de aprendizagem. Espaço para expectativas dos alunos, possibilidades de construção coletiva a partir das experiências e necessidades. Múltiplas vozes, resultados potencializados. O que é comunicar-se em rede? Quais os princípios básicos da comunicação multilateral e não unidirecional.

19h às 21h

Técnicas e metodologias excludentes ou complementares? Da panaceia das redes sociais à comunicação efetiva e eficaz.

19h às 21h

Difusão de conteúdo em larga escala X engajamento de pequenos públicos em nichos específicos. Como evitar o efeito “telefone sem fio” e a perda da autoria e autenticidade institucional.

19h às 21h

O engajamento da audiência e o contato com o público final por meio de comunicadores intermediários. Comunicação em rede no ambiente corporativo, seja ele empresa privada, órgão público ou ONG.

19h às 21h

Estratégias e ferramentas (conceituais e práticas) para a formação de redes que envolvam os mais diversos públicos de uma organização. Como manter também o engajamento dos próprios comunicadores e a rede ativa. Encerramento – Principais aprendizados. Trocas de experiências entre alunos e professora. Formação de uma rede/grupo de formação contínua, com possibilidade de continuidade.

19h às 21h

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o nosso curso de Graduação em Jornalismo IDP

Conheça o nosso curso de Graduação em Publicidade e Propaganda

Webinar sem erro – Da pré para a pós-produção

Saiba mais

Princípios de inteligência artificial e seus impactos na comunicação e em nossas vidas

Saiba mais

Como gerenciar projetos pode te fazer um jornalista melhor

Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!