Comunicação política e o cidadão conectado

RESUMO

O curso apresenta os desafios de governos e instituições diante do contexto midiático contemporâneo e o crescente uso de ferramentas e canais de comunicação digital por parte de cidadãos e eleitores.
O professor Marcelo Vitorino apresenta como estabelecer parâmetros para a comunicação digital, planejar a dinâmica e as ações de relacionamento com cidadãos e os principais exemplos nacionais e internacionais sobre o tema.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

1. Ensinar como construir um bom posicionamento digital por meio da adoção de políticas de comunicação adequadas
2. Apresentar as melhores práticas que podem ser utilizadas por meio de exemplos reais em comunicação política
3. Desenvolver competências para aplicar os conceitos em ações que possam posicionar adequadamente governos e instituições nos meios digitais

PERFIL DO ALUNO

• Assessores políticos
• Entes políticos
• Profissionais de comunicação e marketing
• Gestores de agências off-line e on-line
• Consultores de estratégias políticas
• Estudantes de comunicação interessados na área
• Políticos e pré-candidatos a cargos eletivos
• Chefes de gabinete
• Secretários de comunicação
• Gestores Públicos

Formulário de Inscrição

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia. Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).

Conteúdo do Curso

Entendendo a comunicação de governo e institucional; Por que governos e instituições devem usar internet e redes sociais

19h às 20h30

O cidadão como consumidor de políticas públicas

19h às 20h30

Uso dos canais digitais na comunicação de governo; Cases de sucesso em comunicação governamental

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o nosso curso de Graduação em Publicidade e Propaganda

Conheça o Podcast Toda Mídia do IDP

Políticas Sociais – Analisar para intervir

MKT DGTL – Um zoom no seu valor de marca na internet

Games – Uma nova fase do mercado de comunicação

Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!