RESUMO
Junto da escalada global de produção e consumo surgiram uma série de profissões que ajudam empresas, marcas e causas a se comunicar e se difundir.
Neste curso conheceremos uma dessas profissões modernas e potentes, capaz de orientar os esforços (e o coração) de todo tipo de empresa.
Através da experiência da Andréa Greca vamos conhecer como se forma e como atua um profissional de tendências, ou cool-hunting. Vem com a gente!
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
1 – Entender o que é e o que faz um profissional de análise de tendências para orientar a carreira de possíveis interessados e interessadas.
2 – Análise de tendências como uma habilidade que pode ser exercitada por vários tipos de profissionais, pois seus resultados podem orientar os mais diversos tipos de tomada de decisão.
3 – Mostrar o que se entende por “espírito do tempo” e porquê é importante visualizar o espírito do nosso tempo presente para promover inovação ou comunicação eficazes.
PERFIL DO ALUNO
Profissionais e pessoas interessadas em marketing, branding, comunicação institucional, comunicação social, pesquisa de mercado e moda.
Especialista em pesquisa de mercado e análise de tendências. Mestranda em Administração de Empresas (UTFPR), onde pesquisa o tema Inteligência Coletiva na linha de estudo Tecnologia e Desenvolvimento Organizacional. Pós-graduada em Coolhunting em Investigação Qualitativa de Tendências pela Universidade Ramón Llull, em Barcelona. Estudou Mídia de Moda no London College of Fashion, Jornalismo de Moda e Coolhunting na Central Saint Martins College of Arts & Design (Londres), além de Pesquisa e Análise de Tendências na Universidad de Palermo (Buenos Aires), ESPM e Observatório de Sinais (São Paulo), e Novas Metodologias de Pesquisa Qualitativa de Mercado na ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa). Participou de cursos de Pesquisa de Tendências e Futurismo promovidos pelo Future Concept Lab (Itália) e Copenhagen Institute for Futures Studies (Dinamarca). Professora convidada de pós graduação em instituições como FIA/USP, PUCPR, UTFPR, Universidade Positivo (UP), ESIC Business & Marketing School, UniCuritiba, UniSinos (RS), UniVali (SC) e ISAE/FGV. Em ensino livre, já passou pela Perestroika, Redhook School e Miami Ad School Buenos Aires. Membro da Qualitative Research Consultants Association (QRCA - Estados Unidos), ESOMAR (European Society for Opinion and Market Research) e Trends Observer (Portugal). Vencedora da 2014 QRCA Advanced Global Outreach Scholarship
Pesquisa de mercado: overview coolhunting e tendências
22/02
12h às 14h
Zeitgeist: o espírito do tempo
23/02
12h às 14h
3 passos [infalíveis] para detectar uma tendência. Aplicação estratégica da pesquisa de tendências
24/02
12h às 14h
Geração Z: xs indefinidxs. Novos influenciadores e a difusão da inovação.
25/02
12h às 14h
Atividade prática orientada: mind map do espírito do tempo.
26/02
12h às 14h
Conheça o nosso curso de Graduação em Publicidade e Propaganda
Saiba Mais