fbpx

DESIGN THINKING E JORNALISMO

RESUMO DO CURSO
Como inovar no jornalismo, em meio ao tsunami de transformações digitais? Este curso prepara o aluno para criar projetos jornalísticos inovadores por meio do Design Thinking e de um mergulho na mentalidade das start-ups.

OBJETIVOS DE  APRENDIZAGEM

– Como fazer o planejamento 360 de conteúdo digital com foco na multidisciplinariedade e no planejamento do espaço e da divisão de trabalho;
– Trazer à comunicação metodologias de inovação como o Design Thinking e o desenvolvimento ágil de projetos;
– Apresentar como a mentalidade startup e o raciocínio jornalístico podem se relacionar em nome da inovação

PERFIL DO ALUNO
Jornalistas, alunos de jornalismo, profissionais que trabalhem em diferentes áreas da Comunicação e desejem desenvolver projetos inovadores no jornalismo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A nova era da comunicação
Levar o aluno a entender a realidade da comunicação digital, fazendo paralelos entre as necessidades das eras industrial, informacional e processos de inovação.

O impacto das novas tecnologias
O estágio do desenvolvimento tecnológico e como ele se aplica ou não à Comunicação. Ter visão crítica sobre os impactos das novas tecnologias frente aos usuários e leitores. A integração dos mundos online e offline.

Design Thinking e suas etapas: empatia, definição, ideação, protótipo e teste.

O jornalismo e as start-ups
Sensibilizar o aluno para a nova realidade do ciberjornalismo, que mistura disciplinas e habilidades novas e se beneficia da apropriação das práticas e da mentalidade das start-ups.

HORÁRIO DAS AULAS
12h às 14h

Formulário de Inscrição

Professores

Adriana Garcia

Adriana Garcia é designer estratégica e jornalista de formação. Tem mestrado em Jornalismo, Mercado e Tecnologia pela ECA-USP. Foi diretora de digital dos Jogos Rio 2016. Trabalhou por mais de duas décadas em veículos como agência Reuters, Exame, Veja SP e Folha de S. Paulo. É JSK fellow da Universidade Stanford, na Califórnia, onde aprofundou os estudos sobre inovação e Design Thinking. Palestrante TEDx e professora, foi Google Teaching Fellow e já treinou mais de 5 mil comunicadores em inovação e metodologias ágeis. Idealizadora do Orbitalab, um laboratório de Inovação e Criatividade em Comunicação.

Conteúdo do Curso

Conceitos e contextos da Inovação: panorama histórico aplicado ao Jornalismo
10/11
12h às 14h

Estratégias para o Jornalismo Digital com mentalidade start-up
11/11
12h às 14h

Metodologias ágeis em produtos editoriais
12/11
12 às 14h

Design Thinking: como pensar o conteúdo a partir do usuário e o princípio da co-criação
17/11
12h às 14h

Empatia: pesquisa qualitativa e entrevista etnográfica
18/11
12h às 14h

Definição: olhar convergente e redesenho de hipóteses
19/11
12h às 14h

Ideação: brainstorming com diversidade em mente
24/11
12h às 14h

Protótipo: construindo ideias de baixa resolução
25/11
12h às 14h

Testar: storytelling, construindo produtos informacionais com feedback de usuários
26/11
12h às 14h

Falhe rápido, falhe barato. Iteração, pivotagem ao construir produtos e serviços editoriais baseados no usuário
01/12
12h às 14h

Cursos relacionados

FILME, EDITE E UPLOAD – Os segredos do audiovisual na palma da sua mão

Gratuito

Saiba mais

Storytelling e Design de Apresentações

Gratuito

Saiba mais

Princípios de inteligência artificial e seus impactos na comunicação e em nossas vidas

Gratuito

Saiba mais
Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!