fbpx
IDP

Design Thinking: Uma introdução

RESUMO DO CURSO
Como inovar no jornalismo, em meio ao tsunami de transformações digitais? Este curso prepara o aluno para criar projetos jornalísticos inovadores por meio do Design Thinking e de um mergulho na mentalidade das start-ups.

OBJETIVOS DE  APRENDIZAGEM

– Como fazer o planejamento 360 de conteúdo digital com foco na multidisciplinariedade e no planejamento do espaço e da divisão de trabalho;
– Trazer à comunicação metodologias de inovação como o Design Thinking e o desenvolvimento ágil de projetos;
– Apresentar como a mentalidade startup e o raciocínio jornalístico podem se relacionar em nome da inovação

PERFIL DO ALUNO
Jornalistas, alunos de jornalismo, profissionais que trabalhem em diferentes áreas da Comunicação e desejem desenvolver projetos inovadores no jornalismo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A nova era da comunicação
Levar o aluno a entender a realidade da comunicação digital, fazendo paralelos entre as necessidades das eras industrial, informacional e processos de inovação.

O impacto das novas tecnologias
O estágio do desenvolvimento tecnológico e como ele se aplica ou não à Comunicação. Ter visão crítica sobre os impactos das novas tecnologias frente aos usuários e leitores. A integração dos mundos online e offline.

Design Thinking e suas etapas: empatia, definição, ideação, protótipo e teste.

O jornalismo e as start-ups
Sensibilizar o aluno para a nova realidade do ciberjornalismo, que mistura disciplinas e habilidades novas e se beneficia da apropriação das práticas e da mentalidade das start-ups.

HORÁRIO DAS AULAS
12h às 14h

Formulário de Inscrição

Professores

Adriana Garcia

Adriana Garcia é designer estratégica e jornalista de formação. Tem mestrado em Jornalismo, Mercado e Tecnologia pela ECA-USP. Foi diretora de digital dos Jogos Rio 2016. Trabalhou por mais de duas décadas em veículos como agência Reuters, Exame, Veja SP e Folha de S. Paulo. É JSK fellow da Universidade Stanford, na Califórnia, onde aprofundou os estudos sobre inovação e Design Thinking. Palestrante TEDx e professora, foi Google Teaching Fellow e já treinou mais de 5 mil comunicadores em inovação e metodologias ágeis. Idealizadora do Orbitalab, um laboratório de Inovação e Criatividade em Comunicação.

Conteúdo do Curso

Conceitos e contextos da Inovação: panorama histórico aplicado ao Jornalismo

 

Estratégias para o Jornalismo Digital com mentalidade start-up

 

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o nosso curso de Graduação em Jornalismo IDP

Saiba Mais

Conheça o Podcast de Jornalismo do IDP

Saiba Mais

Cursos relacionados

Webinar sem erro – Da pré para a pós-produção

Gratuito

Saiba mais

Design Thinking: Uma introdução

Gratuito

Saiba mais

Fake news e os desafios da desinformação para a comunicação social

Gratuito

Saiba mais
Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!