fbpx
IDP

Ferramentas para Jornalismo de Dados

Resumo

Nesse curso veremos uma série de tutoriais de ferramentas utilizadas no fluxo de trabalho com dados: raspagem, limpeza, análise e visualização. Do Open Refine ao Flourish, passaremos por todas essas etapas utilizando ferramentas gratuitas e acessíveis para não-programadores.

Objetivos de aprendizagem

• Conhecer e utilizar ferramentas de trabalho com dados para não-programadores
• Aprender a raspar, limpar e analisar dados com ferramentas abertas gratuitas
• Aprender a fazer visualizações com ferramentas abertas e gratuitas

Perfil do Aluno

Estudantes de jornalismo e jornalistas interessados em iniciar na análise de dados para produção de conteúdo; profissionais de outras áreas interessados em ferramentas básicas de raspagem, limpeza e análise de dados, além de visualização.

Formulário de Inscrição

Professores

Bárbara Libório

Jornalista especializada em jornalismo de investigação, dados e visualização pela Universidad Rey Juan Carlos. É idealizadora e coordenadora do Elas no Congresso, um projeto da Revista AzMina que usa dados públicos do legislativo para monitorar os direitos das mulheres na Câmara e no Senado. Passou por Aos Fatos, Época, Canal Meio, IstoÉ, Folha de S.Paulo e Exame.com. É mestranda em Mídias Criativas na UFRJ.

Rodolfo Viana

Cientista de dados na Rede Globo. Como jornalista, passou pelas redações da Folha de S.Paulo e de publicações da Editora Abril. Também escreveu para a agência de fact-checking Aos Fatos e a Revista Piauí

Fernando Barbalho

Doutor em Administração pela UnB. Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Sua trajetória está principalmente relacionada a dados abertos e desenvolvimento de produtos que resultem em maior transparência do Setor Público brasileiro

Adriano Belisário

Coordenador da Escola de Dados na Open Knowledge Brasil e jornalista. Desenvolve projetos, pesquisas e atividades de ensino na área de tecnologias e mídia, tendo trabalhado para instituições como o Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ, UNESCO, Secretaria Geral Ibero-Americana, Witness entre outras.

Julia Gianella

Designer, professora e pesquisadora interessada na interseção entre design, visualização de dados e gestão do conhecimento. Doutora em Design e Tecnologia pela ESDI-UERJ. Já atuou como designer no Jornal O Globo e nas revistas Exame e Nova Escola. Atualmente é docente no curso de Comunicação Visual Design da UFRJ, pesquisadora Pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Design da UFRJ e integrante da atual diretoria da Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI. É fundadora do DatavizRio no qual atua como curadora de meetups, palestrante, facilitadora e professora na área de dataviz.

Conteúdo do Curso

Início – Apresentação

01/03

19:00 às 21:00

Ferramentas de raspagem de dados

02/03

19:00 às 21:00

Open Refine e limpeza de dados

03/03

19:00 às 21:00

Google Sheets e um pouco de SQL

04/03

19:00 às 21:00

Flourish e visualização de dados

05/03

19:00 às 21:00

Achamos que isso vai te interessar:

Conheça o nosso curso de Graduação em Publicidade e Propaganda

Saiba Mais

Conheça o podcast Toda Mídia do IDP

Saiba Mais

Cursos relacionados

Marca pessoal e autoridade digital

Gratuito

Saiba mais

Design Thinking: Uma introdução

Gratuito

Saiba mais

Os perfis no jornalismo literário

Gratuito

Saiba mais
Veja outros cursos

Assine nossa newsletter e receba novidades!